A CPFL Energia é uma empresa de energia completa, com negócios em distribuição, geração, transmissão, comercialização de energia elétrica e serviços, com atuação em todas as regiões do país. A companhia é a segunda maior distribuidora em volume de energia vendida, com 14% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,3 milhões de clientes em 687 municípios. Com 4.414 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas brasileiras, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.
Até pouco tempo, a priorização e a roteirização das atividades realizadas pelos técnicos de campo das Gerências de Obras & Manutenção (O&M) da CPFL era realizada de maneira manual, com base em critérios e experiência de cada empresa/região. Diante deste contexto, havia uma grande dificuldade em mensuração da produtividade para correta alocação de atividades e dimensionamento das equipes.
Nesse cenário, a CPFL buscou soluções e ferramentas que agregassem inteligência a esses processos, aperfeiçoando a alocação de atividades e otimização das equipes de campo, tornando a roteirização e mobilidade das mesmas mais eficiente.
Por que a CPFL escolheu a Oracle
Para auxiliar nesta tarefa, a CPFL escolheu o Oracle Field Service (OFS). Dentre as diversas features apresentadas pela plataforma da Oracle, chamou a atenção da CPFL a Tecnologia de roteirização baseada no tempo e autoaprendizagem, com utilização de inteligência artificial. Essa funcionalidade, em conjunto com a visibilidade das equipes por meio de mapa, gráfico de Gantt e lista de atividades e a possibilidade de colaboração entre campo e escritório, chamaram a atenção dos colaboradores da equipe de O&M e foram decisivas para a adoção da solução.
Implementação
O projeto de implementação do Oracle Field Service na CPFL para as Gerências de O&M foi iniciado em agosto de 2021 e a implementação foi finalizada em fevereiro de 2023. A solução, que se encontra atualmente em estabilização, está integrada ao Kaffa Espresso, solução de mobilidade GIS utilizada pelas equipes de campo das Gerências de Obras & Manutenção e ao SAP ECC, sistema integrado de gestão empresarial transacional, que por sua vez estão integrados ao GIS, base técnica georreferenciada dos ativos elétricos das Distribuidoras e ao Site de Projetos Particulares, um dos canais de relacionamento com os clientes do Grupo.
Participaram deste projeto, além da Infinity System & Solutions, responsável pela implementação do OFS, a Atos, responsável pelas customizações e integrações necessárias nos sistemas legados da CPFL, a CODEX, responsável pelas alterações na solução Kaffa Espresso e a NTT Data, responsável pelas alterações no Site de Projetos Particulares.
Expectativas
Com a implementação do Oracle Field Service, a CPFL Energia espera uma otimização das atividades atendidas pelos técnicos de campo das Gerências de O&M. Isso porque, com a adoção da solução, a companhia está agregando inteligência ao planejamento e roteirização das atividades, mediante critérios padronizados em todo o Grupo.
Por fim, aderente as melhores práticas de sustentabilidade do Grupo CPFL, destaca-se ainda a centralização das demandas em uma solução única, além da eliminação de atividades manuais e redução do uso de papel com a digitalização do processo.