A Metalsa é uma empresa sediada em Monterrey, México, com operações em 7 países e mais de 10 mil funcionários. A organização está inserida em um segmento de mercado bastante competitivo, com forte pressão por inovação e constante redução de custos.
Por isso, há alguns anos, iniciou um processo de transformação digital para se adaptar à dinâmica da indústria automotiva. Até a década de 2000, a empresa tinha seus próprios sistemas de gestão empresarial e financeira instalados em uma infraestrutura on-premises, e os processos de recursos humanos eram gerenciados manualmente.
Isso exigia muito esforço da equipe de TI, que tentou garantir que o sistema funcionasse sem problemas, mas as aplicações ficavam desatualizadas muito rapidamente. Ao longo dos anos, a Metalsa modernizou seus sistemas, substituindo-os por aplicações da Oracle – incluindo Oracle Enterprise Resource Planning (ERP), Human Capital Management (HCM) e Enterprise Performance Management (EPM) -, ainda mantidas em uma arquitetura on-premises.
Recentemente, em mais um passo em direção à transformação tecnológica, seus líderes decidiram migrar para a nuvem.
Por que a Oracle?
A escolha da Oracle Cloud foi baseada na confiança que a Metalsa tem na empresa e em sua experiência anterior com soluções ERP, EPM e HCM on-premises, bem como Oracle Configure, Price, Quote (CPQ) e Oracle Global Trade Management (GTM).
A Metalsa optou pela Oracle como sua parceira de tecnologia porque estava confiantes de que nossa nuvem poderia atender às suas necessidades de manter seus dados seguros, fluindo e processados rapidamente, com um nível de granularidade que otimizaria a análise de negócios e a tomada de decisões estratégicas.
Resultados
Ao modernizar seus sistemas e migrar suas aplicações para a Oracle Cloud, a Metalsa passou a ter acesso a tecnologias atualizadas regularmente, eliminando o risco de obsolescência.
O principal benefício até o momento está relacionado à institucionalização de processos na área de recursos humanos. Anteriormente, dados sobre funcionários, processos de recrutamento, promoções, etc., eram gerenciados manualmente, sem um histórico de cada informação. Agora, a empresa conta com processos de trabalho padronizados, com informações detalhadas sobre seus funcionários em uma plataforma estável e acessível a todos do setor.
A solução Oracle Human Capital Management (HCM) também teve impacto direto no dia a dia dos colaboradores, que passaram a ter acesso a totens de autoatendimento na própria fábrica, através dos quais podem solicitar e imprimir os documentos de que necessitam para procedimentos internos ou externos, ou fazer solicitações específicas às áreas de recursos humanos. Além disso, o aplicativo móvel permitiu que eles acessassem esses documentos fora do escritório. Eles os solicitam e recebem digitalmente em seus celulares e emails.
Do lado operacional, a cotação de produtos e materiais agora é feita por meio da ferramenta Oracle CPQ (configuração, precificação e cotação), algo que antes era feito manualmente – e por pessoas diferentes – em planilhas no Excel. Essas mudanças simplificaram seus processos operacionais, permitindo que a empresa fechasse seu mês financeiro mais rapidamente, planejasse seu orçamento e tomasse melhores decisões de negócios com base em dados mais granulares.
O módulo Oracle Cloud EPM Profitability and Cost Management ajudou a empresa a obter informações a partir de uma demonstração de resultados consolidada pelo cliente, algo que permite conhecer a lucratividade de cada consumidor e dos produtos vendidos, algo que antes também era gerenciado manualmente.