Não é segredo que muitos negócios operam sobre um cenário multicloud, usando duas ou mais nuvens públicas dependendo do tipo da aplicação, recursos da nuvem e preferências organizacionais. O 2022 Global Hybrid Cloud Trends Report, criado pela 451 Research relata que 58% das empresas hoje usam duas ou três nuvens públicas, e 31% usam entre quatro e dez nuvens.

Infelizmente, escolher a nuvem adequada para cada aplicação aumentou massivamente a complexidade, pois as equipes de TI das empresas devem trabalhar com arquiteturas incompatíveis entre as nuvens, excesso de carga operacional devido à manutenção constante e políticas inconsistentes de segurança que colocam os benefícios do multicloud em xeque. Para aproveitar os benefícios da TI empresarial multicloud, é necessária uma estrutura operacional consistente para provisionar e consumir recursos de nuvem personalizados, baseados em tenants, sob demanda.

Para resolver esses desafios, temos o prazer de anunciar o preview técnico do  serviço VMware Cloud Director para gerenciar multitenancy empresarial ou serviços de data center privado definido por software (SDDC, software-defined data center) na Oracle Cloud VMware Solution. A solução permite que as equipes de TI da empresa aloquem recursos de nuvem privada em diferentes departamentos e criem capacidade para desenvolvimento e teste, o que, caso contrário, exige uma longa automação personalizada.

Apresentação do serviço VMware Cloud Director na Oracle Cloud VMware Solution

O serviço VMware Cloud Director permite criar e operar data centers virtuais, maximizando o seu investimento na nuvem e alocando recursos de nuvem privada entre diferentes departamentos ou linhas de negócios. A área de TI da empresa pode aproveitar os serviços multitenancy ou SDDC particulares na Oracle Cloud VMware Solution para aumentar a eficiência do uso da computação, memória, rede e armazenamento na rede. Esse recurso permite configurar um plano de controle multicloud para infraestrutura e aplicações na Oracle Cloud VMware Solution e conectar instâncias vCenter locais existentes.

Com tecnologia do serviço Cloud Director, as equipes de TI operacional da empresa podem fornecer endpoints de SDDC com a Oracle Cloud VMware Solution usando multitenancy, com cada tenant interno tendo seu próprio centro de dados virtual (OVDC) da organização. Os endpoints da Oracle Cloud VMware Solution do serviço Cloud Director são suportados com um proxy reverso SSL, o mesmo mecanismo que conecta o serviço VMware Cloud Director a outra plataforma de nuvem e endpoints SDDC locais.

-Leia mais: Anúncio da disponibilidade geral da Oracle Cloud Infrastructure Full Stack Disaster Recovery

Anúncio do serviço VMware Cloud Director na Oracle Cloud VMware Solution

Certifique-se de que o tempo de latência de ida e volta esteja dentro de 150 milissegundos entre a região da Oracle Cloud escolhida e o local de serviço mais próximo do Cloud Director.

Operações unificadas com o serviço Cloud Director

O VMware O serviço Cloud Director oferece a plataforma de gerenciamento de nuvem para nuvens públicas e privadas fornecidas pelo TI e pelos parceiros da empresa. O serviço VMware Cloud Director fornece às organizações uma abordagem arquitetural comum e um modelo operacional para gerenciar nuvem híbrida, nuvem pública e multicloud.

O VMware O serviço Cloud Director oferece uma experiência de usuário consistente em várias arquiteturas de nuvem, incluindo VMware Cloud on Amazon Web Services (AWS), Google Cloud VMware Engine, Azure VMware Solution, Oracle Cloud VMware Solution e vCenter on-premises ou endpoints do Cloud Director. Os clientes com implementações on-premises do VMware SDDC pode ligá-las ao serviço VMware Cloud Director. Você recebe um ponto de acesso único para implementar e entregar toda a sua infraestrutura na nuvem, independentemente do endpoint. O centro foi projetado para aumentar a eficiência do data center virtual agrupando computação (CPU e memória), redes e armazenamento, apresentando-os por meio de serviços baseados em catálogo.

Com o Cloud Director, as organizações de serviço podem configurar e provisionar recursos de nuvem para um tenant específico, como DevOps, produção ou diferentes linhas de negócios com base em sua capacidade específica ou requisitos de desempenho. Além do vSphere, o serviço Cloud Director com os OCVS traz os seguintes recursos:

  • Interface de autoatendimento para o usuário, com modelos operacionais e de implementação baseados na web ou em APIs
  • Capacidade de escalar a plataforma sem impactar as linhas de negócios internas
  • Conceito multitenant para isolar a linha de negócio ou a linha de produção das tenants de desenvolvimento
  • Abstração do usuário sobre o hardware adjacente, onde os usuários não conhecem os recursos que estão sendo utilizados
  • Controle administrativo da tenant sobre os usuários e desenvolvedores

Primeiros passos com a disponibilidade inicial

O serviço VMware Cloud Director é vendido e operado pela VMware para clientes empresariais e parceiros do provedor de nuvem VMware. A Oracle Cloud VMware Solution é vendida pela Oracle. A visualização técnica destina-se somente a clientes Empresariais, pois a Oracle Cloud VMware Solution é disponibilizada apenas pela Oracle.

O uso interno permite integrar departamentos internos ou tenants separadas através da multitenancy. Cada tenant tem acesso ao serviço Cloud Director para fornecer recursos de autoatendimento, que permitem gerenciar os recursos dentro da organização em vários departamentos. Um provedor de serviço gerenciado (MSP, managed service provider) também pode gerenciar diretamente o serviço Cloud Director em nome de um cliente empresarial para multitenancy. Neste caso, o MSP adquire o serviço Cloud Director da VMware.

Oracle Cloud VMware Solution com serviços do Oracle Database PaaS

Para as empresas que implementaram a melhor nuvem privada baseada em VMware Software-Defined Data Center (SDDC), a Oracle Cloud VMware Solution oferece um atalho rápido para clientes que trabalham na nuvem em 40 regiões, 22 países, 10 regiões duplas e  12 regiões interconectadas na nuvem com o Azure, além de aproveitar os serviços adjacentes da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), como a Oracle Database Cloud (RAC) sobre máquinas virtuais (VMs), o serviço Exadata Cloud e o Autonomous Database.

As empresas podem assinar os serviços Oracle Database platform-as-a-service (PaaS, plataforma como serviço) e receber o benefício da alta disponibilidade e escalabilidade do banco de dados com RAC para os serviços aplicáveis. As equipes de TI provisionam bancos de dados em máquinas virtuais com volumes da OCI Block Storage, fornecendo serviços econômicos de banco de dados em nuvem com a opção de edições do Oracle Database. Essa divulgação não altera a política de licenciamento dos produtos da Oracle executados em ambientes virtualizados. O Oracle Database exige que todos os núcleos em um ambiente virtualizado estejam devidalmente licenciados. Para mais detalhes, veja a política de particionamento de hardware e servidor da Oracle.

Conclusão

Caso tenha interesse em aprender mais sobre o serviço VMware Cloud Director, fale com o seu representante de vendas da VMware. Caso tenha interesse em começar a usar a Oracle Cloud VMware Solution, fale com o seu representante de vendas da Oracle.

Para saber mais sobre a economia da Oracle Cloud VMware Solution, veja este infográfico da VMware. Para começar a usar o serviço VMware Cloud Director na Oracle Cloud VMware Solution, acesse os seguintes recursos:

Blog do serviço VMware Cloud Director na Oracle Cloud VMware Solution
Arquitetura de referência do VMware Cloud Director para a Oracle Cloud VMware Solution
Recuperação de desastre e migrações na Oracle Cloud VMware Solution com o serviço Cloud Director
Folha de dados do serviço VMware Cloud Director
Documentação do serviço VMware Cloud Director