O Grupo Romero é um conglomerado mexicano formado por quatro empresas, três delas do setor agrícola. Inclui a terceira maior produtora de ovos do país; a Patza, uma das cinco maiores produtoras de carne de frango do México; e a Apecsa, dedicada à produção e comercialização de pastas, azeites e óleo de soja.
Em 2018, seus líderes decidiram realizar um projeto para padronizar os processos internos em uma única solução de gestão empresarial baseada na nuvem. Eles escolheram a Oracle como parceira de tecnologia porque a El Calvario, maior empresa do grupo, ainda usava o Oracle E-Business Suite (EBS), operando com eficiência e se destacando em muitos aspectos em comparação às outras empresas do conglomerado.
Por isso, os gestores decidiram continuar sua aliança com a Oracle e migrar os sistemas on-premises de todas as suas empresas para a Oracle ERP Fusion Cloud. Com a migração, eles conseguiram consolidar os sistemas de gestão empresarial em uma única plataforma, melhorando a execução de processos críticos, como os relacionados à compra de suprimentos, reduzindo a necessidade de intervenções manuais e minimizando erros.
O grupo também simplificou seus processos contábeis, acelerando os processos de faturamento, fechamento financeiro e contas a receber e a pagar. Seus líderes agora têm uma visão integrada de todos os negócios, posibilitando tomar decisões mais rápidas e baseadas em dados.
Além disso, eles reduziram seus custos de manutenção e suporte de infraestrutura de TI, permitindo que eles invistam esses recursos em atividades mais estratégicas para o crescimento das empresas a curto, médio e longo prazo.
Por que a Oracle?
Com o projeto em andamento, os gestores do grupo decidiram ir além e padronizar os processos internos de suas empresas sob uma única solução de nuvem, dadas as vantagens que isso lhes ofereceria em termos de rapidez de implementação, facilidade de gerenciamento da ferramenta e potencial de economia em custos de infraestrutura de TI.
Além disso, a El Calvario, que já utilizava os serviços da Oracle há muito tempo, e vinha operando bem tanto administrativa quanto operacionalmente, destacando-se em muitos aspectos em relação ao restante do grupo. Os líderes decidiram, então, dar continuidade à parceria com a Oracle e migrar os sistemas on-premises das suas empresas para a Oracle ERP Fusion Cloud, a fim de se alinharem às boas práticas globais e se tornarem um grupo empresarial ainda mais eficiente e moderno.
Os resultados
Com a ajuda do Oracle Fusion Cloud ERP, o Grupo Romero conseguiu consolidar os sistemas de gestão empresarial de suas quatro empresas em uma única plataforma, melhorando a execução de processos críticos, como os relacionados à compra de insumos utilizados em suas operações, reduzindo a necessidade de intervenções manuais e minimizando erros.
O grupo também otimizou seus processos contábeis, agilizando o faturamento, os fechamentos financeiros e o processamento de contas a receber e a pagar. Além disso, seus líderes agora têm uma visão integrada de toda a empresa por meio do acesso a dados e relatórios em tempo real.
Com o Oracle Fusion Analytics for ERP, por exemplo, a empresa pode resolver inconsistências e gerar métricas específicas, dando-lhes maior visibilidade dos processos críticos e permitindo-lhes tomar decisões mais rápidas e baseadas em dados. Isso simplifica as operações, gera estruturas diferenciadas e concentra as operações para conferir melhor posicionamento e maior poder nas negociações, entre outras vantagens.
Com seus sistemas rodando no Oracle Fusion Cloud ERP, o grupo também reduziu seus custos de manutenção de infraestrutura de TI, já que a Oracle cuida do gerenciamento dos bancos de dados e servidores, em vez de manter os sistemas hospedados em suas próprias instalações.
Sobre o Grupo Romero
O Grupo Romero tem atualmente 6.500 funcionários e opera principalmente na região centro-sudeste do México. Além do setor agrícola, o conglomerado também oferece serviços de turismo.