Durante condições de mercado disruptivas e em constante mudança, é difícil para os departamentos se manterem informados sobre o status do desempenho dos negócios. Pode ser difícil rastrear indicadores comuns (compartilhados) de desempenho entre duas ou mais funções de negócios. Colaborar com outros grupos para entender o impacto comercial interdepartamental está mais difícil do que nunca, e a falta de uma linguagem comum e de um processo de mensuração pode resultar em menor produtividade e queda nos resultados.

Para entender a necessidade e os requisitos da análise interdepartamental, a Dimensional Research realizou uma pesquisa com profissionais de todas as linhas de negócios que indicaram ter um papel na análise. O objetivo da pesquisa foi entender os tipos de desafios enfrentados por pessoas em diferentes funções (finanças, RH, vendas, marketing, operações, TI, etc.), ao colaborar para melhorar o desempenho dos negócios. Além disso, o objetivo era quantificar a extensão desse problema e avaliar o valor de uma solução analítica que pudesse fornecer uma única fonte de informações interdepartamental.

Ler mais: Benefícios de unificar dados e análises entre departamentos

Principais descobertas

Os resultados da pesquisa mostram que, embora análises interdepartamentais possam fornecer benefícios substanciais para as organizações, elas são normalmente desafiadoras e demoradas para operacionalizar

  • É difícil e demorado coletar dados necessários, KPIs e criar relatórios.                     
  • 93% relatam que é difícil obter dados precisos de outros departamentos. Os departamentos de Marketing, P&D e Finanças foram apontados como os mais difíceis de se obter dados. (Figura 2)
     

Pesquisa análises interdepartamentais. Dimensional Research, 2022.

Figura 1: Dados de outros departamentos. Fonte: Dimensional Research 2022.
 

  • 78% precisam esperar dois ou mais dias para receber os dados necessários. Mais de 75% dos entrevistados relataram um atraso de pelo menos dois dias esperando pelos dados necessários de outros departamentos, com quase metade (46%) alegando quatro ou mais dias úteis..
     

Pesquisa análises interdepartamentais. Dimensional Research, 2022.

Figura 2: Tempo de espera pelos dados. Fonte: Dimensional Research, 2022.
 

  • 68% dizem que mais de 20% de seu tempo é gasto coletando dados para as partes interessadas nos negócios e aproximadamente um terço relata que gasta mais de 30% do seu tempo nesta tarefa.
  • A análise interdepartamental pode economizar tempo e recursos, gerando maior produtividade, capacidade de resposta e competitividade
    • 94% afirmam que uma solução de análise interdepartamental reduziria o tempo para localizar e reportar as principais métricas de negócios.
    • 88% relatam que uma solução de análise interdepartamental com análise predefinida 
    • 92% revelam que seriam mais produtivos com informações vindas de outros departamentos
       

Pesquisa análises interdepartamentais. Dimensional Research, 2022.

Figura 3: Economia de carga de trabalho do grupo por mês. Fonte: Dimensional Research, 2022.
 

  • Os executivos usam KPIs para administrar os negócios, mas ainda carecem de métricas oportunas e interdepartamentais.
    • Os executivos representam a maior fonte de solicitações de KPIs para apoiar a análise de ne
       

Pesquisa análises interdepartamentais. Dimensional Research, 2022.

Figura 4: Fontes de KPIs interdepartamentais. Fonte: Dimensional Research, 2022.

 

  • O principal KPI interdepartamental é a satisfação do cliente, seguido por métricas financeiras e de vendas.
  • Métricas de recursos humanos foram apontadas como a maior necessidade por outros departamentos.gócios e a tomada de decisões. Finanças é a segunda.

Rumo a uma solução

Para enfrentar esses desafios, o que é necessário é uma solução analítica que ajude a mostrar o valor dos dados, simplifique a colaboração entre departamentos e forneça uma visão unificada e habilitada com dados confiáveis sobre desempenho dos negócios. Esse objetivo pode ser alcançado por meio de uma estrutura analítica capaz de integrar dados de ERP, gerenciamento de capital humano (HCM), gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e outras fontes relevantes, para permitir um único hub comum ou “janela” no desempenho dos negócios que todos possam acessar e confiar.¹

Ler mais: Oracle aprimora seus serviços abrangentes e integrados de dados e análises para capacitar usuários corporativos


Uma solução eficaz de análise interdepartamental adota um modelo de dados unificado que abrange cadeia de suprimentos, RH, finanças, vendas, satisfação do cliente e outros departamentos. Ela deve incluir integração com fontes de dados operacionais e visualização personalizada para simplificar e acelerar o uso por gerentes e analistas da linha de frente. Também deve fornecer painéis e KPIs pré-construídos com base nas melhores práticas do setor, para que as pessoas possam começar a trabalhar rapidamente e ampliar suas análises com dados adicionais de qualquer fonte, quando necessário. O Oracle Fusion Analytics foi projetado com uma estrutura multifuncional comum para capacitar gerentes, tomadores de decisão e funcionários da linha de frente a colaborar com seus colegas em outras funções e eliminar a visibilidade isolada e a tomada de decisões inadequada.²

Metodologia

Mais de 300 profissionais de negócios e TI em empresas de médio a grande porte, representando todos os níveis de senioridade, responderam a uma pesquisa sobre o uso de dados e indicadores-chave de desempenho (KPIs) de suas empresas para a tomada de decisões de negócios.                    

Pesquisa análises interdepartamentais. Dimensional Research, 2022.

Figura 5: Dados demográficos da pesquisa de mercado. Fonte: Dimensional Research, 2022.


Em termos de tamanho da empresa, as respostas foram divididas aproximadamente igualmente entre negócios com menos de 5 mil, 5 mil a 10 mil e mais de 10 mil funcionários. Mais de 20 setores foram representados com Serviços Financeiros, Tecnologia, Manufatura, Saúde e Varejo compondo 69% do total. Mais da metade dos entrevistados eram gerentes, com 25% sendo colaboradores individuais da linha de frente e 20% executivos. Todas as principais funções foram representadas, com Finanças, Marketing, Vendas e Técnica representando 86% dos participantes. A pesquisa foi realizada em inglês, com a América do Norte representando 78%, a Europa 9% e porcentagens menores de outras regiões geográficas.


Saiba mais sobre o valor da análise interdepartamental

Saiba mais sobre o Oracle Fusion Analytics.

Siga-nos no Twitter @OracleAnalytics e conecte-se conosco no LinkedIn


¹ https://blogs.oracle.com/analytics/post/driving-cross-functional-alignment-in-times-of-rapid-change
² https://blogs.oracle.com/analytics/post/connecting-supply-chain-and-workforce-insight-to-improve-operational-execution-and-flexibility