Temos o prazer de anunciar que o serviço Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Queue agora está disponível em todas as regiões comerciais da OCI, com as regiões não comerciais chegando em breve. O OCI Queue fornece uma solução de mensagens serverless e de alto desempenho para comunicação assíncrona entre processos, permitindo que serviços e aplicações sejam desacoplados e orientados por eventos. O preço do serviço é baseado em chamadas de API, sendo que o primeiro milhão de chamadas de cada mês é gratuito.

O serviço inclui uma interface de usuário intuitiva para configurar, criar e gerenciar filas, juntamente com o suporte do Terraform. O serviço é compatível com APIs REST e SDKs para várias linguagens, incluindo Java e Python, não apenas para enviar e receber mensagens nas filas, mas também configurar e gerenciar as filas. Com APIs REST, o serviço também oferece suporte ao uso do protocolo STOMP e outros protocolos de mensagens serão compatíveis no futuro.
O Oracle Architecture Center e os repositórios públicos do GitHub incluem exemplos e implementações referenciadas que você pode implementar para ver as filas sendo usadas e a colocação de código as APIs e os SDKs em uso.
Recursos do OCI Queue
O serviço oferece os seguintes recursos:
- Garantia de entrega
- Dimensionamento automático com base na demanda
- Alta disponibilidade com domínio de disponibilidade e redundância de zona de falha
- As mensagens do OCI Queue são criptografadas em trânsito e em repouso.
- Implementação agnóstica
- Fornecimento de dead letter queues para reter mensagens com falha na entrega
- Forte controle de acesso gerenciado por meio de políticas controladas por serviços de OCI Compartments e Identity and Access Management (IAM)
- Mensagens em lotes para garantir eficiência

Gerenciamento de consumo
O consumo de mensagens fornece os meios para controlar sua visibilidade. Quando um consumidor recebe uma mensagem, ela não fica visível para nenhum outro consumidor, mas fica retida na fila até que o primeiro confirme o recebimento bem-sucedido ou atinja o tempo limite. Com esse método, o consumidor pode alterar quanto tempo uma mensagem permanece oculta caso sua transação demore mais do que o esperado.

O processo usa as seguintes etapas:
1-Um produtor envia uma mensagem para a fila com o tempo de retenção de mensagem padrão. O produtor recebe a confirmação de que o serviço Queue recebeu e armazenou a mensagem.
2-O consumidor A recebe a mensagem, que deve processar dentro do Tempo de Visibilidade A.
3-O consumidor B não recebe nada porque a única mensagem disponível já foi consumida pelo consumidor A.
4-O consumidor A falha ao processar a mensagem dentro do Tempo de Visibilidade A, então ele atualiza a mensagem para estender o limite de tempo.
5-O consumidor B tenta receber uma mensagem novamente, mas não consegue porque a única mensagem disponível foi consumida e estendida pelo consumidor A.
6-O tempo de visibilidade estendido expira e a mensagem torna-se visível novamente.
7-O consumidor B tenta receber uma mensagem pela terceira vez. O consumidor B recebe a mensagem, que deve ser processada dentro do tempo de visibilidade B.
😯 consumidor A tenta receber a mensagem, mas não recebe nada porque o consumidor B consumiu a mensagem. O consumidor A não pode mais estender o tempo de visibilidade da mensagem ou excluí-la.
9-O consumidor B processa a mensagem com sucesso e tenta excluí-la da fila. O consumidor B recebe a confirmação de que a mensagem foi apagada permanentemente, portanto não pode ser entregue a nenhum outro consumidor.
Comece agora mesmo
Para obter mais informações sobre o Oracle Cloud Infrastructure Queue, consulte os seguintes recursos:

