Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país. Em seu portfólio, estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como o HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. A companhia é composta por cerca de 405 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Além disso, seu maior diferencial está em sua capacidade de entregar educação de qualidade com escala, com a tecnologia sendo ubíqua em seu ecossistema, presente desde a consideração de uma pessoa em se aplicar para um curso até a inserção no mercado de trabalho.
A Ânima já buscava evoluir sua solução financeira quando aconteceu o processo de aquisição das instituições da Laureate Brasil. O processo exigiu elevar o patamar de governança e controle das informações. Por isso, a empresa detectou a necessidade de adotar uma solução robusta e atualizada tanto do ponto de vista de negócios, como de tecnologia, condições-chave para uma integração bem sucedida.
Por que a Ânima escolheu a Oracle
Na busca por uma nova solução de ERP, a Ânima realizou um trabalho completo de avaliação técnica, funcional e financeira de diversas soluções do mercado. E ela escolheu o Oracle Fusion Cloud ERP, que foi a que melhor atendeu aos critérios técnicos estipulados pela companhia.
E ainda que requisitos funcionais tenham sido atendidos parcialmente, a Oracle trouxe várias soluções de especialistas parceiras de mercado para compor a escolha da Ânima, o que complementou todo escopo funcional e direcionou a decisão. Outro fator essencial para a escolha foi o apoio executivo da Oracle, que sempre esteve muito presente desde a negociação até hoje.
“Sem o uso de uma solução robusta como o Oracle Cloud ERP, teríamos custos operacionais maiores (especialmente de pessoal em atividades manuais), custos de retrabalho ou mesmo riscos de imagem por erros. Com a solução da Oracle, ganhamos não só agilidade, mas também maior confiabilidade dos dados gerados”
Antonio Carlos Pereira, Diretor de Transformação Digital na Ânima Educação
Resultados
O Oracle Cloud ERP gerou diversos ganhos operacionais à companhia. Com a solução, a área Financeira registrou melhorias na velocidade da geração dos balancetes, maior automação do controle apartado de aquisições (Livro PPA) e mais autonomia e possibilidades para gerar relatórios simultaneos na área Fiscal.
A Ânima também ganhou melhorias da visibilidade no processo de solicitação de compras até o pagamento. Ao usar o Oracle Cloud ERP, o time responsável por essa operação pôde otimizar o tempo dedicado à preparação de cotações e pesquisas de mercado, bem como agilizar o processamento de demandas pré-negociadas através do módulo de “Acordos”, que permite mais controle dos objetos de contratos e catálogos. A solução também gerou mais transparência junto ao fornecedor que, através de um portal dedicado, pode visualizar todas as etapas do processo de compra, de ponta a ponta, desde a solicitação até o pagamento.
Visite nossa página de demo para aplicações e agende uma demonstração das soluções Oracle.
O Oracle Cloud ERP também gerou mais agilidade aos fluxos de trabalho da Ânima no setor contábil. Agora, é possível subir dados no módulo de Contabilidade Geral (GL) para várias empresas da companhia em um único arquivo, bem como integrar 100% das notas fiscais a serem enviadas à Receita Federal (EFD-Reinf) em um único documento. O departamento também pode gerar balancetes em uma única base e ter maior controle orçamentário do Capex por projetos. Todas essas ações permitem que o setor gaste menos tempo em tarefas manuais e fique mais focado em análises que, consequentemente, geram tomadas de decisão mais estratégicas. Além disso, há uma redução de custos operacionais (especialmente de headcount em atividades manuais), custos de retrabalho e até mesmo redução de riscos de imagem por erros.