O propósito da Marisa é ser próxima da mulher brasileira e fortalecer a sua autoestima. A marca é reconhecida como a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. São mais de 70 anos de experiência, conhecendo e acompanhando as necessidades femininas, seja pelos canais digitais ou nas mais de 300 lojas físicas distribuídas por todas as regiões do país. 

Com um processo de reestruturação em andamento para imprimir mais eficiência às suas operações, a empresa enfrentava alguns desafios para fazer um controle apurado das suas margens financeiras. O objetivo era otimizar esse processo para alavancar seus resultados. 

Antes da adoção da solução para o varejo em nuvem da Oracle, a Marisa já utilizava uma versão instalada –o Oracle Retail Merchandise Financial Planning (MFP) – e que passou por diversas customizações para atender às particularidades da operação. 

No entanto, dentro do processo de reestruturação, a versão anterior da plataforma não estava mais aderente às necessidades da varejista. Isso porque, no antigo cenário, a Marisa fazia uma gestão focada no controle do giro de peças, e a nova estratégia demandava um detalhamento maior de custos e preços de venda. Com isso, ela necessitava de uma melhor visualização das operações para otimizar suas margens de lucro. Além disso, a nova solução deveria diminuir consideravelmente o uso de planilhas de Excel, cujo processo de criação consumia bastante o tempo das equipes. 

A gestão já gostava do Oracle MFP instalado, e cogitava mesmo reimplantá-lo, até conhecer a versão em nuvem da mesma solução, com mais funções.

Por que a Marisa escolheu a Oracle

Para atualizar e aumentar a eficiência das suas operações, a Marisa escolheu a versão em nuvem do Oracle MFP, uma vez que ela já aprovava o desempenho da versão instalada da solução. O entendimento das lideranças era que a nova versão traria recursos mais adequados ao momento da companhia e poderia ser customizada de acordo com as necessidades. 
 

“Com a meta proposta pela diretoria, conseguimos planejar cenários com o Oracle MFP e simular se conseguiremos atingi-la, bem como avaliar o que precisa ser feito. A solução da Oracle nos permite analisar com muito mais rapidez, algo essencial nesse momento de reestruturação da companhia” 
Erica Braune, Gerente de Planejamento, Lojas Marisa


Além disso, a Marisa constatou que a migração para a nuvem também traria um melhor custo-benefício, já que seriam eliminados custos com hardware, licenças e atualizações. Na nova atualização do MFP, chamou atenção ainda a facilidade e rapidez para a criação de ações, que antes eram limitadas para não sobrecarregar o ambiente tecnológico da varejista.  Com a possibilidade de ter infinitas visões dentro de um conjunto de dados, a companhia enxergou a possibilidade de ampliar sua capacidade de análise.

O MFP Cloud tornou viável acompanhar e projetar as remarcações.
 

Resultados

O uso do Oracle MFP Cloud dá aos executivos da Marisa uma maior capacidade de análise, essencial para auxiliar a tomada de decisões. Isso porque a solução permite identificar as categorias que mais vendem e as que têm melhor desempenho ao longo de um determinado período. Com isso, é possível realizar uma melhor gestão das margens e remarcações. 

Com o uso do Oracle MFP Cloud, a empresa consegue em uma semana dar resposta (bottom up) a um cenário macro estabelecido pela diretoria (topdown). A tecnologia permite construir um planejamento, apontar se as metas são alcançáveis e quais medidas precisam ser tomadas. Antes do MFP Cloud, a Marisa consumia uma semana apenas para fazer o planejamento em número de peças e usava o Excel para tratar as questões de margem e de custos, comprometendo a assertividade das ações tomadas.  

A facilidade de uso da ferramenta deu mais agilidade na extração de relatórios, inclusive por usuários pouco familiarizados com a solução. Outra funcionalidade importante para a companhia foi a adequação das semanas do calendário comercial para se aproximar do ano no calendário civil, usado pela área financeira, facilitando a interação entre as áreas.Com o Oracle MFP Cloud, a Marisa consegue enxergar em quanto está a margem de estoque, a margem de venda e projetar cenários financeiros com elevada acuracidade dos dados. A empresa também já deixou habilitada a funcionalidade de planejamento de lojas para uma futura implantação e sincronização com o planejamento comercial.Além disso, a varejista começará a fazer o seu orçamento dentro da solução, usando os números da ferramenta como base para o direcionamento da estratégia. Desde já, a companhia consegue planejar o markdown, atividade crítica para sua reestruturação financeira e operacional.

Parceiros

A Marisa contou com a parceira da FidenTech para implementar o Oracle MFP Cloud. O processo, executado em apenas quatro meses, foi bem-sucedido por conta do envolvimento das equipes de negócios e de TI da empresa, além do suporte adicional da Oracle.