Movida pelo propósito de transformar o mundo empoderando as pessoas por meio da inovação, a Oracle assinou em 2023 o Manifesto Tech, um movimento nacional apoiado por escolas, startups, empresas e comunidade tech em defesa da contratação de desenvolvedoras e desenvolvedores em nível júnior. Segundo a Alura, idealizadora da iniciativa, cerca de 500 mil vagas geradas até 2027 esperam por esses e essas profissionais para preenchê-las. Contudo, o número de profissionais com formação na área é insuficiente para a demanda do cenário atual. 

Como uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e com soluções presentes em empresas de todos os tamanhos e impactando a vida de milhões de pessoas em todos os continentes, a educação digital é um compromisso da Oracle ao longo de mais de quatro décadas de história. A adesão ao Manifesto Tech apenas reforça nosso compromisso de capacitar profissionais de tecnologia para entregarem valor a projetos reais que já acontecem em suas companhias. Ao estimular a cultura do crescimento em nossas iniciativas, nós oferecemos aprendizado contínuo aos nossos times e à sociedade.

Por que a Oracle assinou o Manifesto Tech?

Oracle Academy
Um exemplo disso é a Oracle Academy, projeto que envolve mais de 5.000 instituições educacionais e mais de 14.000 educadores em 21 países, ajudando milhões de alunos e alunas a se prepararem para a faculdade e o mercado de trabalho. No Brasil, mais de 800 instituições públicas e privadas se juntaram à Oracle Academy para apoiar nosso trabalho na educação, trazendo mais de 4.000 professores para o programa.

Além disso, o projeto impacta positivamente a comunidade: todos os anos, centenas de colaboradores da Oracle, desde o time técnico até nosso time de liderança executiva, são voluntários na Oracle Academy para compartilhar seus conhecimentos, habilidades técnicas, comerciais e sociais com estudantes e professores em todo o país, ampliando o escopo e o alcance do programa e inspirando as novas gerações a aproveitar as oportunidades do mundo digital.

Oracle Next Education
Outro exemplo de ação que vem transformando a vida das pessoas é o Oracle Next Education (ONE), programa educacional que usa a tecnologia para impactar positivamente a sociedade e conectar os estudantes com o mercado de trabalho por meio de empresas parceiras. A iniciativa conta com mais de 700 horas de trilhas e capacita programadoras e programadores juniores front-end ou back-end em uma jornada que dura de 6 a 9 meses. O aluno aprende sobre lógica de programação, Java ou front-end e soft skills. Iniciado no Brasil, atualmente o programa abrange 13 países latino-americanos. Desde seu lançamento, mais de 300.000 estudantes se cadastraram na plataforma, 172 empresas parceiras aderiram ao programa, 59.700 pessoas se formaram e mais de 9.450 profissionais foram contratados.

Generation Oracle (GenO)
Além do desenvolvimento de talentos, um dos compromissos do Manifesto Tech é a contratação de profissionais. Na América Latina, criamos uma nova maneira de atrair novos talentos por meio do nosso programa de estágio Generation Oracle (GenO). O programa já está em sua quarta edição e a diversidade é um dos seus pilares, com modelo de contratação oculto. Durante o processo seletivo, eliminamos aspectos como idade, gênero, currículo, endereço, experiências prévias e nome da universidade para evitar qualquer viés. 

Impacto social
A Oracle também apoia financeiramente instituições na América Latina que são beneficiadas com projetos de voluntariado corporativo, como Junior Achievement, Technovation Girls, Laboratoria, Instituto Proa e Gerando Falcões. Com essa contribuição, ampliamos o número de iniciativas que empoderam jovens em situação de vulnerabilidade social e, ao mesmo tempo, engajam colaboradores em projetos de impacto junto a estas entidades. 

 

Em 2022, mais de 1.300 colaboradoras e colaboradores da Oracle na América Latina se voluntariaram para participar em mais de 80 ações, gerando mais de 7.000 horas doadas a esses projetos. 

O Discover Data é um programa realizado em cinco países da América Latina e tem como objetivo a imersão de jovens de escolas públicas em análise de dados e aplicação de métodos como design thinking. Estudantes passam dois dias na Oracle em contato direto com especialistas da empresa para aprender e desenvolver soluções para os desafios apresentados. Desde 2017, mais de 900 estudantes tiveram a oportunidade de participar dessa iniciativa.

Já o projeto Technovation Girls é a maior competição de tecnologia e empreendedorismo do mundo para meninas de 10 a 18 anos. O programa empodera adolescentes na tecnologia, desenvolvendo projetos pra resolver problemas das suas comunidades, e está presente em mais de 120 países. Mais de 400 meninas já passaram pelo programa.

A Laboratoria é outra ONG apoiada oficialmente pela Oracle na América Latina. Seu foco de atuação é formar mulheres em programação num Bootcamp de 6 meses para que possam crescer dentro do mercado de tecnologia. O bootcamp consiste num ensino imersivo e intensivo para que elas desenvolvam suas habilidades em um curto período de tempo. 

Além disso, a Oracle financia um curso anual para jovens da ONG Gerando Falcões, que contempla programação Java e inglês. Assim, jovens em vulnerabilidade social podem se desenvolver e ter oportunidades no mercado de tecnologia. Desde 2017, mais de 200 jovens entre 16 e 22 anos tiveram acesso à imersão no mundo da programação.

Por fim, financiamos um curso semestral para jovens conduzido pelo Instituto PROA. Nele, os ajunos aprendem e colocam em prática habilidades para o mercado de tecnologia e programação. Desde 2017, cerca de 3.000 jovens passaram pelo curso. Para complementar a experiência e o desenvolvimento dos participantes, conectamos colaboradores experientes da Oracle com os jovens, trabalhando o voluntariado corporativo por meio de simulações de entrevistas de emprego, bootcamps de tecnologia, mentorias, eventos para o empoderamento de meninas no mercado da tecnologia, entre outros.

São muitas as razões do porquê assinarmos o Manifesto Tech e essas são apenas algumas das iniciativas que reafirmam nosso compromisso com a educação. Ao capacitar e integrar mais pessoas ao mundo da tecnologia, estamos preparando-as para lidar com os desafios da sociedade. 

Daniele Botaro
Diretora de Diversidade e Inclusão para a Oracle na América Latina