Com mais de 45 anos de história, o Grupo Avenida atua nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, atendendo ao público, principalmente, das classes C,D e E. Com seu negócio voltado para classes mais populares, o Grupo Avenida tem mais de 140 lojas e opera um modelo com forte aderência em capitais e cidades de pequeno porte, com população de 50 mil a 70 mil habitantes. Além das lojas, a empresa também tem uma operação de financiamento aos clientes.
 

 
Nos últimos anos, a rede vem em acelerada expansão e sentiu necessidade de melhorar seus controles e processos. Esse caminho ficou ainda mais claro quando, em fevereiro de 2022, parte da empresa foi adquirida pela Pepkor, maior grupo de varejo de vestuário da África do Sul e que tem 5.500 lojas no mundo.

Com injeção de capital, o Grupo Avenida acelerou ainda mais as aberturas de lojas e decidiu sair das vendas on-line por entender que não faz sentido o e-commerce no nicho de high discount. Isso não significou, no entanto, que a companhia tenha aberto mão do processo de transformação digital, que passou a ser pensado tanto na forma de recursos e promoções para suas lojas físicas quanto para os processos internos da empresa.   

Com planos de dobrar de tamanho nos próximos três anos, o desafio da varejista era aperfeiçoar o seu nível de governança. Para isso, a empresa buscava uma solução de ERP para dar maior sustentação, confiabilidade e controle para sua área financeira, além de auxiliar no estabelecimento de processos que, até então, não eram feitos de forma estruturada. Por fim, a ferramenta também deveria suportar seu crescimento sem que, necessariamente, houvesse um aumento proporcional nas despesas.

Por que o Grupo Avenida escolheu a Oracle

Depois de realizar uma pesquisa de mercado, o Grupo Avenida escolheu o Oracle Fusion Cloud ERP, e a opção pela solução teve muito a ver com a credibilidade da marca, cujos times comercial e técnico transmitiram segurança na apresentação da ferramenta. 
 

O Oracle Cloud ERP permitiu um aprimoramento na elaboração dos relatórios nas áreas contábil e financeira, principalmente em termos de agilidade e confiança dos dados, o que gera melhorias na gestão do planejamento da companhia. Também diminuímos a dependência do time de TI e temos mais autonomia para personalizar a ferramenta conforme nossas necessidades
Jonas A. Ferreira – Diretor TI | Transformação Digital – Grupo Avenida


Também chamou atenção do Grupo Avenida, o fato de que o Oracle ERP, na época em que a ferramenta foi apresentada à empresa, em 2019, ter sido a primeira plataforma do gênero a ser cloud native , uma inovação do setor até então. 

Resultados

O ganho mais visível a partir da implementação do Oracle ERP no Grupo Avenida foi de eficiência de 20% no fechamento contábil, reduzindo de 10 para 8 dias o tempo gasto nesta operação. A rede projeta, inclusive, uma redução mais drástica neste processo já nos próximos meses, com a exploração de todos os potenciais da solução. 

Outro ganho já percebido pelo Grupo Avenida foi o aprimoramento na elaboração dos relatórios nas áreas contábil e financeira, principalmente em termos de agilidade e confiança dos dados, o que gera melhoras da gestão do planejamento da companhia. Além disso, as demandas dos processos de compra foram otimizadas, eliminando, por exemplo, o recebimento de boletos via e-mail e aperfeiçoando as ordens de compra junto aos fornecedores.

Antes da implementação do Oracle ERP, a companhia também tinha uma imensa dependência do time de TI para criar parametrizações em sua solução anterior. No atual cenário, as áreas têm mais autonomia para personalizar a ferramenta conforme suas necessidades e cenários, passando a atuar de forma mais eficiente, com mais controle e aperfeiçoando a governança. As áreas passaram a gerir as suas atividades de forma mais independente, mas interconectadas. Os departamentos comercial e financeiro, que antes atuavam juntas, foram isolados, protegendo o resultado contábil geral.

Com isso, a equipe de TI precisa apenas garantir a estabilidade da infraestrutura, sem a necessidade de ficar atendendo a sucessivas demandas operacionais.