A Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do país, contribui para a construção de um futuro melhor para as futuras gerações a partir do cultivo sustentável da cana-de-açúcar, ao mesmo tempo em que tem papel fundamental para o desenvolvimento das comunidades onde atua, gerando emprego e renda para as populações locais.

Atualmente, a companhia se destaca pela capacidade de produzir 3,3 bilhões de litros de etanol por meio de suas oito unidades agroindustriais localizadas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Este volume é suficiente para abastecer até 58 milhões de carros compactos com combustível sustentável, que pode emitir até 90% menos gases de efeito estufa em comparação à gasolina.

Passando por um intenso processo de transformação nas últimas safras, a Atvos vem buscando soluções inovadoras e disruptivas em todas as frentes de negócio, como melhorar o controle da saída dos caminhões de suas usinas para evitar falhas no processo.

A busca pela migração para a nuvem, então, se deu no contexto em que a empresa precisava de mais escalabilidade e segurança para o seu banco de dados mais crítico (que controla a saída dos caminhões das usinas para abastecimento), responsável por dar vazão aos bilhões de litros de combustível sustentável produzido. 

Com ambientes de armazenamento chegando no limite e diante da provável expansão dos negócios da Atvos, era impossível permanecer em um banco de dados tradicional on-premise. 

Por que a Atvos escolheu a Oracle?

A migração para a OCI representava a escalabilidade necessária para a Atvos expandir suas operações, que, além de etanol, também produz energia elétrica limpa a partir da biomassa da cana-de-açúcar e açúcar VHP, e ainda se destaca como uma das maiores emissoras de Créditos de Descarbonização (CBIOs) do Brasil. 

“Estávamos em um momento de quebra de paradigmas, com maior inovação e a construção de uma TI disruptiva, o que trazia um grau de incerteza grande dos recursos necessários. A Oracle Cloud superou essa questão ao nos oferecer uma nuvem com mais escalabilidade e segurança.”
Juliano Moschen, Gerente de Tecnologia da Atvos

A Atvos escolheu a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) por ter a infraestrutura localizada no Brasil, com custo competitivo com o exterior e o que permitiu manter o data center próximo da operação, sem latência em comparação com a solução anterior que era armazenada nos Estados Unidos.

O poder de processamento e a qualidade das máquinas virtuais também foram diferenciais para a contratação da OCI. Com escalabilidade e segurança na gestão dos dados, a empresa percebeu  o poder de processamento rápido da OCI, o que melhoraria o serviço de uma série de aplicações que já usavam antes.

Resultados

Em busca de escalabilidade para crescer a operação, a Atvos deixou o ambiente on-premises e migrou para a nuvem. 


Como resultado na área de negócios, a empresa aprimorou o sistema que controla a saída de caminhões que abastecem milhões de automóveis com etanol e fortaleceu seu posicionamento como uma empresa que sempre teve a sustentabilidade em seu DNA.

A eficiência operacional da Atvos também melhorou a partir da migração para a nuvem, o que gerou redução de custos e trouxe agilidade no controle da operação. Podendo contar com a robustez da OCI, as lideranças do negócio não precisam lidar com falhas no controle logístico dos caminhões que saem das usinas, função desempenhada pelo principal banco de dados da empresa

Além disso, mais de 180 máquinas virtuais e quase todos os sistemas da Atvos foram migrados para a OCI em função da busca por mais escalabilidade, segurança e governança dos dados, uma vez que a gestão adequada dos dados é crítica para o negócio.

Parceiro neste projeto

Com a EBS IT Services e a parceria da equipe Oracle, a migração foi feita com tranquilidade, segurança e objetividade, apesar da complexibilidade do projeto.