A Rede Mais Saúde oferece acesso barato a cuidados de saúde de qualidade para brasileiros que não podem pagar um plano de saúde. A empresa fornece acesso online a consultas médicas nas áreas de clínica geral, cardiologia, ginecologia, pediatria, odontologia, análise laboratorial e diagnóstico por imagem médica. A Rede Mais Saúde possui uma rede de mais de 10 mil prestadores de serviços de saúde, por meio da qual os pacientes podem obter até 70% de desconto para o tratamento. A empresa criou um ecossistema de saúde orientado por dados, onde qualquer provedor de saúde pode ser conectado à sua plataforma com facilidade.
Para expandir a plataforma e se tornar uma empresa líder em tecnologia da saúde no Brasil, a Rede Mais Saúde precisava de maior escalabilidade e disponibilidade de serviços. Em 2019, a empresa decidiu mudar para uma plataforma em nuvem como parte de uma missão do novo CIO e CTO Douglas Moreira para reestruturar o departamento de TI, implementar uma cultura de desenvolvimento ágil e oferecer um serviço de saúde inovador e omnichannel.
A Rede Mais Saúde analisou outras opções de plataformas disponíveis no mercado, mas achou o desempenho e a segurança da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e do Oracle Autonomous Database mais adequados para seu grande banco de dados de informações de pacientes e provedores. “Não tinha como não migrar para a Oracle”, diz Moreira. “E se a empresa abrir capital um dia, estaremos extremamente bem estruturados em termos de dados, conformidade e recuperação de desastres.”
“Nosso objetivo sempre foi facilitar o acesso à saúde para a população brasileira a um preço muito acessível e de forma digital e fácil de usar. Alcançamos esse objetivo numa jornada perfeita com a Oracle.” (Douglas Moreira, CIO e CTO, Rede Mais Saúde)
A capacidade da Rede Mais Saúde de dimensionar sua plataforma e serviços melhorou em 80% na Oracle Cloud Infrastructure em comparação com as opções no local, garantindo a agilidade de conectar novos provedores de saúde rapidamente e alcançar mais cidadãos brasileiros que não conseguem pagar prêmios de seguro.
Usando a OCI, a equipe da Rede Mais Saúde pode desenvolver novas ofertas muito mais rapidamente. Para um projeto desenvolvido para uma grande seguradora, a equipe criou novas soluções inovadoras em dois meses. “Se estivéssemos usando uma plataforma local, certamente não conseguiríamos entregar com o mesmo nível de segurança, qualidade e escalabilidade em menos de oito meses”, diz Moreira.
-Leia mais: Vendas online da Presentes Mickey crescem 42% com Oracle
Em termos de proteção das informações, os recursos de segurança integrados da OCI garantiram um nível muito alto de segurança ao meio ambiente. Isso levou a economias financeiras significativas, reduzindo a carga de desenvolvimento para evitar ataques cibernéticos e fornecer proteção de dados. “O resultado foi espetacular”, diz Moreira. “A implementação da solução na OCI atendeu automaticamente a todos os requisitos de segurança, resiliência operacional, privacidade desde o projeto, código-fonte e resiliência de aplicativos.”
Em um processo de validação externa exigido pelo departamento de conformidade e segurança da informação de uma grande seguradora brasileira, e também impulsionado pela preocupação com os inúmeros ataques de ransomware que ocorrem no setor de saúde, a Rede Mais Saúde foi aprovada durante um longo processo de testes de vulnerabilidade e penetração, graças aos recursos avançados de segurança da OCI. “Nosso ambiente está totalmente protegido na Oracle Cloud e nos diferencia dos concorrentes”, diz Douglas Moreira. “O resultado da auditoria superou as expectativas do nosso parceiro, garantindo assim o lançamento do projeto dentro do prazo comercial”, diz Moreira.
Além disso, a OCI ajudou a Rede Mais Saúde a reduzir significativamente seus custos de processamento de dados. Armazenar e gerenciar dados usando o Oracle Autonomous Database retirou a necessidade de a empresa ter um DBA. “A Oracle Cloud está me custando apenas 30% do que eu pagava anteriormente a uma equipe de manutenção de banco de dados”, diz Moreira. “Agora não preciso me preocupar com escalonamento, processo de backup, tunning, segurança e capacidade de disco. O banco de dados Autonomous Database oferece todos esses serviços com automação orientada para aprendizado de máquina.”
A Rede Mais Saúde usa o Oracle Autonomous Transaction Processing para consolidar e analisar grandes quantidades de dados da atenção primária à saúde, o que a ajuda a entender como os cidadãos consomem os serviços de saúde. Douglas Moreira explica: “Na OCI, podemos facilmente configurar uma instância, modelar uma estrutura de dados e conectar ferramentas de IA para entender os comportamentos de cada categoria de pessoas e seu consumo de saúde. Isso produz uma riqueza de insights para o nosso negócio.”
A empresa opera três ambientes de banco de dados para teste, desenvolvimento e produção, com o banco de dados ao vivo dividido em espaços de trabalho para gerenciar ofertas comerciais específicas para cada cliente, conforme necessário.
Para a rápida construção e implementação de aplicativos com pouca programação, a equipe da Moreira utiliza o Oracle Application Express (APEX) como uma de suas principais plataformas de desenvolvimento, valendo-se do ambiente totalmente gerenciado e seguro da Oracle Cloud. “O APEX é uma ferramenta incrível. Concluímos em poucos dias o que levava semanas, então nossa produtividade aumentou muito”, diz Moreira.
A Rede Mais Saúde também implementou o Oracle REST Data Services (ORDS) para orquestrar a camada de integração com sua plataforma de provedor de serviços de saúde business-to-business.
Para a recuperação de desastres, a Rede Mais Saúde utilizou o Oracle Data Guard para replicar seu banco de dados standby. A equipe realizou um teste de simulação de crise parando o ambiente de produção, migrando tudo para o local de recuperação de desastres e, em seguida, conseguiu restaurar todos os bancos de dados e aplicativos em 25 minutos. “A sensação que tive com o Oracle Data Guard foi como um pit stop de Fórmula 1”, diz Douglas Moreira. “Agora posso colocar minha energia na entrega dos melhores produtos sem me preocupar com possíveis desastres.”
A Rede Mais Saúde também serviu como um canal para ajudar as famílias a lidar com a pandemia da COVID-19. Algumas pessoas de repente precisaram de um hospital, mas não podiam pagar ou não queriam correr o risco de serem infectados. A infraestrutura de nuvem por trás da plataforma ajudou dezenas de milhares de cidadãos brasileiros a navegar de maneiras alternativas para preservar sua saúde durante a pandemia.
No futuro, a inovadora empresa da rede de saúde analisa a tecnologia de blockchain para registros eletrônicos de pacientes e aprendizado de máquina para telemedicina preditiva. No geral, a Rede Mais Saúde explora a arquitetura OCI para formas de reduzir o custo dos sinistros de seguro de saúde e outros elementos para tornar os cuidados de saúde mais acessíveis para muito mais pessoas.
Implementação
O pessoal da Oracle Consulting Services trabalhou em conjunto com a equipe da Rede Mais Saúde para migrar e rearquitetar dados do sistema local para a OCI. A migração demorou menos de quatro meses.