Marcio Silveira
Marcio Silveira
SVP Legal & Compliance LATAM

No mês de junho de 1998, quando entrei no prédio da Oracle para a minha entrevista, me deparei com uma porta decorada com balões coloridos em formato de arco-íris. Na época, não sabia que esse gesto marcava o Mês do Orgulho, embora reconhecesse o significado dessas cores.

No entanto, algo especial aconteceu: aquela visão tocou profundamente meu coração. O simples fato de observar o arco-íris me fez entender que estava em um lugar diferente, um espaço acolhedor onde poderia ser autêntico. Quase vinte e cinco anos depois, percebo que, naquele momento, decidi que a Oracle seria o meu local de trabalho ideal.

Mas o que quero dizer com isso? Muitas vezes, associamos atitudes afirmativas como a única forma de demonstrar apoio à comunidade LGBTQIAP+. No entanto, as empresas desempenham um papel crucial como aliadas, fomentando um ambiente diverso e inclusivo de muitas maneiras. Deixem-me enfatizar a importância dessas instituições.

Numa conferência interna na Califórnia, em 2018, conheci nossa líder global de Diversidade e Inclusão, Traci Wade. Ela prontamente se ofereceu para auxiliar nosso time do Brasil com pesquisas, políticas, treinamentos e tudo o que mais era necessário para criar um ambiente de trabalho mais acolhedor para todas as pessoas.

Em colaboração com diversos funcionários, conduzimos levantamentos sobre os temas mais relevantes a serem abordados e divulgamos amplamente as iniciativas. Isso gerou um grande impacto e, acima de tudo, deu legitimidade às ações de inclusão.

Atualmente, contamos com uma liderança exclusiva para a América Latina, além de vários comitês de voluntários que promovem a diversidade em toda a região. Entre esses grupos, destaca-se o OPEN (Oracle Pride Employee Network), motivo de grande orgulho e vencedor do prêmio ERG do ano em 2021 pela Out & Equal, uma das premiações mais relevantes internacionalmente.

Também fomos reconhecidos, recentemente, como uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIAP+ trabalharem no Brasil pela Human Rights Campaing. E isso reflete nossos esforços para recrutar pessoas diversas, elevar a conscientização e defender a equidade no nosso ambiente de trabalho.

Ao voltar àquele junho de 1998, enfatizo a importância dos pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença. E quando essas atitudes vêm da alta gerência, o impacto e a influência são ainda maiores. O exemplo fala por si só.

Usar um crachá com um logotipo representativo, exibir um certificado importante no cartão de visita eletrônico, participar voluntariamente de um comitê, incluir a temática nas apresentações e buscar fornecedores alinhados ao propósito são alguns exemplos de iniciativas em apoio à diversidade e inclusão que fortalecem a mensagem e ajudam a pavimentar o caminho, garantindo a vinda e a permanência das pessoas na organização.

Sem os aliados, não teríamos alcançado o estágio atual. No meu caso, além de me sentir bem-vindo, fui acolhido e, consequentemente, senti que pertencia. Isso abriu oportunidades para o meu desenvolvimento e crescimento profissional, chegando a uma posição executiva em uma empresa com mais de 140 mil colaboradores.

Portanto, na próxima vez que você encontrar uma pessoa LGBTQIAP+ em sua atividade profissional, lembre-se de como suas ações e reações refletem diretamente o fortalecimento que todos nós precisamos para seguir em frente. Colabore para criar um ambiente inclusivo e seguro para, com pequenos passos, tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Você quer fazer a diferença num local de trabalho que celebra a diversidade? Conheça nossas possibilidades de carreira.