Fundada em 2014, dentro da Votorantim Cimentos, a Juntos Somos Mais começou como um programa de relacionamento com o pequeno, o médio e o grande varejo. Com os bons resultados obtidos pelo projeto, em 2018 tornou-se uma empresa independente e se separou da sua empresa-mãe. Em 2019, passou a contar com mais duas sócias e, hoje, o negócio pertence a Votorantim, Tigre e Gerdau. 

A partir daí, o programa de relacionamentos da startup foi ampliado para os profissionais de obras e a Juntos Somos Mais passa a ter um marketplace B2B para conectar lojistas e a indústria diretamente. O objetivo principal é facilitar a interação entre os diferentes perfis do ecossistema de construção civil por meios digitais. A empresa busca se inserir nas relações — que antes não se imaginava que pudessem ser digitalizadas — de forma a transformar a experiência de construir e de reformar no Brasil. A ideia é garantir que o setor esteja preparado para competir e também para prestar um atendimento ágil e de qualidade.

                           


Os desafios

Atualmente, a Juntos Somos Mais conecta 95 mil lojas a mais de 1 milhão de usuários — e que precisam se manter atualizados. Além disso, quase 40 empresas que são referências em suas áreas de atuação são parceiras da companhia. Tudo isso para ajudar seus participantes a se modernizarem, a se digitalizarem, a desenvolverem novas formas de se relacionar com os clientes.  “A ideia é que o lojista interaja com o profissional de construção de forma a criar uma rede de profissionais que possa encontrar o que procura de uma forma ágil e digitalizada”, diz Rodrigo Santos de Menezes, analista sênior de CRM da Juntos Somos Mais. “Ele precisa recomendar produtos de qualidade para as obras e, por isso, temos as melhores marcas no programa.”

Nesse contexto, o desafio da Juntos Somos Mais era entrar em contato de forma qualificada e inteligente com seus usuários. “Nós tínhamos de encontrar maneiras digitais para entrar em contato com um usuário que, muitas vezes, não era totalmente digitalizado”, conta Menezes. “Além disso, era preciso acompanhar, entender o que dá certo e avaliar o contato mais eficiente com ele.” Com essa necessidade identificada, foi preciso encontrar a melhor solução: e o Oracle Responsys foi a ferramenta mais adequada a esse objetivo.

Por que a Juntos Somos Mais escolheu a Oracle

Entre os motivos para a escolha do Oracle Responsys, Menezes destaca que a praticidade de realizar novas ações, testes e separação por grupos de controle, por exemplo, ajudam a equipe a interagir com outros setores e, assim, ter novos insights. 

A solução também ajuda a equipe a saber qual a persona certa e a melhor hora para as abordagens. “Como startup, é essencial fazer análises rápidas e entender o que dá certo e o que não funciona nas abordagens junto aos nossos clientes. Isso é essencial para que as interações com eles se deem de forma mais estratégica e eficiente”, reforça o executivo. 

 

A ferramenta é flexível e facilita uma abordagem 100% data driven em CRM. Sem uma solução como a Responsys, e com volumes de dados muito grandes, esse processo seria muito mais complexo
Ivan Ormenesse, head de Data Analytics e CRM, Juntos Somos Mais

 

E essa análise personalizada é um dos diferenciais oferecidos pelo Oracle Responsys: a partir dos dados fornecidos pela solução, é possível potencializar as informações extraídas, de forma a ajudar as equipes a administrarem o contato com o cliente de forma customizada. “A ferramenta é flexível e permite uma abordagem totalmente data driven em nosso CRM”, destaca Ivan Ormenesse,  head de Data Analytics e CRM da Juntos Somos Mais. “Sem uma solução como a Responsys, o manuseio e análise do alto volume de dados seria muito mais complexo.” 

Resultados

O Oracle Responsys ajudou os profissionais de dados e performance da Juntos Somos Mais a entender melhor os hábitos digitais de seus usuários. Com isso, nos últimos anos, a startup conseguiu aumentar consideravelmente a interação do seu público em sua plataforma, seja no consumo de seus conteúdos, seja em seu programa de resgaste. 

A evolução aparece, por exemplo, no desempenho do programa de educação da empresa, o Papo de Balcão — que oferece vídeos informativos sobre produtos e empresas. Em, 2020, a iniciativa teve pico de usuários únicos de 24 mil por mês. Já em 2021, o pico foi de 31 mil usuários únicos mensais. Além disso, também no ano passado, quando a iniciativa passou a ser comunicada de forma mais efetiva, o projeto alcançou 61 mil usuários únicos anuais, um crescimento de 26% no ano contra ano. 

Outra grande evolução que contou com a ajuda da Oracle Responsys foi no aumento do número de usuários que passou a efetuar o resgate de produtos no programa de fidelidade da startup. 

                        

Em 2020, 59 mil clientes resgataram algum produto a partir do programa da Juntos Somos Mais. Já em 2021 foram 74 mil resgates — um aumento de 25% na quantidade de participantes únicos. Isso significa que eles estão mais engajados com o programa e superaram, de certa forma, a barreira do digital, já que foram até um computador ou um celular para fazer o resgate.

“Como o público do nosso segmento não é nativo digital, é fundamental manter um contato de forma omnichannel com ele, para lembrar sobre o resgate de pontos, por exemplo”, reforça Ormenesse. “Isso porque esses clientes não têm o hábito de usar um aplicativo no celular ou, até mesmo, a versão desktop do nosso site. Muitas vezes, eles só acessam o e-mail ou fazem resgate, por exemplo, na loja. Logo, é essencial manter esse comunicação em múltiplos canais, para que ele mantenha a interação conosco da forma que lhe for mais conveniente”. 

Saiba mais sobre:

Com essa estratégia multicanal – e utilizando a Oracle Reponsys – a Juntos Somos Mais pode criar um alto volume de campanhas personalizadas e com alto desempenho na interação. Para Ormenesse, isso demonstra o grau de amadurecimento que a empresa teve no uso da ferramenta e também o aumento na digitalização do seu público-alvo. “O resultado vem pela interação do usuário e pelo valor que ele vê em nosso serviço”, completa Ormenesse. “Agora, a tendência é expandir e otimizar esse uso do Responsys, em alinhamento com um público cada vez mais digital no setor de construção”.