A Natura é uma marca brasileira que nasceu da paixão pela cosmética e pelas relações. A empresa está presente em sete países da América Latina, além de França, Estados Unidos e Malásia e sua rede conta com 6,9 mil colaboradores e 2 milhões  de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros. A companhia acredita na inovação como um dos pilares para gerar impacto positivo e alcançar um modelo de desenvolvimento sustentável e busca criar valor para a  sociedade como um todo. 

 

 

A Natura usou a transformação digital em todas as suas unidades de negócio com o objetivo de criar processos mais eficientes, o que inclui a área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Novos Produtos. A companhia tinha muitas operações pulverizadas dentro de diversos sistemas distintos, o que tornava a curva de aprendizado dos time mais complexa. Logo, era preciso padronizar essas operações, tornando-as mais transparentes. 

Por que a Natura escolheu a Oracle

Após a realização de um profundo processo de software selection, que contou com a participação de diversos fornecedores, a Natura optou pelo Oracle Fusion Cloud PLM. A solução se destacou entre seus concorrentes em diversos aspectos, como a arquitetura voltada a cloud (em alusão aos demais que, à época, forneciam soluções voltadas para ambientes on-premises), melhor interface de usuário e melhor plataforma de integração com outros sistemas através do barramento OIC.

 

“O Oracle Cloud PLM se destacou entre seus concorrentes em diversos aspectos, como a arquitetura voltada a cloud, melhor interface de usuário e melhor plataforma de integração com outros sistemas através do barramento OIC. Tudo isso foi essencial para que nossos times atuassem de forma mais integrada”
Tiago de Oliveira Rocha e Patrícia Yoneda – IT Supply Chain – Natura

 

Resultados

Com a implantação do Oracle Cloud PLM, os times de P&D e de Novos Produtos da Natura passaram a atuar em uma mesma plataforma, ganhando um ambiente mais colaborativo. Agora, eles contam com processos mais transparentes e padronizados para os lançamentos da marca, uma vez que a plataforma possibilita uma harmonização de operações e uma visão ampliada do portifólio de produtos e projetos. 

 

 

A partir do uso do Oracle Cloud PLM, o dia-a-dia dos usuários tornou-se mais ágil em comparação ao ambiente anterior, onde as equipes atuavam em diversos sistemas legados distintos. Agora os times têm maior rapidez na criação de relatórios e análises e reduziram o tempo para obter informações rastreáveis. Além disso, houve uma integração mais eficiente de sistemas e novas tecnologias provenientes de outros setores da empresa, como Planejamento, Manufatura, IoT, SCM, entre outras, e também uma melhor integração desses mesmos sistemas à nuvem, uma vez que a solução da Oracle é cloud native. 

Por fim, o Oracle Cloud PLM também promoveu uma melhor harmonização de dados de produtos, o que gerou maior alinhamento entre as áreas de negócios.