A BTO é uma empresa de TI especializada em infraestrutura, segurança de dados e governança, comprometida em impulsionar os resultados de seus clientes, que atuam em segmentos diversos, como construção civil, indústria e serviços. A companhia conta com mais de 200 clientes espalhados pelo Brasil, com forte presença na região de Campinas, Sorocaba e Barueri (Alphaville), e fornece desde as necessidades mais básicas como o cabeamento até implementações de soluções em segurança, garantindo maior proteção, eficiência dos sistemas e um atendimento especializado.
 

 

Com diversos de seus clientes em rápida expansão e com infraestruturas de TI on-premises que precisavam de escalabilidade, migrá-las para a nuvem se tornou um passo essencial para garantir um crescimento sustentável dessas empresas. E a BTO se tornou a responsável por fazer com que esse processo acontecesse, em um cloud provider que garantisse segurança e performance.

Por que a BTO escolheu a Oracle

A BTO optou pela Oracle Cloud Infrastructure como o cloud provider a ser oferecido aos clientes que desejam fazer a migração para a nuvem. A empresa escolheu a OCI pelos seus recursos de segurança avançados, opções de escalabilidade, uma melhor gestão de custos dos recursos computacionais e a intuitividade do seu console, o que facilita a curva de aprendizado. Além disso, o fato de a Oracle contar com seus datacenters no Brasil também pesou bastante na escolha, garantindo que os dados das empresas permaneçam no país, seguindo a legislação local, e também possibilite uma menor taxa de latência.

 

“Hoje, a OCI tornou-se uma vertical de negócios promissora dentro da BTO e que já representa 25% do nosso faturamento, trazendo receitas recorrentes e, o mais importante, a confiabilidade. Então, nós temos dois ganhos: o financeiro e, principalmente, o ganho da satisfação dos nossos clientes. Isso graças a nossas equipes comercial e técnica, que conseguem entender, transmitir e implementar os benefícios da nuvem às empresas que atendemos”.
Gilmar Eles Jr. – Diretor de Negócios – BTO

 

Resultados

Ao adotar a OCI como o cloud provider de seus clientes, a BTO garantiu a seus clientes benefícios significativos em sua eficiência operacional, com melhorias na agilidade para realizar ajustes, correções e automatizações. Com isso, o tempo médio de resolução de problemas caiu de duas horas para 10 minutos – a partir do console da OCI, a BTO também realiza um trabalho preventivo de monitoramento de seus clientes, antecipando muito dos problemas antes que eles ocorram. O provisionamento de novos recursos computacionais também foi sensivelmente reduzido, diminuindo de 30 dias para apenas uma hora para que um novo ambiente já esteja totalmente disponível e funcional. 
 


A OCI também garantiu aos clientes da BTO que os backups também ganhassem em agilidade: hoje, esse processo consegue ser feito em 30 minutos, contra duas horas no cenário anterior. A nuvem da Oracle também proporcionou um ganho de 20% na automatização de serviços e a homologação de novos softwares, ferramentas e aplicações registrou um ganho de performance de 50%, garantindo a rapidez na instalação de novas features. 

Os ganhos operacionais e de performance proporcionados pela OCI aumentaram a satisfação dos clientes e permitiram que a BTO criasse uma nova vertical de negócios baseado na nuvem da Oracle e que representa, hoje, 25% do seu faturamento. E a previsão da companhia é de que essa unidade de negócios cresça ainda mais nos próximos anos, uma vez que se metade dos clientes da empresa já estão baseados cloud, logo, há outros 50% que poderão explorar as oportunidades da nuvem.