Holding do grupo Dias Branco investe em tecnologia para prestar consultoria e suporte jurídico e financeiro às empresas do grupo.
Desafios de negócio
A Dias Branco é uma holding de capital fechado que atua como um centro de serviços compartilhados para as empresas do grupo em diversos segmentos da economia, como hotelaria, construção civil e portuário, dentre outros.
Devido a extensão, variedade e complexidade das operações, que contemplam 27 CNPJs, além de pessoas físicas, e quase 500 colaboradores, a Dias Branco enfrentava desafios para manter um padrão de atendimento a áreas tão distintas.
Até 2023, a holding mantinha suas operações funcionando em ambiente on-premise. Entretanto, este modelo começou a apresentar riscos de compliance e riscos operacionais para a continuidade do negócio.
Logo, a Dias Branco optou por migrar seus dados estruturados dentro do espaço físico da empresa para a nuvem, com a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), uma vez que, além dos fatores mencionados anteriormente, a holding se localiza em Itaitinga (CE), região metropolitana, mas que com dificuldades no acesso a links, por exemplo.
“Nós precisávamos de uma tecnologia flexível e robusta para suportar a expansão da capacidade de processamento. Portanto, implementar a Oracle Cloud Infrastructure e ter as respostas necessárias para tomar decisões e crescer o negócio foi a melhor opção”,
Tagory Torres, Gerente de TI na Dias Branco
Por que a Dias Branco escolheu a Oracle
A Dias Branco selecionou a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) por três motivos principais: relacionamento, custo e vantagens tecnológicas. Esta relação de confiança se fortaleceu por conta da abertura oferecida pela Oracle para escalar resoluções aos desafios de alta complexidade com a OCI e devido ao apoio incondicional de uma equipe com expertise capaz de compreender as nuances dos processos e cenários e propor soluções eficazes para cada situação.
Outra razão que influenciou a Dias Branco a escolher a Oracle foi a viabilidade econômica, levando em consideração a relação entre o potencial de investimento da holding e os serviços oferecidos por outros players do mercado.
Além destes dois fatores, a decisão por contratar a OCI se deve também à robustez dos recursos tecnológicos disponíveis e à aderência às necessidades da Dias Branco de mensurar resultados, mitigar riscos, preservar o compliance, mantendo o ritmo de crescimento do negócio.
Resultados
Com o início da migração dos dados e da operação do ambiente on-premise para a Oracle Cloud Infrastructure, a Dias Branco modernizou a sua infraestrutura tecnológica.
Em apenas 45 dias, toda a fundação estava preparada, e o processo de migração se iniciou pelos ambientes críticos, sem interromper, em momento algum, o funcionamento da holding e dos serviços prestados às empresas atendidas por ela.
Apesar deste processo ainda estar em andamento, uma vez que 30% da migração foi realizada, já é possível apontar alguns desdobramentos positivos com a implementação da OCI na Dias Branco.
A DIBRA agora consegue, com um detalhamento bem minucioso, mensurar os resultados das aplicações em diversas áreas, como compras, financeiro, portabilidade, RH, recursos humanos também em toda a parte do back office.
Outro ponto a ser destacado é a mitigação de riscos para preservar o compliance e garantir o crescimento contínuo do negócio. A migração para a OCI trouxe agilidade na entrega dos projetos, redução de perdas e maior disponibilidade.
Dois exemplos tangíveis destes resultados são os tempos que a holding atualmente despende para criar empresas e gerar relatórios financeiros. Antes da migração, a Dias Branco levava seis meses pra criar uma empresa. Este período foi abreviado para 15 dias e a meta, com a OCI, é reduzi-lo ainda mais. Outro KPI é a redução do prazo para geração de reports de finanças da holding. Antes da implementação, eram necessários 40 minutos. Atualmente, os mesmos relatórios são gerados em apenas 5 minutos, otimizando o tempo dos profissionais e permitindo a dedicação a outras tarefas, além de não sobrecarregar o processamento dos dispositivos utilizados para tal ação.
A OCI ainda permite colocar novas ferramentas para automação de testes, execução analítica e geração de insights, inclusive, com a aplicação de inteligência artificial.
Esta combinação de avanços resultou, consequentemente, numa estimativa de melhoria da performance geral da Dias Branco em até 30%*.
*percentual estimado com base no status atual de migração.
Parceiros neste projeto
A Dias Branco contou com a expertise da Service IT para realizar, com uma equipe de lift dedicada, o processo de implementação da OCI. A parceira demonstrou ser acessível no atendimento, além de apresentar pleno domínio, sendo fundamental para o sucesso do projeto e qualificando nossos profissionais como especialistas nesta solução.
https://service.com.br
Sobre o cliente
Dias Branco Administração e Participações é uma empresa de serviços financeiros com sede em Itaitinga (CE).
http://dibra.com.br