A Informática de Municípios Associados (IMA) é uma empresa de economia mista, cuja maior acionista é a Prefeitura de Campinas (SP).  Além de desenvolver sistemas, conectividade, suporte técnico, helpdesk, dentre outros serviços, como soluções para Cidades Inteligentes (smart cities) e Inovação em Gestão Pública, a IMA mantém um datacenter próprio.

Como padrão para equipamentos físicos, a equipe responsável já estava alerta quanto ao ciclo de vida, à necessidade de renovação, à burocracia natural do processo de novas aquisições na esfera pública e ao planejamento de recursos suficientes para atender a demanda atual e o crescimento.

Diante destes desafios preliminares e da necessidade crescente de adquirir novos equipamentos, conforme aumenta a demanda por processamento e armazenamento, a IMA, ao invés de iniciar uma nova rodada de atualização dos equipamentos on-premise, conduziu um processo para seleção de um provedor de nuvem que teve como resultado a contratação da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), por oferecer um portfólio de serviços amplos, flexíveis e seguros.  

Por que a Informática de Municípios Associados (IMA) escolheu a Oracle

Anteriormente à escolha da OCI, a IMA experimentou soluções de nuvem, analisando características, testando e observando o desempenho de ferramentas. Entretanto, a empresa optou pela Oracle por alguns diferenciais. Um deles foi a relação custo-benefício, na qual os profissionais dedicados a este estudo minucioso avaliaram o custo estimado da carga necessária de migração de workloads em  relação aos diferentes provedores.

Outro fator decisivo foi a segurança. A IMA analisou as certificações, incidentes, o que e como o provedor é oferecido e o suporte à migração e os serviços associados a ela.

Nestes pontos mencionados, a Oracle se destacou, principalmente, pelo suporte, que acompanhou, prestou atendimento especializado e dedicado e revisou processos periodicamente, sugerindo melhorias durante todo o percurso da migração.

“Diante do ciclo de vida dos equipamentos e da necessidade de renovação, conforme aumenta a demanda por processamento e armazenamento, decidimos contratar a OCI, que oferece um portfólio de serviços amplos, flexíveis e seguros.”
Rodrigo Prado, Gerente de Infraestrutura da IMA

Resultados

 

Com a missão de promover a inovação na área pública e impactar seus stakeholders de forma positiva e estratégica, a IMA busca se tornar referência neste segmento por meio de soluções de tecnologia da informação e comunicação.

E para atingir tais objetivos, a empresa de economia mista investiu na migração dos workloads para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

O processo de migração se iniciou em julho de 2023, com o diagnóstico da estrutura, a estimativa de consumo de recursos e os treinamentos ministrados pela Oracle.

No período de um ano e com 99% deste status concluído, a IMA observou resultados expressivos obtidos com a adoção da OCI. O grande destaque foi o ganho de mais de 60% em termos de agilidade, execução de atividades e tarefas no banco de dados da empresa.

Outro resultado positivo foi a redução significativa do tempo de execução de backups, algo fundamental para toda a integridade do ambiente. Se o backup era processado em 24 horas, após a migração esta atividade passou a ser executada em 8 horas, ou seja, o processo se tornou 3 vezes mais rápido, logo houve uma redução de 66% no tempo despendido.

A migração para a OCI ainda tornou possível aumentar a disponibilidade dos recursos de modo mais seguro e aprimorado e melhorar a administração do ambiente por conta do acesso facilitado ao suporte oferecido pela Oracle, que respondeu rapidamente às necessidades da IMA. 

Por fim, houve a possibilidade de flexibilizar o workload volumoso e complexo de prefeituras de grandes cidades e órgãos públicos, uma vez que a transformação digital registrada no Brasil aumentou a demanda dos cidadãos por acesso a serviços online nos últimos anos. Com a migração para a OCI, o crescimento com dados e recursos computacionais foi mantido de uma forma tão flexível que possibilitou aos sistemas expandirem rapidamente e de acordo com as políticas públicas.