O CPQD é uma organização privada, 100% brasileira, com 46 anos de mercado e que tem como foco a inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). A companhia é uma referência tecnológica no país e possui um programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) que é o maior da América Latina.
O centro desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica, entrega serviços e mantém um portfólio abrangente de soluções que são aplicadas em diversos setores, como Telecomunicações, Financeiro, Agronegócio, Utilities, Indústrias, Cidades, Varejo, Defesa e Segurança, entre outros, no Brasil e no exterior. Na integração com esses ecossistemas, o CPQD aporta suas competências, principalmente, nas áreas de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain, Segurança Cibernética e Mobilidade Elétrica.
Em um cenário anterior, o CPQD utilizava uma infraestrutura de nuvem própria e serviços de outros cloud providers e também uma parte de seu data center em um ambiente on premises. Logo, um dos principais desafios era migrar sua estrutura totalmente para nuvem. A necessidade de melhorias contínuas nessa infraestrutura para atender às crescentes demandas de seus clientes internos e externos – além de proporcionar serviços de qualidade com eficiência e eficácia – motivou a busca por uma nova solução.
Por que o CPQD escolheu a Oracle
E nessa busca, o CPQD optou pela Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para suprir essas necessidades. A plataforma foi a escolhida por oferecer flexibilidade, segurança, escalabilidade e alto desempenho, necessários para atender às demandas dos negócios de forma ágil e eficiente. Além disso, a empresa possui uma parceria de longa data com a Oracle, usando os bancos de dados da empresa há muitos anos.
A decisão do CPQD de migrar seus sistemas totalmente para a OCI foi motivada, principalmente, pela parceria estratégica estabelecida com a Oracle, que permitiu o acesso a recursos exclusivos de inovação e também o suporte técnico personalizado, que resultou em uma migração mais segura, rápida e sem sustos. Ela também permitiu a adaptação da OCI às necessidades específicas da organização, resultando em uma solução sob medida e que atendeu às demandas de negócios.
Rafael F. Batistella – Diretor Executivo de TI – CPQD
Um bom exemplo disso é a forma de cobrança pelo uso da plataforma. Ao contratá-la, a companhia pôde usufruir de praticamente todos os serviços disponíveis no console, com ampla flexibilidade e sem restrições. Ao contratar um crédito, a organização o consome conforme as necessidades, que vão mudando periodicamente.
A adoção da Oracle Cloud representa uma oportunidade para otimizar o uso dos recursos, reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência operacional. A OCI também permite ao CPQD fornecer um ambiente ainda mais robusto, escalável e seguro para garantir a eficiência e eficácia no atendimento das demandas de negócios.
Resultados
Migrar seu ecossistema para a OCI trouxe uma série de benefícios ao CPQD. Em relação à disponibilidade, a organização pôde contar com uma infraestrutura mais robusta e escalável, o que garante alta disponibilidade dos serviços para seus clientes. A empresa também conseguiu uma boa redução no tempo necessário para criação de ambientes (50% mais rápido em relação ao cenário anterior), desenvolvimento e execução de testes, em comparação ao ambiente anterior.
O tempo de execução para provisionamento de produção também foi otimizado com a migração. A redução de custos (em relação ao cloud provider anterior) foi possível pois a OCI oferece modelos de precificação mais flexíveis. E no que se refere a tomadas de decisão, o CPQD agora conta com uma infraestrutura mais ágil e flexível, o que permite a criação de novas soluções de forma mais rápida e eficiente.
Ainda na comparação com o serviço de nuvem anterior, o CPQD também teve a gestão dos gastos facilitada, não precisando mais se preocupar em contratar serviços e máquinas separadamente (o que exigia a emissão de novos contratos), aprovar custos dentro da empresa, emitir notas, entre outras burocracias. Isso permitiu ao time de infraestrutura usar esse tempo em funções mais produtivas e estratégicas.
Com a migração para a nuvem da Oracle, o CPQD também reduziu significativamente a pegada de carbono de sua infraestrutura de TI, ao mesmo tempo em que aumentou sua eficiência energética, reduzindo o consumo de recursos naturais. Isso ocorre porque a OCI oferece opções de datacenters de baixa emissão de carbono, contribuindo para um ambiente mais sustentável.
Implementação
A migração para a OCI foi feita pelo time interno do CPQD e contou com a ajuda do time técnico da Oracle que coordenou a operação. Todo o processo – incluindo repasse de conhecimento e a migração efetiva – durou cerca de seis meses.