Datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e outras ocasiões especiais, como a Black Friday, representam alguns dos maiores desafios para os varejistas. Nesses períodos, além do aumento expressivo da demanda, as expectativas dos consumidores por uma experiência de compra impecável também se elevam.

Com a busca intensa por ofertas e produtos em um curto espaço de tempo, garantir que a jornada do cliente seja fluida e satisfatória é crucial. Para enfrentar essa realidade, as empresas precisam não só estar preparadas para o aumento de tráfego, mas também para otimizar o atendimento e oferecer soluções rápidas e eficientes, que aumentem a satisfação e promovam a fidelização dos clientes.

Para ajudar você a superar os desafios da alta demanda, preparamos uma lista com 8 pontos importantes que podem ajudar sua empresa a liderar as vendas nessas datas tão esperadas:

1. Revise todos os itens com desconto

Revise a lista de produtos participantes e verifique a quantidade disponível em estoque. É recomendável trabalhar com uma margem de segurança para evitar a venda de produtos sem disponibilidade para entrega.
 

2. Avalie os descontos aplicados

Isso permitirá que você reduza os custos de estoque, aplicando descontos mais agressivos em certos produtos. Nossa dica: não limite as promoções apenas aos produtos de maior giro. Negocie com fornecedores para incluir outros itens relevantes. Além disso, revise as regras de pagamento e parcelamento para favorecer a conversão dos pedidos.
 

3. Alinhe a estratégia com o time de operações

Os processos de picking, packing, logística e transporte são o coração das operações em tempos de alta demanda. Para garantir o sucesso das vendas, observe os seguintes pontos:

– Revise os acordos com parceiros logísticos, considerando preços e prazos de entrega
– Treine e capacite sua equipe para assegurar a excelência operacional
– Teste os sistemas de back office para garantir que eles suportem o volume de pedidos esperado
– Verifique se a integração de estoque está funcionando corretamente, conferindo o saldo entre a plataforma de vendas e o ERP por meio de amostragens.

Predict the Upredictable
 

4. Ajuste a comunicação

Certifique-se de que a mensagem da campanha esteja clara, destacando os produtos participantes e o objetivo da ação. Garanta que a comunicação esteja integrada entre os canais físicos e digitais e alinhadas à estratégia da data comemorativa.
 

5. Crie uma experiência de compra inesquecível

Aproveite as ferramentas de CRM Marketing para entregar conteúdo personalizado, oferecendo ações diferenciadas para cada perfil de cliente. No e-commerce, garanta que o catálogo de produtos seja facilmente navegável. Explore combinações como “Kits e Combos”, “Recomendações de produtos” e “Produtos Complementares” para aumentar o valor por pedido. Teste todas as páginas e funcionalidades do site, como banners, URLs e landing pages.
 

6. Realize testes

Depois de validar os itens anteriores, não se esqueça da fase de testes com o time de tecnologia. Verifique cada etapa do processo, executando testes de segurança, carga e performance na plataforma de vendas e nas integrações, além de consultar os parceiros comerciais, como marketplaces. Teste também a performance dos sistemas internos, garantindo que tudo funcionará perfeitamente durante o período de alta demanda.
 

7. Treine o time de atendimento

O atendimento, tanto no momento da venda quanto no pós-venda, é tão importante quanto o próprio pedido realizado. Assegure-se de que sua equipe esteja preparada para oferecer um atendimento de excelência, com acesso a informações e dados que tornem as interações seguras e precisas.
 

8. Entregue as ofertas certas

Use análises avançadas baseadas em IA para desenvolver estratégias que possam antecipar as demandas e influenciar a decisão dos seus clientes, criando as ofertas que eles desejam ver.


Conheça nossas soluções voltadas para a indústria de Varejo e saiba como a Oracle pode ajudar a sua empresa.