X

Informações atualizadas sobre casos de clientes, tendências e melhores práticas do mercado varejista, tudo em português.

Otimizando Estoque com o mais Recente Oracle Demand Forecasting Service

Glaucia Maurano
Marketing Director Latin America - Retail

Inteligência artificial integrada e painéis intuitivos ajudam os varejistas a evitar o excesso de estoque e aumentar a satisfação do cliente

Os varejistas agora já podem melhorar a gestão do estoque por meio de uma visualização única da demanda ao longo de todo o ciclo de vida do produto com o Oracle Retail Demand Forecasting (RDF) Cloud Service de última geração. Com machine learning, inteligência artificial e ciência de decisão integrados, a solução permite que os varejistas agreguem valor generalizado aos processos de varejo, proporcionando estratégias otimizadas de planejamento, menores custos operacionais e maior satisfação do cliente. Além disso, painéis modernos e intuitivos aumentam a agilidade operacional e os fluxos de trabalho, adaptando-se imediatamente a novas informações para melhorar os resultados do estoque. 

A solução faz parte da Plataforma de Varejo Moderno da Oracle, construída inteiramente na plataforma nativa da nuvem e alinhada ao portfólio Oracle Retail Planning and Optimization. Saiba mais sobre o Oracle Retail Demand Forecasting Cloud Service através deste vídeo em inglês.

“Como as tendências dos clientes continuam evoluindo mais rápido do que nunca, é imprescindível que varejistas ajam rapidamente para otimizar o estoque e a demanda. Se há pouco estoque, os clientes ficam insatisfeitos. Se há muito, os varejistas enfrentam problema nos resultados operacionais que resultam na prática em descontos não lucrativos”, afirma Jeff Warren, Vice-Presidente do Oracle Retail. “Extraímos mais de 15 anos de experiência com previsão em centenas de varejistas no mundo todo e reunimos em uma solução abrangente e moderna que maximiza a precisão da previsão para todo o ciclo de vida do produto. Nossos clientes pediram e nós entregamos”.

Por exemplo, a solução foi testada com dados de um grande varejista especializado logo após as festas de final de ano de 2017. A avaliação levou em conta 2,2 milhões de unidades vendidas, representando $480 milhões de receita. Com as melhoras obtidas na precisão de previsão, o varejista atingiu as mesmas vendas com pelo menos 345 mil unidades a menos no estoque. De modo geral, o varejista poderia ter melhorado 70% as previsões de promoções usando ciência de dados de previsão de última geração completamente automatizada – tudo isso oferecendo a mesma qualidade de atendimento aos clientes. 

“Conforme as vendas unificadas crescem, torna-se ainda mais importante conseguir suportar todas as quatro atividades de negócios (planejamento da demanda, planejamento de suprimentos, planejamento de estoque, execução de operações e vendas/execução de operações, merchandising e estoque ) em todos os canais de vendas. Uma pesquisa do Gartner de 2017 com executivos da cadeia de suprimentos destacou a importância que as organizações atribuem às suas capacidades de planejamento”. Entre as “três principais áreas de investimento de 2016 a 2017, 36% dos entrevistados do varejo citaram a atualização de suas capacidades de gestão de demanda”, escreveram Mike Griswold e Alex Pradhan, especialistas do Gartner. Fonte:  Gartner Market Guide for Retail Forecasting and Replenishment Solutions, December 31, 2018.

Maximizar a Precisão das Previsões Durante Todo o Ciclo de Vida do Produto

Com o Oracle Retail Demand Forecasting Cloud Service de última geração, varejistas podem:

  • Personalizar abordagens para produtos com ciclo de vida curto e longo, maximizando a precisão das previsões para todo o ciclo de vida do produto
  • Adaptar-se às tendências recentes, sazonalidade, faltas de estoque e promoções; e reproduzir os drivers exclusivos da demanda dos varejistas, proporcionando melhor experiência para o cliente, desde o engajamento para venda até o atendimento do pedido.
  • Utilizar as visualizações em painel para suportar fluxo de trabalho de previsões do dia-a-dia, como um panorama das previsões, scorecard de previsões, exceções e as aprovações de previsões.
  • Enxergar de forma transparente toda a cadeia de suprimentos, permitindo que os processos analíticos e os usuários finais compreendam e se envolvam com a previsão, aumentando a produtividade do estoque.
  • Coordenar e simular resultados orientados pela demanda, usando previsões que se adaptam imediatamente a novas informações e sem dependência de processos em lote, melhorando a agilidade operacional.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.