Fundada em 2021, a ByMyCell é uma startup de genômica e oferece serviços de sequenciamento genômico para empresas, universidades e institutos de pesquisa. Com o objetivos de acelerar o setor de P&D do Brasil na área de biotecnologia, a companhia tem como clientes grandes players do mercado, que utilizam sua solução principalmente no agronegócio.

ByMyCell

Mesmo com o mercado de genômica em franca expansão no mundo, esse crescimento no Brasil era limitado pela falta de infraestrutura para gerar dados, sequenciar o DNA e realizar a análise de grandes volumes de informações. Até então, este setor no país tinha apenas algumas soluções que se limitavam à geração desses dados. Com isso, cada empresa possuía sua infraestrutura própria de análise, o que tornava o processo muito pouco eficiente.

Com esse gap de mercado, a ByMyCell, enxergou a possibilidade de criar uma solução completa, que abrange toda a trajetória do cliente, entregando não somente a geração de dados, mas também o processamento e análise eficiente dessas informações. Porém, era necessário encontrar um parceiro com grande infraestrutura computacional, capaz de  processar e armazenar grandes volumes de dados, com um custo-benefício que não impactasse seu modelo de negócios.  

Por que a ByMyCell escolheu a Oracle

Ao se mudar para a cidade de Riberão Preto, a ByMyCell passou a usar a computação de alto desempenho (HPC) na Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Isso ocorreu após a empresa conhecer os benefícios de um convênio que a Oracle mantinha com o parque tecnológico onde a startup estava sediada. 

A partir do programa Oracle for Startups, a Oracle oferecia uma infraestrutura mais atualizada,  em comparação aos servidores do cloud provider até então utilizado pela ByMyCell. Além disso, a precificação é feita na moeda local, o que garante a previsibilidade da operação no final do mês, sem o temor da variação do dólar. Com um sistema único, a startup pode provisionar uma máquina independente do local e o valor cobrado será o mesmo. 
 

“A Oracle demora apenas 24 horas para liberar pedidos de novos recursos computacionais. Em meu antigo cloud provider, o processo demorava uma semana. Essa rapidez é essencial para entregarmos os projetos na velocidade pedida pelo cliente.”
Rafael Silva-Rocha, Founder e CTO, ByMyCell


Outro ponto, foi a possibilidade de transferir, armazenar e gerenciar um grande volume de dados para a nuvem sem custo adicional. E por fim, o Oracle for Startups trouxe não apenas créditos de uso, mas também o suporte técnico de um especialista para que a ByMyCell pudesse migrar, processar e analisar seus dados no Oracle HPC.

Resultados 

Ao utilizar o a usar a computação de alto desempenho (HPC) na Oracle Cloud Infrastructure (OCI), o primeiro grande resultado na operação da ByMyCell foi a redução no tempo de espera na requisição de recursos computacionais. Enquanto seu antigo cloud provider demorava uma semana para responder ao pedido (e ainda envolver questões comerciais), na Oracle Cloud são necessárias apenas 24 horas para que as novas capacidades sejam liberadas e prontas para usar. Isso permite que a startup entregue os sequenciamentos genômicos com a rapidez exigida pelo cliente. 

A adoção da Oracle Cloud também gerou uma economia de custos significativa para a ByMyCell. Ao migrar seu processamento para a nuvem, a startup gasta 20x menos do que desembolsaria se optasse por um servidor em um ambiente on-premisses. 
A escalabilidade da OCI também foi um ponto de destaque. O time da ByMyCell conseguiu aumentar e fazer o deploy de várias máquinas para processar e analisar o volume de dados gerados, que estavam acumulados no cloud provider anterior. Isso permitiu dar vazão à análise de informações, evitando o atraso nas entregas. 

Outro ganho obtido com o uso da Oracle Cloud é o de flexibilidade. Na OCI, a ByMyCell pode ajustar o uso de CPUs e memória de acordo com a tarefa a ser executada. Isso significa que é possível provisionar mais CPUs e reduzir o uso de memória – ou vice-versa – dependendo do do projeto. Em seu antigo cloud provider, era obrigatório escalar os dois, o que impactava nos custos.