A Oracle anunciou nesta segunda-feira, 18/9, novos serviços generativos de IA para organizações de saúde. Integrado com as soluções de registro eletrônico de saúde (EHR) da Oracle, o novo Oracle Clinical Digital Assistant permite que os provedores aproveitem o poder da IA generativa juntamente com comandos de voz para reduzir o trabalho manual para que possam concentrar mais atenção no atendimento ao paciente. Também facilita que os pacientes tomem ações de autoatendimento, como agendar consultas ou verificar informações clínicas de acordo com sua conveniência usando comandos de voz simples.

Assistente clínico digital

Embora os RESs tenham ajudado a reduzir erros e melhorar a continuidade do atendimento, os pacientes muitas vezes se sentem desconectados, inouvidos e insatisfeitos quando um provedor passa a maior parte da consulta olhando para uma tela. O Oracle Clinical Digital Assistant alimentado por IA generativa alivia esse problema para permitir que os médicos deem toda a sua atenção aos pacientes, simplificando drasticamente as tarefas administrativas. O assistente multimodal baseado em voz e tela participa da consulta usando IA generativa para automatizar a tomada de notas e propor próximas ações sensíveis ao contexto, como solicitar medicamentos ou agendar laboratórios e consultas de acompanhamento.

O Oracle Clinical Digital Assistant também responde a comandos de voz conversacionais de provedores que podem fazer perguntas como “mostre-me os últimos resultados de ressonância magnética do paciente”, para procurar elementos do registro de EHR de um paciente durante uma consulta. As informações e imagens são então entregues em uma ordem relevante que ajuda o médico a obter informações sobre o caminho de tratamento apropriado sem exigir uma interação de vários menus e várias etapas com o RES. A nova solução estará disponível nos próximos 12 meses.

“O EHR deve ser o melhor aliado do provedor para oferecer cuidados envolventes e personalizados aos pacientes que atendem”, disse Suhas Uliyar, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Oracle Health. “Ao trazer recursos abrangentes de IA generativa e voz em primeiro lugar para nossas plataformas de EHR, não estamos apenas ajudando os provedores a reduzir o trabalho mundano que leva ao esgotamento, mas também os capacitamos a criar melhores interações com os pacientes que estabelecem confiança, criam lealdade e entregam melhores resultados.”

O Oracle Clinical Digital Assistant foi criado com base na comprovada plataforma Oracle Digital Assistant, que já está sendo usada hoje para executar tarefas críticas para milhares de organizações em vários setores.

-Leia mais: A estratégia de IA generativa da Oracle

Oracle traz recursos de IA generativa para a área de saúde

Recursos de autoatendimento ao cliente

Os novos recursos da Oracle Digital Assistant Platform também permitem que os pacientes assumam mais controle sobre seus cuidados de saúde. Os pacientes podem tomar ações de autoatendimento que vão desde o uso de comandos de voz para agendar uma consulta ou pagar uma conta até obter respostas generativas orientadas por IA para perguntas como “o que acontece durante uma colonoscopia?”

Os provedores também podem fornecer informações úteis aos pacientes por meio de bate-papo na web incorporado em seu portal seguro do paciente, como um lembrete para trazer os resultados laboratoriais necessários para uma próxima visita. Com essas interações, os profissionais de saúde podem promover a retenção de pacientes com melhor engajamento e, ao mesmo tempo, reduzir significativamente a perda de receita, evitando problemas comuns, como faltas a compromissos. Esses recursos já estão disponíveis.