Em 2018, a Globo iniciou um amplo projeto de reorganização de seu modelo operacional, o qual previa a unificação, sob a mesma marca, de cinco empresas até então separadas. Com o desafio de integrar suas operações diárias em um único ecossistema de TI, a Globo migrou suas aplicações de gestão financeira, logística e RH para o Oracle Cloud ERP, EPM e HCM. Desde então, a gestão dos negócios do grupo tornou-se mais robusta e eficiente, com ganhos de produtividade de até 28,5% em relação à consolidação de dados para o fechamento de seus resultados financeiros e de informações sobre diferentes processos de RH.
Ao modernizar, simplificar e dar mais agilidade a seus processos financeiro, operacionais e logísticos, e aprimorar o fluxo de informações estratégicas de suas empresas em um único sistema, a Globo adapta seu modelo operacional à estratégia de ser uma companhia voltada ao consumidor, com diversos produtos digitais.
Uma das principais mudanças nesse sentido se deu em relação ao seu modelo operacional, com a unificação, sob a mesma marca, de empresas até então separadas: a TV Globo, o serviço de TV por assinatura Globosat, o serviço de streaming de vídeo Globoplay, o site online globo.com e a diretoria de gestão corporativa (DGCorp). Surge daí o projeto Conecta, com o objetivo de integrar as operações diárias dessas companhias em um único ecossistema de TI capaz de organizar e consolidar dados estratégicos de modo mais eficiente e tornar a empresa mais ágil, dinâmica e alinhada aos objetivos de seus investidores e consumidores em geral. Até então, cada empresa funcionava como uma unidade operacional autônoma, com suas próprias aplicações on-premises de gestão financeira, administrativa e de recursos humanos (RH).
Por que a Globo escolheu a Oracle
A Globo queria modernizar, simplificar e dar mais agilidade a seus processos financeiros e logísticos, e também aprimorar o fluxo de informações estratégicas em um único sistema, sem silos. Após avaliar diferentes opções, escolheu as soluções Oracle Fusion Cloud Enterprise Resource Planning (ERP) e Oracle Cloud Enterprise Performance Management (EPM). E para facilitar o acesso de seus funcionários a dados básicos de RH e otimizar a gestão de seus talentos optou pelo Oracle Fusion Cloud Human Capital Management (HCM).
A escolha baseou-se no fato dessas aplicações serem nativas da nuvem, o que permite às empresas ter acesso a tecnologias mais robustas e sempre atualizadas. A experiência da Oracle em trabalhar com parceiros internacionais de vários segmentos, incorporando o que foi aprendendo no aperfeiçoamento de seus produtos, também foi um diferencial que pesou na decisão final da Globo.
A gestão dos negócios do grupo tornou-se mais robusta e eficiente com a consolidação de diferentes aplicações financeiras no Oracle Cloud ERP. A empresa agora tem uma visão mais detalhada do demonstrativo de lucros de cada canal, e pode tomar decisões mais ágeis e assertivas de investimento e desinvestimentos.
“A Oracle é uma empresa global, mas, ao mesmo tempo, muito próxima de seus clientes; é uma empresa que conhece seus clientes e que respira o ambiente de negócio deles, sempre disposta a fazer o máximo para que alcancem seus objetivos.”Wanderley Baccalá, diretor executivo do Hub Digital da Globo.
Implementação
A jornada de implementação das soluções ERP, EPM e HCM teve início em 2018, com apoio da Oracle Consulting e da Accenture, uma das maiores consultorias de negócios do mundo. O processo envolveu aproximadamente 700 pessoas, entre os times de TI e de negócios. A experiência adquirida ao longo dos anos e a proximidade que mantêm com seus clientes nas fases mais desafiadoras de implementação dos projetos foi um diferencial para que a Globo escolhesse a Oracle e a Accenture como parceiros tecnológicos — e também para o sucesso do Conecta.
Resultados
A empresa também teve ganhos de produtividade em relação à consolidação de dados para o fechamento de seus resultados financeiros. Esse processo antes era concluído no sétimo dia útil de cada mês. Hoje, ele é feito até o quinto dia útil, uma redução de tempo de 28,5%.
As áreas de infraestrutura, logística e de suprimentos ganharam mais eficiência. Agora, se a produtora de uma das telenovelas precisa de determinado sofá ou figurino para uma cena, pode usar o módulo de Procurement do Oracle Cloud ERP em seu celular para solicitar o pedido à área de suprimentos, que os providencia com mais agilidade. Os pedidos ficam registrados na plataforma, dando forma a um inventário de todos os itens adquiridos. Esse processo antes era feito ao inverso. Primeiro comprava-se o item para depois colocá-lo no sistema. Com o Oracle Cloud ERP, a Globo conseguiu entrar em um fluxo mais eficiente de demanda e entrega.
Já as aplicações de recursos humanos permitiram à empresa consolidar em um único banco de dados informações sobre diferentes processos de RH, como seleção, contratação, avaliação de desempenho de colaboradores, entre outros. A ferramenta também facilitou o acesso dos funcionários a dados sobre período de férias, recibos de pagamento, benefícios de saúde etc.
Recursos de inteligência artificial (IA) integrados aumentaram a automação desses processos. O módulo Oracle Digital Assistant, plataforma que cria interfaces de conversa ou chatbots, por exemplo, trouxe mais agilidade para o atendimento dos colaboradores. Eles agora conseguem encontrar informações que a empresa quer disponibilizar para eles com mais facilidade. Como resultado, a Globo reduziu em mais de 40% os chamados para tirar dúvidas ou resolver algum problema de seus funcionários.