A Camerite Sistemas oferece franquias para serviços de vigilância por vídeo baseados em nuvem, fornecendo monitoramento por vídeo que combina câmeras de vigilância integradas com inteligência artificial. A empresa centraliza imagens de câmeras de um bairro em uma única plataforma, que é disponibilizada em tempo real para organizações de segurança privada e pública para uso em investigações criminais e outras. Com sede em Joinville, Brasil, a empresa tem operações em todo o país, presença em mais de 800 cidades e atende mais de 300 mil clientes, com o objetivo de melhorar a segurança da comunidade.
A empresa queria melhorar sua infraestrutura de nuvem para expandir o negócio e sua oferta de serviços. A Camerite precisava diminuir seus custos de infraestrutura e reduzir a latência para dar aos clientes acesso mais rápido a imagens ao vivo e responder a possíveis crimes mais rapidamente. Também exigiu maior flexibilidade ao escalar, uma vez que seu provedor de nuvem legado poderia oferecer expansão de serviço apenas dobrando a quantidade de pessoal e recursos de infraestrutura a cada vez, o que não era mais financeiramente viável.
A Camerite selecionou a Oracle para substituir os provedores de nuvem anteriores devido aos custos mais baixos da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), seu modelo de preços uniforme e a latência reduzida alcançada ao se localizar em um data center na região de nuvem brasileira. O fator-chave em sua decisão foi a capacidade de escalar incrementalmente os serviços da OCI, o que proporcionou maior flexibilidade aos negócios para atender às suas necessidades de crescimento. A empresa realizou uma prova completa de conceito, incluindo testes de estresse de seus serviços, antes de selecionar a OCI como a solução mais adequada para seus negócios. Ele continua a usar alguns serviços do Azure também.
-Leia mais: Trinus transforma o mercado imobiliário brasileiro com Oracle Cloud

“O principal fator que nos levou a trocar de nuvem foi a viabilidade da operação como um todo”, diz Sidney Schneider, CTO da Camerite Sistemas. “Uma grande vantagem da Oracle foi o data center no Brasil, que nos permitiu migrar toda a nossa operação dos Estados Unidos e fornecer um benefício de latência muito grande. Além disso, a estrutura de preços e o fato de eu ter microescalabilidade para ir de 8 a 10 ou 11 núcleos, garante mais economia de escala.”
A Camerite reduziu a latência da rede de data centers, diminuiu o custo total de propriedade e permitiu a escalabilidade rápida e incremental da infraestrutura implantando a Oracle Cloud Infrastructure. Ao migrar para a OCI, a empresa impulsionou o desempenho do produto de vigilância e o atendimento ao cliente, reduziu os custos operacionais e aumentou sua agilidade nos negócios.
“Com a OCI, melhoramos a velocidade com que nossos clientes podem conduzir suas investigações com base em imagens de vigilância. Transformamos nosso modelo de negócios técnico e comercial, aumentamos a flexibilidade dos negócios e reduzimos os custos operacionais em 25%. A solução da Oracle estava claramente além da concorrência.” (Sidney Schneider, CTO, Camerite Sistemas)
A Camerite reduziu em 25% seus gastos com infraestrutura, implementando a OCI e aproveitando seu modelo uniforme de preços, onde o custo dos servidores que hospedam as imagens de vigilância da Camerite é o mesmo, independentemente do data center que usa. Com seu plano de expansão atual, a organização espera alcançar uma economia de custos de mais de 50% nos próximos dois anos. Com a OCI, a empresa pode hospedar seus dados de vigilância no Brasil, e não nos Estados Unidos, uma configuração que teria sido mais cara com seu provedor de nuvem anterior. Com infraestrutura localizada, a Camerite reduziu a latência quase pela metade, melhorando significativamente a qualidade do serviço para seus clientes de segurança e aplicação da lei que precisam ter acesso rápido a imagens de câmeras ao vivo para melhorar os tempos de resposta.
A Camerite também reduziu os custos já que pode aumentar o processamento de dados e a capacidade de memória em pequenos incrementos, sem precisar adicionar capacidade em incrementos maiores.
A flexibilidade da infraestrutura e os ganhos financeiros trazidos pela implementação da OCI permitiram à Camerite expandir seu modelo de negócios para oferecer serviços mais diretos ao consumidor. A empresa espera que a expansão e o aprimoramento dos serviços de monitoramento da Camerite ajudem a reduzir a criminalidade no Brasil e a melhorar a segurança pública.
“Com a OCI, posso escolher exatamente a quantidade de núcleos de que preciso, o que melhora a viabilidade do nosso projeto, garantindo mais economia ao escalar. Sem isso, não teríamos alcançado o volume de negócios ou os resultados financeiros que estamos alcançando hoje.” (Sidney Schneider, CTO, Camerite Sistemas)