Com o Oracle Exadata Cloud@Customer, o banco brasileiro agora conta com uma plataforma flexível e escalável, reduzindo também o tempo de processamento de transações online via cartão de crédito em até 90%.
Desafios de negócio
A CAIXA Econômica Federal é uma das maiores instituições financeiras da América Latina e um dos bancos mais antigos do Brasil. Fundada em janeiro de 1861, então como CAIXA Econômica da Corte, a instituição consolidou-se como a principal parceira do Governo Federal na execução de políticas públicas, atuando com rapidez, adaptabilidade e inovação na coordenação e operacionalização de diversos programas sociais. A empresa caminha lado a lado com a população, acompanhando seu crescimento e desenvolvimento em todas as regiões do país. Para isso, conta com aproximadamente 83 mil colaboradores, 13 mil postos de atendimento por meio de canais lotéricos e 4 mil agências bancárias. A empresa registra atualmente mais de 40 milhões de transações diárias via PIX, o que representa 20% de todas as transações realizadas por meio dessa ferramenta no Brasil. Para garantir o funcionamento de todos esses serviços, é fundamental contar com tecnologias que elevem a performance e a disponibilidade. Até recentemente, a empresa operava seus bancos de dados na Oracle Exadata on-premises. No entanto, o crescimento acima do previsto no uso de diversos serviços, como o PIX, levou a um aumento expressivo na quantidade de dados, exigindo cada vez mais das suas capacidades de armazenamento e processamento, especialmente em dias de grandes picos, como Black Friday, Natal e Dia das Mães. Para acompanhar esse crescimento, a CAIXA precisou se reinventar, buscando outras alternativas tecnológicas que garantissem a disponibilidade e a performance de seus serviços.
“Com o Oracle Exadata Cloud@Customer, saímos de um cenário de escassez de recursos, baixa capacidade de armazenamento e processamento de dados, e crises por falta de disponibilidade, para um cenário de alta performance dos nossos serviços.”
Rodrigo Ribeiro Pontes Pedroso – Gerente Executivo, CAIXA Econômica Federal.
Porque a CAIXA escolheu a Oracle
A CAIXA analisou diversas opções, incluindo outras arquiteturas que pudessem apoiar a performance de seus serviços, além da qualidade no atendimento aos clientes. Ao final, decidiram manter a parceria com a Oracle, migrando seus bancos de dados para o Oracle Exadata Cloud@Customer devido às vantagens que um banco de dados em nuvem oferece — especialmente a escalabilidade. A instituição precisava ampliar sua performance e recursos para atender seus clientes de forma eficiente, independentemente da demanda. O fato de a Oracle já ser sua arquitetura de referência também foi um diferencial importante, pois tornou o processo de migração mais simples, seguro e eficiente.
Resultados
A CAIXA melhorou significativamente seus serviços bancários após migrar seus bancos de dados para o Oracle Exadata Cloud@Customer. O processamento de transações via PIX, por exemplo, apresentou ganhos de desempenho de 30% em períodos normais e de mais de 70% nos momentos de pico, assegurando melhor performance e alta disponibilidade — a empresa passou pela última Black Friday com picos de até 46 milhões de transações sem nenhum registro de indisponibilidade. A instituição também passou a se recuperar mais rapidamente de situações de instabilidade decorrentes de problemas externos no sistema do Banco Central. Antes, sua capacidade de recuperação era lenta, o que levava a períodos prolongados de indisponibilidade, mesmo após a estabilização do sistema. Agora, a CAIXA consegue se recuperar mais rápido do que a maioria dos concorrentes, garantindo maior continuidade dos serviços para seus clientes. Isso tende a ter um impacto importante sobretudo nas agências, diminuindo as filas e o tempo que os clientes levam para serem atendidos.
O processamento de transações online via cartão de crédito foi outro serviço a apresentar melhora expressiva, com ganhos superiores a 60%. No caso dos processos do tipo batch, realizados fora do horário comercial, o avanço foi ainda mais significativo: transações que antes levavam quase 24 horas para serem concluídas agora são finalizadas em apenas 2h30, uma redução de quase 90%. Essa transformação elevou a qualidade das entregas, permitindo à CAIXA oferecer aos seus clientes um nível de serviço alinhado ao padrão que a instituição busca entregar. Internamente, em termos qualitativos, a instituição conseguiu eliminar a maior parte das chamadas “salas de crise”, o que permitiu às equipes redirecionarem seus esforços para o que realmente importa: pensar em melhorias e evoluções para os sistemas e serviços oferecidos pelo banco — algo que antes era inviável diante das limitações de tempo e infraestrutura. Não por acaso, a CAIXA hoje se prepara para trabalhar com alguns contratos de nuvem pública. A ideia é utilizar a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), de modo que suas aplicações sejam operadas diretamente nesse ambiente. O objetivo não é apenas usar a nuvem como solução de transbordo, mas também migrar os bancos de dados da instituição para operarem diretamente na nuvem pública, integrados às aplicações já em funcionamento nesse ambiente. A CAIXA também tem mantido um forte foco em inteligência artificial, acompanhando de perto as tendências do mercado nessa área — a empresa já deu início a algumas iniciativas com o Oracle Database 23ai visando estruturar seus principais bancos de dados utilizando essa nova tecnologia, explorando seu potencial para ganhos de eficiência e inovação.
Parceiros neste projeto
A migração dos bancos de dados da CAIXA do Oracle Exadata on-premises para o Oracle Exadata Cloud@Customer contou com o apoio das equipes da Oracle — fator fundamental para que o processo ocorresse de forma tranquila e transparente para os clientes. O envolvimento do time da Oracle no acompanhamento das atividades diárias permitiu às equipes de TI da CAIXA estruturar as migrações com mais conhecimento técnico, garantindo que todo o processo fosse concluído dentro do prazo, sem impacto para os serviços ou para os clientes. A parceria também resultou em propostas de melhorias e insights que ajudaram a CAIXA a aproveitar ao máximo a nova tecnologia.
Sobre o cliente
A CAIXA é um dos maiores bancos da América Latina, com papel central na inclusão financeira e no desenvolvimento do Brasil. Com presença em todo o território nacional, conta também com agências-barco na Amazônia e caminhões-agência, levando serviços bancários a regiões remotas.
https://www.caixa.gov.br/