1. Introdução

As redes virtuais na nuvem (VCNs) da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) fornecem uma rede personalizável e redes de nuvem privadas na Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Assim como uma rede tradicional de data center, o VCN fornece aos clientes controle total sobre o seu ambiente de rede de nuvem. Isso inclui atribuir espaços de endereço IP privado criando sub-redes, e rotear tabelas e configurar firewalls dinâmicos.

2. O Problema

Ao utilizar-se do “Assistente de VCN (Wizard)” para criar uma nova VCN, os nomes utilizados nos novos recursos podem ferir políticas e padrões estabelecidos pelo cliente. Portanto, pode ser necessário renomear tais recursos.

Alguns recursos podem ser renomeados diretamente pela console, tais como as “Subnets”, “NAT Gateways” e “Service Gateways”, porém para os demais, não é possível adotar essa estratégia.

3. A Solução

Utilizando-se do Cloud Shell, é possível realizar os comandos necessários da API da Oracle Cloud Infrastrucutre (OCI) para contornar essa limitação da interface gráfica.

3.1 Cloud Shell

Acesse o Cloud Shell clicando no ícone de desenvolvimento no menu superior do lado direito (próximo ao sinal de alerta) e selecione Cloud Shell.

Ícone de desenvolvimento com o Cloud Shell selecionado

3.2 Obtenha o OCID 

Obtenha o OCID do recurso que você deseja alterar, essa informação será necessária para executar o comando correspondente abaixo.

A maneira mais fácil de obter o OCID é localizando o recurso desejado, clicar nos trés ponto verticais ⋮ e selecionar “Copiar OCID”.

Imagem demonstrando onde está a opção Copy OCID

3.3 Execute o Comando

Em posse do OCID do recurso que queremos alterar, basta executar o comando correspondente da lista abaixo no Cloud Shell aberto anteriormente, preenchendo o <OCID> com o OCID obtido e alterando o campo <NOME_DESEJADO> para o novo nome do recurso.

### COMANDOS ###

oci network vcn update --vcn-id <OCID> --display-name <NOME_DESEJADO>

oci network subnet update --subnet-id <OCID> --display-name <NOME_DESEJADO>

oci network route-table update --rt-id <OCID> --display-name <NOME_DESEJADO>

oci network internet-gateway update --ig-id <OCID> --display-name <NOME_DESEJADO>

oci network security-list update --security-list-id <OCID> --display-name <NOME_DESEJADO>

oci network dhcp-options update --dhcp-id <OCID> --display-name <NOME_DESEJADO>

oci network nat-gateway update --nat-gateway-id <OCID> --display-name <NOME_DESEJADO>

oci network service-gateway update --service-gateway-id <OCID> --display-name <NOME_DESEJADO>

Imagem demonstrando a saída do comando no Cloud Shell

4. Conclusão

Neste artigo podemos ver o quão poderosa e flexível é a API da OCI.

Ela nos demonstra que mesmo com possíveis limitações na interface gráfica, ainda há mais poder do que pode ser explorado em OCI para atender as demandas dos clientes Oracle.

 

Esse artigo também está disponível em formato de short-video em: https://videohub.oracle.com/playlist/dedicated/161711051/1_t1qq4dgh/1_2jqhaajt