A Neonergia é uma das poucas empresas do setor elétrico que atua em todos os segmentos de energia, desde geração, transmissão, distribuição, comercialização. Com êxito em todas essas frentes, participa com afinco na transição energética do país hoje e, por isso, participa sempre de novos leilões de transmissão e de geração. Inovadora, a empresa trabalha para a mudança para o mercado livre de energia, que permitirá que consumidores negociem diretamente com geradores e comercializadores.

Em fase de expansão de seus negócios, um dos principais desafios da empresa era conseguir o controle e uma melhor dinâmica em relação às conciliações contábeis na companhia. 

Neste período, tudo era feito por meio de planilhas em Excel, com dados preenchidos manualmente das quase 90 empresas do grupo. Um volume contábil enorme que tornou inviável a gestão manual, pois causava muitos erros, muitos retrabalhos e muitas avaliações, deixando o processo lento e impedindo uma visão ampla do andamento. Também havia uma dificuldade de executar controles específicos, como a aplicação da Lei Sarbanes-Oxley (Certificação SOx) em determinadas contas.

Por que a Neoenergia escolheu a Oracle

O processo de compra da Neoenergia aconteceu por licitação, em que três ferramentas no mercado foram avaliadas. Dentre elas a empresa encontrou uma concorrente muito engessada, com alto custo e necessidade de contratação em moeda estrangeira, sujeita a variação cambial. Já a outra concorrente era muito editável, o que exigiria um trabalho operacional grande e profissionais mais bem treinados, o que não era o caso da equipe de TI da Neoenergia.

“Implementar o Oracle Cloud EPM Account Reconciliation trouxe segurança para o departamento de contabilidade e melhoria no ambiente organizacional. Por meio da automação, diminuímos a rotina de trabalho exaustiva e conseguimos manter o foco dos funcionários no que realmente é importante: a análise de dados.” 
Rômulo Motta, Supervisor Contábil da Neoenergia 

Já ao avaliar o Oracle Cloud EPM Account Reconciliation, a Neoenergia percebeu tratar-se de uma solução e não um kit de ferramentas como as outras concorrentes, uma vez que não precisariam depender de amplos conhecimentos em TI, já que a visualização e a navegação pela ferramenta eram muito mais práticas e intuitivas que as demais.

Assim, a Neoenergia optou por contratar o módulo de comparação de saldo da Oracle Cloud EPM Account Reconciliation, para conseguir documentar o que está conciliado ou não conciliado, com mais facilidade e rapidez.

Resultados

Nas empresas em geral, a conciliação contábil serve para conferir, analisar e gerir as movimentações financeiras, com o objetivo de reduzir prejuízos. Todo esse processo era feito manualmente pela Neoenergia, pois, antes da implementação, não havia nenhuma tarefa automatizada.


Oracle Cloud EPM Account Reconciliation acelerou a rotina contábil da Neoenergia. O recurso automatizado inteligente permitiu comparar as transações em minutos e atender às exigências de conformidade. Agora tudo é visível no dashboard, agilizando o processo de comparação de transações, sem conferência manual e aprovações via e-mail, por exemplo. Além disso, diferente das planilhas em Excel, atualmente todas as alterações no sistema ficam registradas, mantendo dados financeiros mais seguros, aumentando a taxa de conformidade e confiabilidade da companhia. 

Há também uma grande diferença no tempo gasto no controle interno SOx, realizado trimestralmente na Neoenergia para garantir transparência na gestão empresarial e reduzir riscos de erros contábeis.  Anteriormente quando era executado manualmente via planilha Excel, o processo demorava um mês inteiro. Com a implementação, em uma semana já é possível finalizar. Isso equivale a uma redução de 50% das horas trabalhadas somente desse processo.

Por ter tornado o processo de identificação de contas SOx simples e automatizado, o Oracle Cloud EPM Account Reconciliation desonerou a equipe de contabilidade, que passou a ter mais tempo para atender e verificar e analisar outras contas. 

O tempo livre foi investido em outros pontos importantes para a companhia, como identificar e avaliar valores que não foram vistos ao longo dos meses e, assim, propor ajustes que influenciam diretamente no resultado financeiros, tornando a tomada de decisão da diretoria de contabilidade ainda mais assertiva e em linha com os negócios da empresa.

A utilização do Oracle Cloud EPM Account Reconciliation promoveu também um melhor diagnóstico da saúde financeira da Neoenergia, uma vez que permitiu analisar, com mais detalhamento, quais são os procedimentos que a companhia precisa adotar e aqueles que não estão sendo realizados, aprimorando a diretriz contábil da Neoenergia, para que a companhia possa mensurar, com segurança, se ela está no rumo do que foi planejado.

Parceiro neste projeto

A Neoenergia contratou a PWC, que fez a ponte com a equipe de TI da Neoenergia, para padronizações, seleção de dados e criação de perfis. A equipe ofereceu um pré-treinamento para cada colaborador saber a melhor maneira de utilizar, gerando uma biblioteca de suporte personalizada que pudesse ser consultada em caso de dificuldades. Todo processo demorou apenas 6 meses e hoje a Neoenergia já utiliza o Oracle Cloud EPM Account Reconciliation em 100% no seu  dia a dia, sem depender de terceiros no processo. 
 

Visite nossa página de demo para aplicações e agende uma demonstração das soluções Oracle.