A Oncoclínicas foi fundada em Belo Horizonte, em 2010, pelo oncologista Dr. Bruno Ferrari, com o objetivo de oferecer tratamento especializado e de ponta para pacientes oncológicos, promovendo pesquisa, inovação e tecnologia médica. A empresa adota um modelo inovador de gestão, voltado para a nova economia, que tem se mostrado bem-sucedido devido aos fundamentos de hiperespecialização, qualidade e eficiência. A Oncoclínicas investe em tecnologia, inovação, medicina de precisão por meio da genômica e inteligência artificial, ampliando de forma exponencial o conhecimento em oncologia, sempre visando à sua missão de vencer o câncer.
A iniciativa pioneira da companhia a levou a ser um dos maiores e mais respeitados grupos de oncologia, hematologia, radioterapia e genômica da América Latina, com 143 clínicas e hospitais espalhados pelo país, realizando, somente no último ano, aproximadamente 635 mil tratamentos.
Em 2021, a Oncoclínicas abriu capital na bolsa, impulsionando um forte investimento em aquisições de novas unidades, parcerias internacionais e uma parceria exclusiva com o Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Harvard Medical School. A única unidade do Dana-Farber fora dos Estados Unidos pertence à Oncoclínicas e fica localizada em Belo Horizonte.
Diante desse crescimento, a Oncoclínicas enfrentou o desafio de otimizar a performance e a estabilidade de sua infraestrutura tecnológica, que estava no on-premise.
Por que a Oncoclínicas escolheu a Oracle: “A Oracle é uma referência em integração e escalabilidade para o sistema hospitalar da Oncoclínicas.”
Com o crescimento da empresa e o aumento vertiginoso de novas unidades, era necessário ter uma infraestrutura capaz de atender à demanda crescente de usuários e à velocidade de processamento de dados.
“Hoje, com o OCI, em poucos cliques é possível criar novas instâncias, copiar máquinas, aumentar ou diminuir o processamento. Sentimos que, independentemente do caminho que tomarmos, seja de aquisições ou de construção de novos hospitais, a equipe de infra e de TI pode dar todo suporte ao crescimento acelerado da empresa.”
Cássio Luiz Matoso de Oliveira – Gerente Executivo de Operações de TI
A Oncoclínicas iniciou um processo de pesquisa de mercado com os principais players para encontrar a melhor solução. Os diferenciais do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) se destacaram pela capacidade de escalabilidade dos sistemas e pelos benefícios que a migração para a nuvem poderia trazer para os objetivos de negócios do grupo em expansão.
Além disso, a Oracle ofereceu integração total com o sistema hospitalar Tasy, já utilizado pelo grupo.
Resultados: “Antes de usar o OCI, para abrir uma nova unidade, eram necessários pelo menos quatro meses. Agora, todos os processos de abertura são feitos em um dia.”
Com o OCI, a Oncoclínicas obteve ganhos significativos em termos de disponibilidade de rede, eliminando reclamações de usuários sobre a velocidade da plataforma. A nuvem também permitiu uma melhor gestão de recursos financeiros e de infraestrutura, com provisionamento para horários de pico e maior poder operacional.
Antes da implementação do OCI, o processo de abertura de uma nova unidade ou instalação dos sistemas levava pelo menos quatro meses devido ao tempo necessário para aquisição, importação, instalação e configuração de servidores.
No entanto, com a integração do OCI, esse processo foi reduzido para um dia, já que todas as pré-configurações haviam sido realizadas no desenho da solução. Assim, a escalabilidade automática permitiu à Oncoclínicas sustentar a forte expansão da empresa, superando desafios de performance e eficiência.
Parceiros neste projeto
Para auxiliar na implantação, a Oncoclínicas contou com a Redix e com o time da Oracle, que possuíam todo o know-how para auxiliar na jornada de transformação tecnológica do grupo.