A SP Intervention (SPI) é uma empresa da área de saúde que oferece um amplo portfólio de produtos para o atendimento de cirurgias na coluna. Ela conta com quase 120 itens registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que são produzidos em 14 fábricas internacionais com certificado GMP e tem ainda 22 parcerias mundo afora, revendendo com exclusividade produtos que prezam por eficiência tecnológica e alto valor agregado para os pacientes. Como parte do CT Group, a SPI conta com a parceria da Endolog – que oferece serviços logísticos especializados em cirurgias de alta complexidade e tem oito armazéns espalhados pelo Brasil –  ampliando sua atuação para todo o país. 

Até 2019, a SPI contava com uma solução de ERP de pequeno porte, desenvolvida para atender especificamente distribuidores da área de saúde. A ferramenta cobria pedidos, faturamento, gerenciamento de estoques, emissão de notas fiscais e contas a pagar e receber. No entanto, a empresa começou a crescer a um ritmo de dois dígitos por ano, com o número de cirurgias aumentando em 10x em cinco anos, o número de armazéns indo de um para oito, além do aumento de requisitos por parte de clientes, governo e fabricantes para a revenda dos produtos. Com isso, o ERP da época não conseguia mais acompanhar o ritmo de crescimento da SP Intervention, trazendo limitações técnicas, de escalabilidade e personalização – uma simples customização levava meses para ser feita. 

Por que SP Intervention escolheu a Oracle 

Em busca de uma nova solução de ERP, a SP Intervention escolheu o Oracle Fusion Cloud ERP como a melhor opção. Além de cobrir e ampliar todos os recursos da antiga ferramenta, o software opera no modo SaaS (100 cloud), trazendo a escalabilidade necessária para acompanhar o crescimento da companhia – que pode chegar a 30% ao ano – sem que ela se preocupe em gerenciar uma complexa infraestrutura de TI. Além disso, a plataforma da Oracle permite uma ampla customização de seus recursos e facilita a extração de dados para ferramentas de BI, o que dá aos executivos da SPI uma maior visibilidade do seu negócio. 

 

“O conjunto de soluções da Oracle, liderada pelo ERP, nos permite expandir nossos negócios, adicionar novos produtos ou investir em inovação de forma muito mais ágil, organizada e baseada em dados confiáveis. Tudo isso graça ao fluxo de ponta a ponta que criamos e que nos dá uma visibilidade essencial para crescermos de forma sustentável”. 
Heber Faria, Diretor de Gestão e Tecnologia – SP Intervention

 

Resultados

Ao adotar o Oracle Cloud ERP, a SP Intervention deixou de usar planilhas para realizar seu fechamento contábil. Com isso, esse processo ganhou agilidade, sendo feito em apenas um dia, contra até 12 dias no método anterior. O uso da solução da Oracle também permtiu ao Financeiro da SPI adicionar controles de governança e compliance à diversas áreas, como Compras, Vendas e Pagamentos. Hoje, todas têm workflows e regras bem definidos, com os setores atuando de forma compartimentada. Isso gera maior segurança nos dados que rodam no sistema – incluindo as complexas regras tributárias brasileiras – e facilitam a identificação de eventuais erros e sua origem, evitando, inclusive, o pagamento de multas por erros fiscais.    

O Oracle Cloud ERP também permitiu à SPI criar uma unificação de dados, interligando as áreas de Compras / Supply, Vendas e Financeiro – que antes eram concentrados em planilhas – em um único fluxo. Isso gera maior transparência das informações e facilita a identificação de eventuais gargalos em algum desse setores, agilizando a resolução. Dessa forma, a gestão de fluxo de caixa e, principalmente, o planejamento de compras  – que envolve a aquisição de produtos de alto valor e cercado de regulações – ganharam processos mais ágeis, confiáveis e com maior visibilidade. A solução da Oracle ainda oferece APIs que permitem a integração com outros sistema da SP Intervention, facilitando o controle de estoque e ainda as validações técnicas e de qualidade.

 

 

O Oracle Cloud ERP também funciona de forma integrada a outras três soluções da Oracle para otimizar outras operações da SP Intervention: o Oracle Sales Contract, o Oracle Sales e o Oracle Advanced Collections

O Oracle Sales Contract permite à SPI que ela tenha controle efetivo de tudo o que está acontecendo em seus contratos de compra e venda, garantindo que todos estejam vigentes e com as condições atualizadas, incluindo até mesmo tabelas de preços.

Já o Oracle Sales traz todo o controle das equipes de venda, território e tabelas de preços e produtos (por segmento e área). Quando uma oportunidade de venda ganha o OK para evoluir, o CRM da Oracle se integra a uma ferramenta proprietária de atendimento da SPI para gerar o orçamento, incluir informações do procedimento cirurgico (instrumentador, materiais de apoio, etc) e gerar a venda. Uma vez que o acordo é fechado, a plataforma se conecta ao sistema da Endolog, que garantirá o fluxo de entrega do item adquirido. 

E  o Oracle Advanced Collections trabalha como um complemento do setor Financeiro da SPI. Ela é utilizado por uma equipe de cobrança especializada da empresa, que tem um overview completo para monitorar os pagamentos, acionar os devedores e renegociar valores em aberto. 

Por fim, o uso de todas essas soluções da Oracle, atuando de forma integrada, já permite à SP Intervention expandir os seus negócios para outros mercados a qualquer momento, graças ao fluxo de informações gerados por essas ferramentas. A empresa pode ainda definir com rapidez se deseja inserir novos produtos em seu portfólio, investir em soluções inovadoras e ainda verificar rapidamente se esse investimento está dando resultado, se necessita de novos aportes ou simplemente tirar esse item do mercado. A partir do Oracle ERP, os executivos da companhia têm todo o fluxo de ponta a ponta para tomar decisões baseadas em dados e com agilidade. 

 

Visite nossa página de demo para aplicações e agende uma demonstração das soluções Oracle.