A Golden Cross se orgulha de ser a marca pioneira no setor de saúde suplementar no Brasil e atualmente conta com cerca de 500 mil beneficiários em todo o país. Com forte atuação no estado do Rio de Janeiro, nas categorias de serviços médicos e odontológicos, a empresa gera aproximadamente 1,5 milhão de consultas e 6,5 milhões de exames por ano. Todos executados em mais de mil hospitais, 18 mil laboratórios e 23 mil clínicas e consultórios credenciadas pelo país. Desde o seu surgimento, acredita que o cuidado com a saúde deve estar ao alcance de cada vez mais pessoas e, por isso, disponibiliza planos de qualidade pelos melhores preços.

Com um conjunto enorme de dados em mãos, a Golden Cross buscava uma solução que fizesse o processamento dessas informações de forma inteligente e centralizada para toda a companhia. Até então, cada departamento da empresa utilizava uma ferramenta analítica diferente e não havia integração entre elas. Nesse cenário, além da dificuldade em fazer uma análise mais eficiente desses dados,  havia ainda o alto custo de licenças de cada uma. 

Por que a Golden Cross escolheu a Oracle

Para ter uma solução unificada de análise de dados, a Golden Cross escolheu o Oracle Analytics. E um dos pontos principais para a escolha da solução foi a relação de longa data que já tinha com a Oracle, utilizando suas ferramentas de ERP desde 2000. 

Outro ponto importante para a escolha da Oracle Analytics foi a experiência que o atual gestor de TI da Golden Cross, Luiz Beraldo Reis, havia tido com a solução em outra empresa.  Manuseando a ferramenta, ele constatou que ela trazia todos os recursos para a gestão, modelagem e análise de dados mais inteligente, com todas as informações reunidas em um único dashboard e a um preço mais competitivo. 

Com informação de melhor qualidade gerada pelo Oracle Cloud Analytics, conseguimos fazer análises mais precisas, prever cenários e agir com mais rapidez em caso de problemas. Dessa forma, aperfeiçoamos nosso atendimento, impactando positivamente nossos clientes
Luiz Beraldo Reis, Gerente de Sistemas, Golden Cross

Por fim, o parceiro de implementação da operadora era especializado em soluções de BI, o que garantiria uma implantação fluida e dentro do prazo. Além disso, ela foi feita utilizando como base os elementos visuais da solução anterior, criando um front-end semelhante, para não impactar o dia a dia dos usuários.  

Implementação

A Golden Cross contou com a consultoria da E-Novasys na implementação do Oracle Analytics. O deadline do projeto era de quatro meses e foi cumprido dentro do prazo.

Resultados

Um dos primeiros benefícios percebidos pela Golden Cross com o Oracle Cloud Analytics é que ela pôde ampliar em quase 200% o número de usuários da solução sem se preocupar com custos ou restrições de funcionalidade. Na solução anterior, era necessário pagar por cada licença de uso e ainda havia limitações de acesso às funcionalidades, o que não ocorre no Oracle Analytics. A empresa precisa apenas pagar pelos recursos consumidos na cloud.

A adoção do Oracle Analytics também reduziu os custos da Golden Cross em até 50% na compra e manutenção de softwares, uma vez que a companhia deixou de pagar por diversas ferramentas de de analytics que eram utilizadas por outras áreas. 

O Oracle Analytics também permitiu integrar diversas fontes de dados estruturados e não-estruturados em um único ambiente. Com isso, a empresa pode trazer para o seu CPD informações de fontes como CRM, bots, e-mail, site e até mesmo de sua central de telefonia. Com todos esses dados visualizados em um dashboard, os times da Golden Cross podem verificar, por exemplo, o tempo médio de atendimento de cada cliente e quanto tempo ele fica na fila de espera em uma ligação ou no uso de chatbots. É possível também checar os períodos do mês em que os clientes mais recorrem à operadora, para que a capacidade de processamento dos sistemas sejam melhor alocadas e não haja quedas, bem como uma melhor distribuição das equipes de atendimento.

O uso do Oracle Analytics também permite a Golden Cross realizar análises preditivas de todas as áreas favorecendo a tomada de decisões por parte da diretoria e dos gerentes. A visualização antecipada das situações de sinistralidade em painéis e relatórios detalhados, junto com a realização de cruzamento de dados, impacta diretamente no atendimento ao usuário, gerando menos atritos para autorização e o uso dos serviços médicos, bem como uma melhor resolução de problemas. 

E para os próximos meses, a Golden Cross planeja aperfeiçoar o uso da análise preditiva a partir da Inteligência Artificial presente no Oracle Analytics. Com isso, ela espera antecipar cenários de vendas, receitas, despesas e até mesmo de fraudes, para uma governança ainda mais sustentável.