O surgimento de infraestruturas de nuvem robustas combinadas com GPUs avançadas nos permitiu expandir as possibilidades da inteligência artificial (IA). No último ano, modelos de IA generativa nos surpreenderam com suas capacidades. Esses modelos não estão apenas passando por uma avaliação extensa de qualificação, como também estão alcançando uma pontuação no 90º percentil. Ou escrevendo artigos acadêmicos sobre tópicos que variam desde história até filosofia. Ou sendo usados para descobrir informações, quando antes usávamos os mecanismos de busca como padrão.
Agora, estamos vendo a IA generativa criar textos, gerar consultas SQL, escrever códigos, criar obras de arte e auxiliar no suporte de produtos, tudo isso parecia impossível alguns anos atrás, e cativaram a imaginação de executivos que veem um enorme potencial para aumentar a produtividade e a receita com a IA generativa.
O que as empresas realmente esperam da IA generativa
As empresas precisam de recursos de IA generativa e casos de uso que possam impactar os resultados dos negócios. IA generativa que aproveita modelos que são ajustados ou aumentados com os dados e a propriedade intelectual de uma organização, projetados para fornecer resultados que somente um modelo familiarizado com a organização pode fornecer.
Além da tecnologia, as empresas precisam de um parceiro com o qual possam contar para atender a várias necessidades, desde a configuração da infraestrutura até a escolha, a personalização e a implementação de modelos integrados às aplicações comerciais. A Oracle tem ajudado empresas de todos os tamanhos em todos os setores há décadas, desde aplicações de missão crítica até inovação que impulsiona nossos clientes à frente de seus concorrentes.

Na Oracle, pensamos cuidadosamente em como os processos de negócios de uma empresa poderiam ser aprimorados com a IA generativa. Criamos uma experiência de IA generativa de ponta a ponta que abrange toda a nossa pilha. Desenvolvidas em nossa infraestrutura de IA de alto desempenho, nossas ofertas de IA vêm com fácil integração em toda a pilha Oracle, desde dados disponibilizados para IA de produtos de banco de dados, como Oracle Database, Oracle Autonomous Database e MySQL HeatWave, até aplicações SaaS, como ERP, HCM e CX, com recursos de IA generativa incorporados. Na Oracle, a IA foi projetada para ser uma experiência contínua, não fragmentos ou ferramentas que precisam ser acopladas como parte de um projeto.
A Oracle não apenas oferece uma experiência de IA integrada e contínua, como também a entrega onde você precisa. Você pode usar a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Generative AI na Oracle Cloud e aproveitar todas as vantagens da nuvem pública para dimensionar soluções sob demanda, personalizar modelos e criar endpoints de modelos privados para os negócios. Com a OCI Dedicated Region, a Oracle também fornecerá serviços de IA generativa em seus data centers, permitindo combinar os recursos de IA generativa com os dados e aplicações on-premises.
Como Dave Vellante, diretor de pesquisas da Wikibon, afirmou recentemente: “a Oracle está adotando uma abordagem de pilha completa para a IA generativa empresarial. O valor da Oracle engloba toda a pilha de tecnologia. Ao oferecer IA generativa integrada nas aplicações Fusion SaaS, a Oracle se conecta diretamente ao valor comercial do cliente. Esses aplicativos são compatíveis com bancos de dados autônomos com incorporações vetoriais e executados em infraestrutura de alto desempenho na OCI ou on-premises com Dedicated Region. Juntas, essas ofertas compõem uma estratégia de IA empresarial altamente diferenciada, abrangendo tudo, desde a RAG pronta para uso até uma ampla gama de modelos ajustados e IA infundida em uma pilha integrada. Nossa pesquisa mostra que 2023 foi o ano da experimentação de IA. Com recursos como esse, nossa expectativa é que 2024 seja o ano do retorno de investimentos em IA.”
Como estamos fornecendo esses recursos?
Hoje temos o prazer de anunciar uma ampla gama de inovações com novos serviços e recursos, todos projetados para ajudar você em sua jornada de IA generativa.
Novidade: disponibilidade geral do serviço de IA generativa da OCI
À medida que continuamos cumprindo a nossa estratégia de IA, anunciamos a disponibilidade geral do serviço de IA generativa da OCI, um serviço gerenciado para integrar perfeitamente os LLMs a uma ampla gama de casos de uso corporativo.
O serviço OCI Generative AI oferecerá suporte aos modelos Llama 2 da Meta e da Cohere, juntamente com um recurso de incorporação multilíngue para mais de 100 idiomas. Também adicionamos aprimoramentos para facilitar o trabalho com os LLMs com funcionalidades como a integração com LangChain, o gerenciamento de endpoints e a moderação de conteúdo.
A OCI Generative AI também incluirá uma experiência aprimorada de gerenciamento de cluster de GPU com suporte a vários endpoints para clusters de host, a capacidade de lidar com mais solicitações de modelos dimensionando clusters e análises de endpoints.
O serviço OCI Generative AI agora também oferece ajuste fino flexível disponível para os modelos Command 52/6B da Cohere. Como resultado, as empresas podem continuar confiantes de que sua IA se ajusta precisamente ao contexto comercial específico.
Com o serviço OCI Generative AI, os clientes podem lidar com uma variedade de casos de uso, incluindo:
Operações do cliente: automatização do atendimento ao cliente com base no conjunto de produtos, na experiência e no idioma do cliente.
Marketing: personalização em massa da pesquisa, divulgação e retenção de clientes com base no perfil do comprador e no histórico de compras.
Vendas: criação de representantes de vendas virtuais que orientam os clientes potenciais por meio de ofertas durante uma transação comercial
Risco e jurídico: aceleração da redação e elaboração de contratos com base nas melhores práticas existentes, com suporte multilíngue.
Estratégia e finanças: monitoramento em escala dos concorrentes e atualizações dos clientes, em fontes públicas e privadas.
Novidade: OCI Generative AI Agents (Beta)
Também anunciaremos hoje a versão beta do serviço OCI Generative AI Agents. Os agentes traduzem as consultas dos usuários em tarefas que os componentes da IA generativa (ferramenta de pesquisa, corpus de documentos, LLM, geração de respostas etc.) executam para responder às consultas. O primeiro de uma série de agentes da OCI Generative AI Agents é o de geração aumentada de recuperação (RAG) que complementa o conhecimento geral dos LLMs com dados internos usando o OCI OpenSearch para fornecer respostas contextualmente relevantes. Os usuários agora podem acessar de forma transparente diversos conjuntos de dados corporativos por meio de linguagem natural, sem a necessidade de habilidades especializadas ou de conhecer o formato ou o local de armazenamento dos dados
Por exemplo: quando um usuário final solicita para um agente de IA fornecer um resumo das políticas de RH relacionadas a licenças médicas, a consulta sinaliza o modelo para pesquisar um conjunto de documentos internos para as políticas. Em seguida, o modelo usa os recursos de RAG para extrair parágrafos relevantes e usá-los para gerar uma resposta em linguagem humana para o usuário final, com hiperlinks para os documentos de origem relevantes. O AI Agent fornece essa resposta ao usuário final em linguagem natural. O usuário poderia continuar fazendo perguntas sobre as políticas e o AI Agent continuaria respondendo de acordo com o contexto da conversa, criando uma experiência precisa e semelhante à humana. Em iterações futuras do serviço, o usuário final poderá solicitar que o AI Agent execute outras ações, como editar os documentos originais ou navegar no sistema de RH para fazer atualizações.
A versão beta inicial do OCI Generative AI Agents oferece suporte ao OpenSearch para acessar dados corporativos internos, e espera-se que as próximas versões ofereçam suporte a uma variedade maior de LLMs e acesso ao Oracle Database 23c com AI Vector Search e ao MySQL HeatWave com Vector Store. Isso permitirá que os usuários criem agentes que automatizem suas interações com aplicações Oracle e de terceiros e direcionem o agente para tomar medidas com base nos resultados da consulta. Os clientes podem se inscrever para participar do programa beta aqui.
Novidade: recurso de ações rápidas da OCI Data Science AI
O OCI Data Science AI Quick Actions é um recurso no-code do serviço OCI Data Science que permite o acesso a uma ampla variedade de LLMs de código aberto, incluindo opções da Meta, Mistral AI e muito mais. Quando estiver disponível para o público geral, esse recurso fornecerá acesso mais amplo ao melhor que a comunidade de código aberto oferece.
O OCI Data Science Quick Actions fornece acesso a modelos selecionados que os usuários podem ajustar, avaliar e implementar com seus dados, mas também abrange um ecossistema abrangente com fluxos de trabalho fáceis de usar, telemetria e visualizações integradas e processos de execução simplificados.
Ao ser disponibilizado, o AI Quick Actions fornecerá:
Verificação e pré-verificação do ambiente
Uma lista de modelos selecionados e pré-testados, incluindo LLMs
Opções de implementação selecionadas
A capacidade de pesquisar e filtrar modelos e a flexibilidade de selecionar o modelo que melhor atenda às necessidades do cliente
Uma interface de poucos cliques para executar tarefas de ajuste fino, com etapas guiadas
As tarefas de monitoramento e ajuste fino podem ser executadas diretamente do console
Um recurso de playground para testar rapidamente os modelos implantados
OCI Generative AI integrada à pilha de tecnologia: Oracle Databases e Oracle Cloud Apps
As Oracle Fusion Cloud Applications, o Oracle NetSuite e aplicações do setor, como o Oracle Health, terão novos recursos de IA generativa, com a tecnologia dos modelos da IA generativa da OCI. Os casos de uso iniciais se concentram no resumo e na autoria assistida, como o resumo de avaliações de desempenho, a autoria assistida de descrições de cargos, a autoria assistida de metas, a redação de artigos de conhecimento e a geração de emails relevantes de atendimento ao cliente. Esses recursos de IA nas mãos da equipe por meio dos ambientes de software que eles usam todos os dias permitirão níveis mais altos de produtividade e eficácia nas principais tarefas e fluxos de trabalho.
Naturalmente, a Oracle também está incorporando recursos de IA generativa em seu portfólio de bancos de dados. O Oracle Database 23c com AI Vector Search e o MySQL HeatWave com Vector Store oferecem recursos de RAG para que os usuários possam combinar dados internos com LLMs para gerar respostas mais precisas e contextualmente relevantes aos prompts.
Além disso, com o Autonomous Database Select AI, os clientes podem aproveitar os LLMs para usar consultas em linguagem natural em vez de escrever SQL ao interagir com o Oracle Autonomous Database. Isso permite que os clientes adotem a IA mais rápido no desenvolvimento de aplicações. As empresas e seus clientes podem usar a interface de linguagem natural Select AI combinada com o Oracle Database AI Vector Search para obter insights mais rápidos e intuitivos sobre seus próprios dados. Por exemplo, os varejistas podem obter insights personalizados sobre o estoque sob demanda e os funcionários de organizações regulamentadas podem consultar rapidamente volumes de portarias para verificar a conformidade.
Oracle AI: futuras melhorias
Além do foco em IA generativa, a Oracle continua aprimorando as ofertas de IA existentes. A nossa estratégia é oferecer às empresas várias opções para ajudar a garantir o seu sucesso. Para isso, estamos oferecendo várias melhorias, incluindo:
Oracle Digital Assistant: agora permite incorporar dados de LLMs com os dados da empresa em experiências de chat. O Oracle Digital Assistant combina informações de banco de dados, documentos de conhecimento empresarial e IA generativa para permitir conversas em linguagem natural com o mínimo de esforço. Os desenvolvedores podem usar recursos de IA generativa para criar assistentes digitais de forma mais rápida e eficiente.
OCI Language: adiciona insights de saúde com processamento de linguagem natural. Esse novo recurso do serviço do OCI Language ajuda a processar melhor a linguagem no domínio médico. Novos modelos ajudarão a reconhecer termos médicos, relacionamentos e entidades em registros como notas de ensaios clínicos, notas de progresso do paciente e registros eletrônicos de saúde.
Experiência de tradução de documentos: adiciona um novo recurso de tradução de documentos baseado em arquivos para oferecer suporte a uma ampla gama de formatos (Word, .PPT, HTML, JSON e Excel), ajudando a garantir que o conteúdo permaneça intacto e traduzido em diversos tipos de arquivos.
OCI Vision: adiciona a detecção facial, agora com capacidade de reconhecer rostos e características faciais em imagens e expandindo o número de casos de uso da OCI Vision. Além disso, o Vision oferecerá suporte ao processamento de vídeo baseado em arquivos.
OCI Speech: adiciona diarização, permitindo que o serviço incorpore informações do orador em seções transcritas de áudio. A diarização torna o OCI Speech uma ferramenta valiosa para organizar, analisar e extrair informações significativas de interações faladas. Além disso, o Speech oferecerá suporte à transcrição em tempo real e ao uso de modelos de código aberto, como o Whisper.
OCI Document Understanding: suporte para mais de 300 idiomas adicionais e aprimoramentos de modelos.
OCI Data Science: adiciona o Feature Store, um repositório central usado para gerenciar recursos desenvolvidos por equipes de ciência de dados. O recurso Store fornece uma estrutura coesa na qual os recursos são meticulosamente documentados, compartilhados, armazenados e fornecidos de maneira simplificada. Além disso, um novo operador do Forecasting está disponível para que os clientes possam aproveitar os modelos de aprendizado profundo proprietários da Oracle por meio do OCI Data Science com um operador no-code.
A diferença da Oracle na IA generativa
Anteriormente mencionamos a adoção de uma abordagem holística para a IA generativa, pois pensamos em tudo que as empresas realmente precisam para implementar a IA generativa com sucesso. Além disso, temos alguns princípios básicos para ajudar a garantir que nossas novas ofertas sejam ainda mais valiosas para você:
Modelos eficazes e personalizáveis que são projetados para casos de uso corporativo
Estamos fornecendo modelos voltados para a empresa que são de alto desempenho e econômicos, permitindo muitos casos de uso e um ajuste fino eficiente. Também estamos adaptando cada vez mais os modelos a cenários corporativos do mundo real e realizando treinamento especializado em grandes modelos de linguagem com o conhecimento e os insights proprietários da Oracle para torná-los melhores para os negócios. Tudo isso com acesso às melhores GPUs da categoria e à rede de clusters de alto desempenho.
Recursos e serviços de IA generativa incorporados em todas as camadas da pilha de tecnologia
A Oracle abrange todas as etapas da sua jornada de IA generativa com uma variedade de recursos de serviços incorporados e gerenciados em nossa camada de infraestrutura, serviços de plataforma e aplicações corporativas. Trabalhar com IA pode parecer desafiador, mas é muito mais simples se você estiver trabalhando com uma empresa que criou uma nuvem inteira de serviços integrados, desde dados até aplicativos.
Serviços que priorizam o gerenciamento de dados, a segurança e a governança, todos essenciais para casos de uso de IA corporativa
Com a Oracle, você pode conectar os modelos de IA aos dados relevantes em tempo real e obter respostas contextualizadas. Além disso, a Oracle continua ajudando a garantir que os dados dos clientes sejam mantidos confidenciais e protegidos. Não compartilhamos os dados com provedores de modelos de terceiros. Para maior privacidade e segurança, oferecemos a opção de executar implementações dedicadas de LLMs na infraestrutura de GPU gerenciada que não é compartilhada com outros clientes e de fornecer serviços de IA generativa aos data centers.
A plataforma Oracle AI oferece uma pilha completa de infraestrutura de alto desempenho, IA e ML integrados com produtos de banco de dados e análise e serviços de IA, bem como um serviço de IA generativa para desenvolvimento de aplicações. E isso é apenas o começo.
