Nascida em 1983, na França, a XTPG desenvolve software de tesouraria para empresas. Hoje a companhia soma 5 mil clientes ao redor do mundo, com suas soluções auxiliando na gestão de caixa, liquidez, operações financeiras e de riscos para organizações dos mais diversos setores e de todos os portes.
Para atender não apenas grandes, mas também médias empresas em alto volume, a XTPG precisava oferecer soluções de tesouraria robustas a preços atrativos para clientes com menor capacidade de investimento. Em 2013, quando grande parte das corporações começou a estudar a migração para nuvem, a XTPG operava em uma estrutura on premises, com custos bastante elevados, já que demandava gestão de hardware e software, espaço físico, energia elétrica e manutenção de backups.
O ambiente físico, com baixa flexibilidade e muita necessidade de recursos humanos, dificultava a escalabilidade e era uma âncora para o crescimento das operações. Mas, em 2016, considerando novas soluções disponíveis, a migração para o cloud se mostrou financeiramente viável e capaz de agregar valor aos negócios.
Por que a XTPG escolheu a Oracle
A XTPG considerou a parceria que já tinha com a Oracle a partir do uso do Oracle Database, considerado pela companhia o banco de dados perfeito para lidar com cargas de trabalho exigentes e com alto desempenho. Quando fez as primeiras avaliações dos cloud services que mais trariam retorno no processo de migração, a XTPG selecionou workloads que se integraram melhor ao Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
O laboratório da empresa mostrou que a opção pela OCI proporcionaria uma migração mais suave e com melhor retorno financeiro no curto prazo.
Marcelo Mota – Diretor Geral – XTPG
Dessa forma, a seleção da Oracle foi algo natural e a parceria foi evoluindo ao longo dos anos, até chegar ao modelo de créditos universais, que permitiu a XTPG alcançar eficiência máxima com a utilização dos recursos sob demanda. Diante do sucesso na implementação, a empresa está agora estudando a adoção de outras tecnologias como o banco de dados Autonomous e ferramentas de inteligência artificial, aumentando o escopo de utilização da OCI.
Implementação
A implementação do OCI na XTPG começou em 2016, com apresentação dos primeiros pilotos. O processo evoluiu paulatinamente e, em 2019, atingiu a estabilidade desejada. A companhia fez toda a migração dos workloads com o seu time interno e o suporte direto da Oracle, com quem já tinha uma relação comercial e técnica, graças ao Oracle Database. Para a implementação da OCI, a XTPG firmou uma parceria com transmissão de conhecimento, com treinamentos intensivos.
Resultados
A implementação ao OCI permitiu à XTPG alavancar suas operações,sem precisar aumentar os custos com o time de TI. O tamanho da equipe é o mesmo de cinco anos atrás , mas cuidando de um ambiente 15 vezes mais complexo. Na prática, isso significa que o time de TI, antes considerado um centro de custos para a XTPG, hoje se tornou um centro de receitas, com elevada margem. De forma geral, a equipe, hoje, representa um custo de apenas 20%, dentro de todo o faturamento que ela produz.
Ao migrar seus workloads para a OCI, a XTPG registrou outros benefícios. Na implementação de um software de tesouraria para seus clientes, há uma fase preliminar que cuida de toda infraestrutura, desde a parte computacional até segurança e configuração de ambiente. Esse conjunto de tarefas levava em torno de cinco dias para ser concluído no on premisses, mas, com a nuvem da Oracle, ele agora é feito em apenas um dia – ou seja, um ganho de 80% de eficiência em comparação ao cenário anterior. Ao mesmo tempo, um projeto-padrão, que dependia do envolvimento de dois ou três profissionais, hoje é realizado por apenas um – um ganho de 66% de eficiência.
O uso da OCI também trouxe maior estabilidade para as soluções da XTPG aos seus clientes. O índice de disponibilidade dos serviços da empresa na nuvem chega a 100% em horário comercial, mesmo em períodos de alta demanda, e 99,9% durante todo o dia. O que reflete em uma melhora na satisfação do usuário.
Em termos qualitativos, o maior avanço com a adoção da Oracle Cloud foi na questão da segurança. Por conta de questões regulatórias, a empresa passa por intensa auditoria e está 100% em conformidade nos critérios de monitoramento e detecção de ameaças e recuperação em caso de falhas.
Com a estrutura na nuvem, mais estável e segura, a XTPG ganhou tempo para pensar em desenvolvimento de novos produtos. No momento, há squads focados em projetos big data, inteligência artificial e machine learning. E com a OCI, os líderes da empresa projetam que o tempo para implementação de uma nova solução, considerando desde o estudo de viabilidade, caia significativamente.