A Movesa é uma concessão de revenda e serviços de manutenção de caminhões da Scania e que atua há 50 anos em cinco estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba), com mais de 16 filiais espalhadas pela região. Sendo um grupo familiar que passou a ter uma profissionalização de sua gestão a partir de 2009, a companhia percebeu, nos últimos cinco anos, a necessidade de buscar inovação. Para isso, ela buscou parcerias com hubs, com o objetivo de promover uma mudança tanto de alguns processos, quanto de sua cultural interna.
E um bom exemplo de setor que passou por essas mudanças foi a área Planejamento Financeiro. Neste departamento, os processos de planejamento tinham uma forte dependência do Excel, ferramenta que atendia as necessidades básicas, mas demandava muito tempo e energia para por parte da equipe para elaborar cenários. Não bastasse isso, a solução apresentava baixa segurança dos dados, além de deixar a empresa mais exposta a falhas, já que os processos eram pouco automatizados. A Movesa precisava minimizar as chances de erros e também retrabalhos que atrasavam o fechamento contábil.
Por que a Movesa escolheu a Oracle
A Movesa foi apresentada ao Oracle Fusion Cloud EPM por meio de uma campanha no LinkedIn. Na mesma época, ela procurou mais dois concorrentes que ofertavam soluções semelhantes, mas ao final da análise de todas as opções, verificou que a solução da Oracle apresentava o melhor custo-benefício.
“Com o Oracle EPM, temos um detalhamento maior das despesas, permitindo projeções mais exatas por departamento. Com as mudanças, a Movesa agora entrega todo o fechamento contábil e relatórios gerenciais até o quinto dia útil do mês subsequente. Quando usava majoritariamente o Excel, ela precisava do dobro do tempo”
Ângelo Carôso, CFO da Movesa
Um dos módulos que foi decisivo para a escolha do Oracle Cloud EPM foi o PBCS, que permite flexibilidade para customização de 100% do ambiente de planejamento. Tudo que a companhia criava em Excel pode ser feito com mais profundidade e segurança no módulo em questão. A Movesa tinha sistemas de planejamento com grandes limitações para acompanhar o crescimento da empresa, além de trazer algumas vulnerabilidades – e a ferramenta da Oracle se mostrou apta para mudar esse quadro.
Outro ponto que contou a favor do Oracle Cloud EPM foi o fato da solução ter um custo de implantação que cabia dentro do orçamento da Movesa. Quase ao mesmo tempo, a companhia trocou a sua ferramenta de ERP própria por uma de mercado, que acabou se integrando facilmente ao EPM da Oracle através de uma interface de recarga de dados contábeis.
Resultados
A adoção do Oracle Cloud EPM fez a Movesa alçar um outro patamar em termos de segurança de dados e agilidade para criar e modificar cenários, sem ameaçar a qualidade das informações. Usando apenas o Excel, para preparar um orçamento ou forecast, a área de Planejamento Financeiro da Movesa dependia de uma estrutura tão complexa que, muitas vezes, necessitava de trabalho em horário extraordinário e finais de semana para cumprir as demandas. Agora, com a solução da Oracle, esse mesmo trabalho é feito em questão de horas ou até minutos.
Com a maior automatização, a área de Planejamento Financeiro da Movesa também pode otimizar o seu time, já que o número de tarefas manuais diminuiu. Com isso, a empresa tem uma economia de até R$ 100 mil por ano ao não precisar ampliar a equipe. O Oracle Cloud EPM permitiu que a gestão atendesse ao nível de exigências e KPIs do conselho de administração. A companhia agora pode quebrar a informação por centro de custos, por exemplo, fazendo as projeções sempre a nível de filial, para posterior consolidação. Além disso, ele puxa relatórios comparativos para ajudar na análise de variações dos números e verificar eventuais inconsistências, trazendo maior inteligência analítica à gestão.
Essa análise por filial possibilitado pelo Oracle EPM trabalha todos os dados em seus devidos centros de custos, com um detalhamento maior das despesas, permitindo projeções mais exatas por departamento. Com as mudanças, a Movesa agora entrega todo o fechamento contábil e relatórios gerenciais até o quinto dia útil do mês subsequente. Quando usava majoritariamente o Excel, ela precisava de dez dias úteis.
Implementação
A Movesa contou com a parceria da Acceptore na implementação do Oracle Cloud EPM. O processo foi concluído em 440 horas e acompanhado integralmente pelo CFO da Movesa. Esse foi um dos fatores para que a implantação da ferramenta tenha sido bem-sucedida, sendo configurada de forma aderente às necessidades reais do planejamento financeiro da companhia.