Startup brasileira amplia visibilidade e alcance internacional de sua IA generativa e cresce 10 vezes em menos de um ano com Oracle Cloud
Desafios de negócio
A WideLabs é uma startup brasileira de inteligência artificial que desenvolve soluções personalizadas em IA generativa para ajudar indivíduos, instituições e empresas de diversos setores a superar desafios complexos.
Fundada em 2020, a empresa nasceu com o propósito de criar um modelo de linguagem (LLM) conversacional em português brasileiro, à altura dos maiores do mundo. Para isso, precisava de uma infraestrutura em nuvem robusta e flexível, capaz de suportar sua tecnologia e garantir a segurança dos dados.
“A Oracle não nos trata apenas como clientes, mas como parceiros comerciais, ajudando-nos no desenvolvimento dos nossos produtos e gerando novas oportunidades de negócio.”
Nelson Leoni, sócio e CEO, WideLabs
Por que a WideLabs escolheu a Oracle
A WideLabs escolheu a Oracle como parceira tecnológica por sua reconhecida expertise e credibilidade em segurança, sendo responsável pela proteção da infraestrutura de nuvem das eleições no Brasil e tendo a CIA entre seus clientes.
A decisão também se baseou na robustez da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), em sua capacidade de suportar as operações da WideLabs e na escalabilidade de sua estrutura de processamento, garantindo que sua IA generativa atendesse à demanda de clientes de qualquer porte. Outro fator essencial foi a questão da soberania: a WideLabs queria que sua IA operasse integralmente em território brasileiro, e a Oracle atendeu a esse requisito com dois data centers Tier 3 em solo nacional, os quais garantem alta confiabilidade e mínima interrupção de serviço. Esses data centers também são abastecidos por energia limpa.
Para garantir alta performance no treinamento de sua IA em grande escala, a infraestrutura conta ainda com GPUs H-100, essenciais para processar grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente, alinhando-se perfeitamente ao conceito do projeto.
Resultados
A WideLabs contou com a infraestrutura de nuvem da OCI para desenvolver seu LLM conversacional em português brasileiro, a Amazônia IA. Com isso, passou também a integrar o Oracle Cloud Marketplace, o que aumentou a visibilidade de seu negócio e de sua tecnologia.
A WideLabs agora desfruta de uma conexão direta com diversas empresas que já utilizam a nuvem da Oracle, beneficiando-se também de seus mais de 3 mil representantes de vendas, que apresentam e oferecem sua solução a novos clientes. Isso tem conferido à WideLabs um diferencial competitivo importante.
Com o apoio da Oracle, ganharam escala e ampliaram a capilaridade de sua tecnologia — atualmente, a maioria dos contratos da WideLabs resulta de clientes apresentados pela Oracle. Além disso, a empresa consegue oferecer sua solução de IA generativa diretamente na infraestrutura em nuvem dos clientes OCI. Isso gera uma grande segurança jurídica e de negócios, dado que podem manter uma solução extremamente estratégica para o cliente 100% dentro de sua própria infraestrutura em nuvem.
Graças à flexibilidade, escalabilidade e disponibilidade de máquinas oferecidas pela OCI — hospedadas em data centers Tier 3 em solo nacional e GPUs H-100 —, a WideLabs também consegue atender a clientes de diferentes tamanhos e necessidades de processamento de dados no Brasil e na América Latina. Não por acaso, hoje enfrenta de igual para igual grandes empresas internacionais.
E a startup, que no início de 2024 contava com apenas cinco profissionais, transformou-se rapidamente em uma companhia com mais de 50 colaboradores, consolidando-se como uma das principais empresas de IA generativa da América Latina, com expectativa de faturamento, em 2025, 98% superior ao de 2024.
Um dos mais recentes desdobramentos dessa transformação é o Amazônia 360, uma evolução da Amazônia IA. Lançado em 2025 e com foco no mercado corporativo, a nova plataforma chega como a primeira PaaS (Plataforma como Serviço) de IA soberana do Brasil, contribuindo com a gestão de dados e tomada de decisão em organizações públicas e privadas.
A solução permite que as empresas desfrutem de sua própria IA para curadoria de dados, aprofundamento de temas estratégicos e geração de insights a partir do cruzamento de informações. Outro destaque é o aumento na produtividade e nos resultados, a partir da automatização de tarefas repetitivas, liberando as equipes para se dedicarem a aspectos mais estratégicos do negócio.
Sobre o cliente
A WideLabs é uma startup brasileira de inteligência artificial que desenvolve soluções personalizadas em IA generativa para ajudar indivíduos, instituições e empresas de diversos setores a superar desafios complexos.
https://www.widelabs.com.br