1 – Introdução
O serviço Oracle Cloud Migrations (OCM) fornece uma experiência de autoatendimento abrangente de ponta a ponta para migrar cargas de trabalho baseadas em máquinas virtuais VMware e AWS existentes do local para o Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
O Oracle Cloud Migrations permite que você identifique cargas de trabalho de máquinas virtuais hospedadas em um ambiente externo ao OCI, planeje migrações e automatize fluxos de trabalho de migração.
O serviço Oracle Cloud Migrations permite que você execute as seguintes tarefas:
- Descubra automaticamente máquinas virtuais externas ao Oracle Cloud Infrastructure.
- Organize máquinas virtuais para migração.
- Replique os dados da máquina virtual para o OCI.
- Planeje a reimplantação de máquinas virtuais.
- Reconfigure máquinas virtuais para iniciar com sucesso como instâncias de computação OCI automaticamente.
- Inicie máquinas virtuais como instâncias de computação OCI usando dados replicados.
Neste post, abordaremos o primeiro passo no uso do OCM, Criação de Pré-Requisitos, que é comum tanto para origens AWS quanto VMware.
2 – Criação de Pré-Requisitos
No menu de navegação do portal OCI, selecionar Migration & Disaster Recovery, Cloud Migrations:

Clicar em Create prerequisites:

Marcar a caixa de seleção “I have reviewed and accept the Oracle Terms of Use”, selecionar o compartment onde os pré-requisitos serão criados e clicar em Next.

Preencher OCID do Tenancy e Compartment para onde as migrações serão feitas. Clicar em Next, e na próxima tela, em Create.

O job de criação dos pré-requisitos demora um pouco. Quando terminar, serão criados:
- Os child compartments Migration e MigrationSecrets, dentro do compartment que informamos via OCID.
- Um Object Storage Bucket no compartment Migration, que servirá como destino para os dados de replicação das instâncias.
- Um Vault no compartment MigrationSecrets, onde serão armazenadas as credenciais de conexão ao ambiente de origem, para descoberta das VMs.
É necessário fazer logoff / logon do portal OCI para atualizar.


Voltando à tela de Cloud Migrations, haverá uma mensagem indicando que os pré-requisitos foram criados no nosso compartment.


3 – Próximos Passos
Para migrações a partir de VMware: https://blogs.oracle.com/lad-cloud-experts-pt/post/migrando-vms-com-oracle-cloud-migrations-parte-2-configurao-do-ocm
Para migrações a partir de AWS: https://blogs.oracle.com/lad-cloud-experts-pt/post/convertendo-instncias-aws-para-o-oci-utilizando-o-ocm-oracle-cloud-migration


