X

Informações atualizadas sobre casos de clientes, tendências e melhores práticas do mercado varejista, tudo em português.

Seu Sortimento de Marcas Próprias Segue a Regulamentação?

Paul Woodward
Senior Director, Retail Supply Chain Business

A rotulagem do produto não é apenas vital para garantir que os requerimentos de sua marca sejam apoiados por dados precisos do fornecedor, mas também é essencial para garantir a segurança do consumidor e a aderência a regulamentação rigorosa. As verificações manuais de precisão diminuem a capacidade do varejista de colocar seus produtos no mercado, desde promoções até sinalização e produtos nas gôndolas, que ninguém pagará, especialmente porque os produtos de marca própria continuam aumentando a demanda.

Consumidores começaram a confiar que as marcas próprias são tão boas, se não melhores, que as marcas nacionais. De fato, mais de 90% da geração Y procura comprar itens de marca própria por de preço e qualidade da marca da loja.

À medida que varejistas capitalizam essa tendência e as faixas de marcas próprias se expandem, a complexidade, o passivo e o risco do gerenciamento da cadeia de suprimentos também aumentam. Gerenciar a quantidade de informações coletadas da cadeia de suprimentos e capturar dados precisos do produto para um repositório central para ajudar a tomar decisões de negócios educadas e manter uma marca protegida é essencial para o crescimento a longo prazo e a retenção de clientes.

Vendas com Sustentabilidade e Transparência

Ser capaz de atender aos pedidos sobre produtos orgânicos, ecológicos ou comércio justo (ou equitativo) é fundamental para os varejistas hoje. 73% dos consumidores millenials pagariam mais por produtos ou serviços de marcas que trabalham em prol de mudanças sociais ou ambientais. Há um processo de reciclagem em andamento aqui. Consumidores estão reagindo de forma do que antes quando compram produtos no mercado. Eles estão procurando varejistas para fazer reivindicações sobre sustentabilidade, origem do produto e transparência, e esperam que o varejista faça backup dessas reivindicações.

67% dos consumidores acham que a transparência é importante para sua decisão de compra, especificamente no mercado da moda. Consumidores querem saber que o produto que selecionam teve origem ética e que a marca tomou medidas para garantir isso. Combine isso com o fato de que os consumidores de moda desejam as últimas tendências e você tem uma complicação adicional que exige que varejistas não apenas tragam novos produtos para o mercado o mais rápido possível, mas simultaneamente garantam que os processos certos estejam em vigor para dar suporte a comunicações transparentes com os clientes.

Desafios do Varejista

  • Encontrar o Equilíbrio Certo: um desafio para varejistas é encontrar o equilíbrio certo entre como levar os produtos ao mercado rapidamente e garantir que a devida diligência foi feita para fornecer informações precisas sobre o produto e que este produto é seguro e adequado para o mercado - especialmente na popular temporada de compras de final de ano.
  • Práticas e Sistemas Distintos: outro desafio é o uso de muitos sistemas diferentes. Vamos estimar aproximadamente 85% de todas as pessoas de desenvolvimento de produtos usam, em média, 17 práticas e sistemas diferentes todos os dias. Há o uso diário de planilhas, e-mail, documentos do Word, portais de nutrição on-line, portais legais on-line e várias ferramentas de merchandising diferentes que fornecem um pouco de informações sobre fornecedores ou produtos. Existem muitas pequenas soluções, todas trabalhando juntas para trazer um produto ao mercado. Todas essas soluções têm um pouco de produto aqui e um pouco de fornecedor lá. Então, quando se trata de encontrar o equilíbrio de levar o produto ao mercado rapidamente e garantir que ele seja seguro, como você faz isso com 17 sistemas diferentes?

Detalhando a Gestão de Marcas Próprias

Uma área em que o Oracle Retail Brand Compliance tem ajudado varejistas está no crescimento de marcas próprias.

O primeiro módulo da solução é a conformidade de processo e é um processo por etapas ou gestão de projetos que permite que varejistas planejem o desenvolvimento de novos produtos.

Ajuda varejistas a:

  • desenvolver produtos existentes
  • mudar a gestão
  • mudar o trabalho de arte
  • lançar produtos
  • processos de sourcing
  • redesenhar processos ou produtos

O próximo é um módulo de conformidade de fornecedores, que visa garantir que seus fornecedores estejam em conformidade com as várias regras e regulamentos diferentes.

Garante que os fornecedores estejam:

  • em conformidade com as políticas e diretrizes da marca
  • em conformidade com as várias certificações e acreditações diferentes no mercado
  • auditados continuamente e em conformidade

Depois, há conformidade ou especificação do produto. Por trás de cada produto que consumidores compram, há um documento técnico. Esse documento técnico contém todas as informações de um item alimentar, por exemplo, os nutrientes, estrutura e embalagem. Na moda, você está falando de toda a repartição do material - a cor dos designs, os tamanhos, toda a variedade de sortimentos que você traz para o mercado. Então este módulo valida que o produto está atendendo às regras do mercado. Essas informações são encontradas em todas as etiquetas - impressas, digitais ou nas bordas das gôndolas. Pode estar online como uma descrição do produto ou usado como atributos do produto por trás do produto. Qualquer local em que essas informações do produto sejam mantidas e acessíveis aos consumidores deve se originar de uma única fonte da verdade.

Popularidade de Marcas Próprias nas Vendas de Supermercados ao Redor do Mundo

As médias de vendas de produtos com marcas próprias variam em todo o mundo, mas as manchetes continuam mostrando que estão crescendo rapidamente em popularidade. Ao mesmo tempo, à medida que as marcas próprias crescem, há também o crescimento da legislação, requisitos regulatórios e leis de rotulagem. Os consumidores também estão fazendo mais perguntas sobre o que há nos produtos que compram e os varejistas precisam estar prontos com as respostas.

O Que Ganham os Varejistas com a Conformidade de Marca

  • Colocar produtos no mercado mais rapidamente com processos simplificados
  • Acelerar o processo de especificação técnica - sem necessidade de redigitação de informações
  • Aumentar a produtividade - aproximadamente 12% em média no mercado
  • Reduzir custos em P&D, devido a uma melhor compreensão dos produtos

Se você deseja atender às necessidades insaciáveis de informações dos consumidores modernos, considere uma solução que suporte a promessa da sua marca.

Faça o download da apresentação da sessão de discussão no evento Cross Talk para obter mais informações sobre conformidade de marcas próprias (apresentação em inglês)

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.