
Gestor de Alianças e Canais
Márcio Sousa é Gestor de Alianças e Canais na Oracle. Nascido em Brasília, se mudou para São Paulo há cinco anos. Formado em Filosofia, Márcio trilhou parte de sua trajetória profissional atuando como gerente de projetos de esporte, cultura e lazer em uma cidade satélite de Brasília, e desenvolvendo projetos de interesse público em sua cidade natal. Contudo, em um dado momento, sentiu que gostaria de buscar novos horizontes em sua carreira.
Mesmo sabendo que poderia enfrentar desafios, Márcio resolveu migrar para a área de tecnologia e, hoje, aos 39 anos, se sente realizado com os novos rumos profissionais. “Me identifiquei com a Oracle desde o início do processo seletivo. Quando perguntaram o que me dava orgulho, me surpreendi pela preocupação em saber mais do que eu tinha de conteúdo pessoal do que a faculdade que estudei e experiências.”
Por muito tempo, o fato de ser LGBTQ+ foi uma barreira para que ele estivesse por inteiro em seus locais de trabalho, onde muitas vezes não encontrava espaço para falar sobre sua vida pessoal.
Ao fazer essa transição de área, Márcio também teve receio de se deparar com barreiras relacionadas à sua orientação sexual, mas no programa Generation Oracle (GenO) ele encontrou incentivo para fazer uma mudança de carreira sem receios.
Afinal, a Oracle acredita que uma pessoa pode performar sua melhor versão no trabalho quando há espaço para ser ela mesma, sem precisar deixar nenhuma parte da sua vida “em casa” ao sair para trabalhar.
Além de experiências na área de humanas, Márcio adquiriu conhecimentos e soft skills importantes na formação como filósofo, e alinhar tudo isso com a proposta do programa de trabalhar diversidade e inclusão de forma justa fez nascer um profissional ainda mais completo.
O job rotation, parte estrutural do GenO, foi essencial para que Márcio desenvolvesse hard skills mais específicas, e também absorvesse cada vez mais a cultura organizacional da empresa.
Diante disso, logo surgiu o convite para integrar o time de Alianças e Canais e apoiar no desenvolvimento de parcerias e na geração de novos negócios para a Oracle.
O GenO é muito mais do que um programa de estágio que visa recrutar os melhores perfis para as áreas certas. Ele tem compromisso com a inclusão, tendo em vista a diversidade de seus candidatos. Dessa forma, tanto o participante quanto a Oracle, ao final, saem ganhando com a possibilidade de continuar essa jornada. Exemplo disso é o que aconteceu com Márcio.
Ele passou por um processo de desenvolvimento com duração de 12 meses, e pôde rotacionar em três áreas distintas durante esse período, possibilitando uma visão de como as diversas áreas da companhia interagem e complementam umas às outras.
Outra característica relevante do programa é o recrutamento em si. O processo analisa os perfis dos candidatos com métodos para a eliminação dos vieses inconscientes, e permite trabalhar a igualdade e a diversidade.
Você também quer fazer parte do GenO? No momento, as inscrições estão encerradas, mas fique de olho nas próximas edições e acompanhe nosso site de carreiras para novas oportunidades.