Com mais de 80 anos de história, a Leo Madeiras lidera o mercado de insumos para marcenaria no Brasil. A rede conta com mais de 120 lojas espalhadas pelo país, além de um e-commerce, com o cliente sempre no centro do seu negócio. 
 


O setor de marcenaria é uma área em processo de digitalização, com muitos profissionais ainda optando por comprar os insumos diretamente nas lojas físicas e mantendo um relacionamento muito próximo com o vendedor de sua confiança. Por isso, a Leo Madeiras tinha como desafio acelerar a digitalização desta categoria, criando em seu e-commerce funcionalidades que fossem intuitivas ao seu cliente e que, ao mesmo tempo, permitissem a ele manter o bom relacionamento com os vendedores das lojas físicas da marca. 

Por que a Leo Madeiras escolheu a Oracle

A Leo Madeiras escolheu o Oracle Commerce Cloud para tornar o seu e-commerce mais atrativo para seus clientes. Por ser uma plataforma mais aberta, a solução da Oracle oferece possibilidades de customização, com a possibilidade de realização de testes de cada nova funcionalidade. 
 

O Oracle Commerce Cloud permite que a Leo Madeiras crie uma experiência B2C a um segmento B2B formado por micro e pequenas empresas. Em um setor com muitas oportunidades de digitalização como o de marcenaria, nosso site permite que o profissional faça compras online, sem perder o relacionamento com o vendedor, já que nosso e-commerce funciona como uma ferramenta de vendas das nossas lojas físicas
Daniel Timote, Gerente de E-commerce, Leo Madeiras


O Oracle Commerce Cloud permite que a Leo Madeiras crie uma experiência B2C a um segmento B2B formado por micro e pequenas empresas, sem a organização de grandes companhias. Isso signifca que a empresa pôde transformar o seu e-commerce em uma extensão de suas lojas físicas, funcionando como um parceiro de negócios. 

Isso possibilitou, por exemplo, com que as vendas feitas no ambiente digital fossem registradas em nome do vendedor da confiança do marceneiro em uma loja física da Leo Madeiras, algo que outras ferramentas não conseguiam, pois funcionavam apenas para criar e registrar pedidos.

Resultados

O uso do Oracle Commerce Cloud permitiu à Leo Madeiras desenvolver um e-commerce que atende seus clientes em suas particularidades. E isso impactou nas vendas por esse canal. A empresa registrou um aumento de 300% por ano no número de clientes comprando online e um crescimento de 4x no número de pedidos online. 

A transformação digital que vem sendo promovida na Leo Madeiras com uma série de ações – incluindo a adoção do Oracle Commerce Cloud – vem gerando impacto em seus clientes na jornada de compra. Atualmente, 20% das vendas da rede têm interferência direta ou indireta do seu e-commerce. Antes, esse número era praticamente inexistente.

E ainda dentro da jornada do cliente, a companhia verificou ainda que consumidores que adquirem em suas lojas online e física têm maior assiduidade de compras do que aqueles que optam apenas pelas unidades físicas. Isso acontece, em parte, porque o e-commerce tem uma feature que permite ao cliente comprar online, sem que isso impacte na comissão dos vendedores das lojas físicas, uma vez que essas vendas podem ser creditadas a eles. 

Implementação

A Leo Madeiras contou a com a Jotta (empresa do grupo JBQ Global) como parceira de implementação do Oracle Commerce Cloud. O MVP foi implementado em 6 meses, teve boa aceitação, mas foi a rápida evolução do projeto nos meses seguintes que tracionou a operação. Foram usadas squads dedicadas e sprints em formato de esteiras que corriam em paralelo. Conforme prioridades, as entregas aconteciam de forma independente.