Com 67 anos de mercado, o Grupo Lello atua no segmento de administração, locação e vendas de imóveis. Atualmente, a companhia administra mais de 3 mil condomínios e está presente na capital, no interior e no litoral paulistas. E, recentemente, a empresa começou seu processo de expansão para além das fronteiras de São Paulo, abrindo uma filial em Maceió. E já busca negócios em outros estados.
Os desafios gerados pela transformação digital
Ao longo dos anos, a Lello tem procurado se manter atualizada tecnologicamente, externa e internamente. Apesar disso, antes da pandemia, havia mais soluções digitais para seus clientes, do que para os colaboradores da companhia — que ainda dependiam de muitos processos manuais, com documentos em papel. Mas, nos últimos dois anos, seus líderes passaram por curso de transformação digital, para que houvesse uma mudança de mindset. Tudo isso com o objetivo de otimizar, organizar e facilitar a vida do cliente – direta e indiretamente.
Com o desafio de obter mais agilidade na análise de dados e também otimizar processos, era preciso, então, ter um sistema integrado com as informações de toda a companhia. “O desafio é ter 67 anos de tradição com a cabeça no futuro. Uma cabeça de startup”, avalia Luciana Ribeiro Armentano, diretora de controladoria do Grupo Lello. Ela destaca que a digitalização é importante — especialmente para clientes que não querem ter contato humano e preferem que tudo seja digital — mas que é preciso manter o atendimento humano para quem prefere.
Por que a Lello escolheu a Oracle
A solução mais adequada para essas necessidades atreladas à transformação digital foi encontrada na Oracle Planning and Budgeting Cloud Services (PBCS), um dos módulos que compõem o Oracle Enterprise Performance Management (EPM). A escolha levou em consideração o conhecimento da equipe sobre quais informações são relevantes para dar continuidade ao plano de ações e melhorar o atendimento. A solução da Oracle atendeu completamente a todas as necessidades da Lello — que inclui três verticais, startups e desafios.
“A possibilidade de monitorar metas, prazos, valores e datas de forma fácil representa um ganho, já que, quando se inicia um projeto na PBCS, pode-se acompanhá-lo e saber quando seu vencimento está próximo.”
Luciana Ribeiro Armentano, diretora de controladoria, Grupo Lello
“Antes de usá-la, a administração era muito segmentada: cada departamento agia isoladamente e não havia visão macro”, continua Luciana. “Nesse cenário, além de a consolidação de resultados demorar muito, os valores normalmente divergiam. Mas o PBCS passou a atender toda a operação e garantiu mais agilidade e método aos processos”.
Resultados
Com o Oracle PBCS, o Grupo Lello diminuiu consideravelmente o tempo de emissão de relatórios e gráficos — processo considerado um dos mais importantes do mês para a empresa.
De acordo com Luciana Armentano, a elaboração de relatórios e gráficos, após a apuração no décimo dia, levava entre três e cinco dias adicionais para emissão padrão, além de outras análises pontuais. A partir do uso do Oracle PBCS, os executivos do grupo têm acesso a esses documentos de forma instantânea, o que permite maior rapidez na tomada de decisões.
Para além da agilidade na entrega dos números, o PBCS também facilita a visualização dos dados, apresentando análises verticais, horizontais, linhas de tendência, prospecção e gráficos. Com isso, o diretor executivo de cada área tem acesso a um dashboard completo com a receita comparada ao mesmo período do ano anterior, ao orçamento, a três meses anteriores e assim por diante. Com isso, os executivos conseguem detectar tendências e fazer previsões de gastos com maior eficiência.
A ferramenta garante, ainda, melhor controle e visibilidade dos projetos, o que leva a mais produtividade. A possibilidade de monitorar metas, prazos, valores e datas de forma facilitada representa um ganho estratégico, já que, quando se inicia um projeto por meio do PBCS, pode-se acompanhá-lo e saber quando o seu prazo de entrega está próximo.
Saiba mais sobre:
- Oracle Cloud EPM Planning
- Consolidação e Fechamento Financeiros no Oracle EPM Cloud
- Oracle Cloud EPM Account Reconciliation
“O Oracle PBCS permite que nossas equipes passem menos tempo na execução e possam se dedicar mais à análise estratégica de resultados”, comenta Armentano. “Com esses insights mais precisos, temos uma visibilidade mais ampla e podemos empregar recursos com mais eficiência nos setores em que já atuamos e também naqueles onde há oportunidades de negócio em potencial”.
E com o esforço concentrado na análise em vez da execução, o próximo passo do Grupo Lello é permitir que os analistas de cada uma de suas áreas insiram os dados para o orçamento de forma que tudo seja feito diretamente na ferramenta. Com isso, a apuração dos números e a projeção de orçamentos será ainda mais ágil em 2023. E o Oracle PBCS estará em cada etapa desse projeto.