A CISS é uma software house especializada em soluções de ERP focadas na gestão e operação do varejo, com foco principal nos segmentos de supermercados, material de construção, atacarejos, franquias e alimentos. Um de seus diferenciais é o domínio do mercado de chocolates, atendendo a quase todas as principais marcas do país. Sua ampla base de clientes conta com quase 7 mil clientes em todo o Brasil.

 

 

Sediada no município de Dois Vizinhos, no sudoeste do estado do Paraná, até 2019 a CISS gerenciava suas soluções em um data center próprio. No entanto, ela enfrentava problemas em relação à qualidade da conexão da internet na região, o que poderia afetar a disponibilidade de suas soluções, impactando a capacidade dos clientes de utilizar seus softwares e afetando a eficiência operacional. A CISS enxergou que era necessário alocar suas soluções em um ambiente cloud, não apenas por uma conectividade mais estável, mas também para ter a escalabilidade necessária que acompanhasse o crescimento de seus negócios. Isso porque, para atrair clientes de grande porte, era preciso ter não apenas disponibilidade, mas também maior segurança no tratamento dos dados que rodavam em seu ERP.
 

Por que a CISS escolheu a Oracle

Uma das principais razões para a CISS migrar e rodar suas soluções na Oracle Cloud Infrastructure (OCI) foi geográfica. A Oracle tem seus datacenters localizados no estado de São Paulo, considerado um dos maiores pontos de troca de tráfego do mundo. Essa localização estratégica permitiu melhor conectividade e reduziu a taxa de latência, permitindo que as aplicações da empresa rodem de forma muito mais eficiente em seus clientes em todo o Brasil. Além disso, o time técnico da Oracle ofereceu suporte significativo para superar as dificuldades relacionadas às rotas de conectividade, possibilitando uma experiência mais consistente para os clientes. Por fim, a OCI traz valores competitivos em sua solução de cloud, tornando-se uma opção mais atraente em comparação a outros provedores do mercado.

 

“Ao migrar nossas aplicações para a OCI, a CISS não obteve apenas ganhos de performance, estabilidade e segurança. Nós também passamos a ter uma visão mais clara dos custos e lucratividade, prestamos um serviço melhor aos nossos clientes e ainda inserimos a área de TI como um setor essencial para a expansão da empresa nos próximos anos”.
Silas Maieski, Gerente TI & Datacenter, CISS

 

Resultados

Ao adotar a OCI em 2019, a CISS registrou um aumento significativo na disponibilidade de seus softwares, alcançando uma taxa acima de 99,9%. Em termos práticos, isso significa que seus clientes não tiveram nenhum tipo de interrupção do serviço a partir da infraestrutura da nuvem da Oracle. A empresa também registrou uma melhoria de 10%  ao ano no tempo de execução de jobs e homologação de aplicações desde 2019, impulsionada pelas atualizações de infraestrutura fornecidas pela Oracle Cloud.

A nuvem da Oracle também permite que a CISS tenha uma capacidade de monitoramento mais abrangente e eficiente. A partir de sua ferramenta de observabilidade, que pode ser integrada à OCI, a empresa consegue monitorar mais de 70 mil itens, possibilitando uma postura proativa na detecção e resolução de ocorrências. Com isso, a companhia registrou uma redução considerável no tempo de resposta a eventuais problemas de infraestrutura:  foi reduzido de até 20 minutos para apenas quatro minutos, em média, após a migração. Com maior eficiência na detecção de troubleshootings, mais rápido o problema é solucionado.

 

 

A CISS também utiliza uma série de soluções do escopo da OCI para aumentar a eficiência de suas soluções. A empresa usa a OCI Compute para ampliar a capacidade de computação rápida e atender as necessidades de carga de trabalho de seu ERP, assim como outros serviços. Ela também implementou o OCI Flexible Load Balancing para suportar a transformação do seu ERP (client-server) em uma aplicação web, via HTML5. Já o Oracle VPN Site-to-Site atende aos clientes com requisitos de compliance rigorosos, permitindo conexões seguras e confiáveis. E para este ano, a companhia tende a aumentar o uso do Oracle Cloud Infrastructure Container Engine for Kubernetes (OKE) para implementar clusters e aumentar a confiabilidade de suas operações.

Por fim, ao migrar para a OCI e aproveitar todos os seus recursos para otimizar a eficiência de suas soluções, a CISS não apenas melhorou a satisfação de seus clientes atuais, como aumentou a sua carteira de novos negócios, com novas empresas. Nos últimos cinco anos, a software house registrou um crescimento médio de 42% ao ano (50% entre 2019 e 2021 e 30% em 2022 e 2023), atribuído em parte à credibilidade e qualidade dos serviços oferecidos pela nuvem da Oracle. A companhia ainda obteve uma visão mais clara dos custos e lucratividade, transformando a sua área de TI em uma parte estratégica em sua expansão para os próximos anos.