A rede de supermercados e atacarejos Passarela, presente há mais de 30 anos na região Sul do Brasil, oferece uma vasta gama de produtos alimentícios frescos e práticos a preços justos em ambientes agradáveis, com serviços como autoatendimento e delivery para uma experiência de compra melhorada. Em seus atacarejos, os produtos são mais competitivos em preço, visando facilitar o acesso ao abastecimento para todos os segmentos, com ênfase em embalagens econômicas para proporcionar mais vantagens.
Para sustentar seu planejamento de expansão, a rede Passarela optou inicialmente por uma nuvem regional. No entanto, o ambiente começou a apresentar instabilidade constante e desencadeou diversos problemas operacionais. Isso incluiu excesso de horas extras e falhas nas compras realizadas pelos vendedores, além de dificuldades logísticas no Centro de Distribuição.
Esses contratempos resultaram em sobrecarga de trabalho, afetando tanto a qualidade de vida dos colaboradores quanto as finanças da empresa. Além disso, as interrupções no sistema prejudicaram a relação com os fornecedores, resultando em compras não realizadas.
Por que o Passarela escolheu a Oracle
Após uma experiência adversa com os serviços de uma operadora de nuvem regional, a rede decidiu explorar alternativas entre outros provedores do mercado. Em 2018, a solução em nuvem da Oracle destacou-se como uma opção segura, robusta e alinhada às expectativas do Passarela. Desde então, o Passarela permanece usufruindo da solução Oracle Cloud Infrastructure (OCI), marcando seis anos de parceria, garantindo estabilidade operacional e suporte contínuo para suas operações de expansão e melhorias na experiência do cliente.
“Implementar a Oracle Cloud possibilitou que nossa equipe de TI fosse mais estratégica para nosso negócio, dando sustentabilidade para o crescimento e garantindo que nossos colaboradores trabalhem com mais eficiência e qualidade de vida. A Oracle é um parceiro que realmente nos entrega confiabilidade.”
Adriano Machado, Diretor Administrativo do Passarela
Adicionalmente, apresentou uma vantagem competitiva significativa: a previsibilidade de gastos, com cobrança em reais e imune a variações cambiais.
Outros aspectos que influenciaram a escolha do Passarela pela Oracle incluem a comunicação com o banco de dados da empresa e a capacidade de evitar custos adicionais com licenciamento, o que poderia impactar negativamente suas finanças.
Resultados
A implementação da OCI descentralizou os serviços, garantindo que não haja interrupções em pontos de vendas, sejam motivadas por atualizações ou quedas de serviços infra estruturais. Esse impacto operacional possibilitou aos colaboradores 100% de disponibilidade dos sistemas, resultando em melhorias na consulta de dados e na comunicação com fornecedores, além de eliminar problemas com o Centro de Distribuição.
As rotinas financeiras, as consultas de estoque e os lançamentos de pedidos tornaram-se mais rápidos também. Em consequência, a cultura da empresa foi impactada com a redução de horas extras
Com a nuvem da Oracle, os projetos são entregues com maior rapidez e eficiência, como o aplicativo de delivery já desenvolvido em OCI. A nuvem da Oracle também possibilitou a integração com os sistemas de cartão de crédito e no Centro de Distribuição, em que os benefícios foram percebidos pelo aumento da disponibilidade e a velocidade de resposta às consultas dos sistemas no dia a dia em 100%.
O ritmo de crescimento acelerado do Passarela está agora respaldado por seus sistemas, que foram fortalecidos para lidar com a crescente demanda, resultando em uma significativa redução de 80% nos gastos com infraestrutura de rede e enfrentando novos desafios comerciais. Este progresso também se refletiu nos resultados financeiros: em 2022, a empresa registrou uma receita bruta de cerca de 2 bilhões de reais, quatro vezes superior ao faturamento de 2018, que alcançou cerca de 400 milhões de reais.
Parceiro neste projeto
A Prime DB já era parceira do Passarela, sustentando o banco de dados. Com a implementação do OCI, a parceria foi estendida para o ambiente em nuvem. A migração dos sistemas ocorreu sem interrupções e sem impacto na operação.