A Constel Tecnologia é um integrador com foco no fornecimento de soluções de infraestrutura de TI e serviços gerenciados. Agregado ao fornecimento de infra, a companhia atua como uma extensão da área de Tecnologia de seus clientes, provendo serviços especializados.
 


A Constel Tecnologia operava dois datacenters próprios desde o ano 2000. No entanto, com o objetivo de expandir sua oferta de serviços para seus clientes, a empresa buscou um parceiro para o fornecimento de infraestrutura de nuvem pública. 

Por que a Constel escolheu a Oracle

Após uma extensa avaliação das ofertas de infraestrutura e serviços de nuvem pública confrontando-as com as demandas para os projetos gerenciados pela empresa, a Constel optou pela Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Como pontos chave da escolha estão a redundância de região, com dois datacenters localizados nas cidades de São Paulo e Vinhedo (interior de São Paulo), a previsibilidade de custos com contrato de preços fixos em reais, a flexibilidade da contratação de banco de dados Oracle “as a service” e, sobretudo, o relacionamento próximo e atendimento personalizado para o tratamento e resolução de quaisquer eventualidades. 
 

“A escolha da OCI se deu em função da redundância de região, com dois datacenters localizados no Brasil, a previsibilidade de custos com contrato de preços fixos em reais, a flexibilidade da contratação de banco de dados Oracle “as a service” e, sobretudo, o relacionamento próximo e atendimento personalizado para o tratamento e resolução de quaisquer eventualidades”.
Vicente Ribeiro Filho, Gerente de Negócios – Constel


Resultados

A incorporação da OCI no portfólio de serviços e infraestrutura da Constel, permitiu à empresa oferecer seus produtos com uma maior abrangência e competitividade. Dessa forma, foi possível acelerar o crescimento e atingimento das metas de crescimento e participação de mercado. Isso porque a companhia obteve um crescimento de faturamento de 12% na oferta de serviços baseados na nuvem da Oracle.

A partir da OCI, a Constel também adotou o modelo de alocação de capacidade de processamento por OCPU ao invés de VCPU, o que se mostrou muito efetivo no aumento de desempenho das suas aplicações. Além disso, o  modelo de provisionamento FLEX permite à empresa configurar o shape da instância na medida certa para atender aos workloads, sem desperdício de recursos computacionais.
 


A adoção do Oracle Cloud Infrastructure também reduziu a ocorrência de falhas de implementação de seus produtos, além de melhor a qualidade do atendimento de suporte e menor tempo de resposta nos atendimentos. Isso porque a Oracle disponibiliza treinamentos e campanhas de certificação a custo zero e que colaboraram para a capacitação da equipe da Constel em vários níveis.

Por fim, a OCI permitiu que a Constel obtivesse tempos de execução de backups bastante satisfatórios, permitindo a execução desse tipo de operação com mais frequência, além de reduzir custos nas operações de archive e acesso não-frequente para armazenamento de backup, o que permite estender significativamente o tempo de retenção das informações.