X

Informações atualizadas sobre casos de clientes, tendências e melhores práticas do mercado varejista, tudo em português.

3 Oportunidades de PDV de Varejo Móvel e Como Maximizar seu Potencial

Michael Colpitts
Omnichannel Solutions Director

Em quase todos os setores, a tecnologia proporciona uma experiência mais integrada - talvez mais ainda no varejo. À medida que novas e necessárias jornadas de consumo emergem, culturas e processos estão mudando para garantir que funcionários e consumidores se sintam seguros. O Novo Normal apresenta desafios para entrega e interação. Acreditamos que a adoção estratégica da tecnologia móvel ajuda a atender o consumidor no ponto de intenção e interação. Para garantir os melhores resultados, os varejistas devem desenvolver uma estratégia robusta que englobe tecnologia, operações de loja, treinamento de equipe e muito mais.

Para os varejistas que estão considerando mudar para um ponto de venda (PDV) móvel ou híbrido para oferecer suporte a estratégias novas ou em mudança, saber por onde começar pode ser o maior desafio. Além do mais, quando os varejistas mudam para a tecnologia móvel, a transição nem sempre é perfeita. Em nosso guia – em inglês - examinamos imprevistos sob a perspectiva corporativa, cultura, equipe e operações de loja.

Considere estes contratempos da vida real:

Oportunidade #1: Equipe Habilitada para Tecnologia Móvel

Um varejista que deseja usar a tecnologia móvel para se conectar com os clientes pode colocar um tablet nas mãos de cada funcionário. Os varejistas devem considerar as realidades táticas de suas lojas e ajustar a equipe de acordo. Se eles orçaram apenas dois funcionários na loja por vez, isso significa que enquanto um atende os clientes, o outro fica sentado no caixa e mantém os olhos na saída para garantir que nenhum item não comprado saia pela porta. Substituir os registros tradicionais e atribuir a todos as tarefas de vendas pode significar que os funcionários precisam ser treinados novamente para mudar um pouco seu comportamento, prestar mais atenção a um possível roubo ao atender com clientes ou até mesmo designar um funcionário específico para estar ciente de ameaças potenciais.

O que considerar: antes de fazer uma mudança significativa, é essencial considerar o impacto potencial em tudo, desde a equipe até o serviço, incluindo possíveis efeitos em cascata. Ter uma visão mais ampla das implicações de uma mudança para o PDV móvel, ou outras mudanças, ajudará os varejistas a tomarem decisões estratégicas.

Oportunidade #2: Dispositivos Móveis para Apoiar a Jornada

Em negócios de varejo como joalheria, os funcionários da loja podem ficar com um único cliente até o pagamento e finalização da compra. Embora um dispositivo móvel possa capacitar os funcionários, também pode se tornar um obstáculo dependendo da jornada do consumidor. Quando o funcionário vai até o fundo da loja para finalizar uma compra ou precisa de ajuda, ele pode deixar o dispositivo de lado, geralmente onde antes ficava uma caixa registradora tradicional, fechando a jornada.

O que considerar: no início da jornada para dispositivos móveis, os varejistas devem considerar como os funcionários interagem com os clientes. Os funcionários são treinados para fornecer aos clientes a experiência mais tranquila possível, mesmo que isso signifique não usar os recursos móveis ao máximo se o dispositivo ficar entre o funcionário e o cliente. Há um tempo e um lugar para vendas de dispositivos fixos e móveis. Encontre o equilíbrio em sua experiência de marca.

Oportunidade #3: Eliminando Filas

Conforme os consumidores adotam o modelo BORIS (comprar online, devolver na loja) ou BORC (comprar online, devolver na calçada) e se dirigem à loja para devolver compras online, os varejistas devem equilibrar o tráfego de devoluções e novas compras. Em uma fila de seis clientes, cinco podem estar fazendo devoluções, enquanto um espera no fundo com um item em um cabide, pronto para fazer uma compra. Na agitação do tratamento de devoluções, os funcionários da loja podem perder de vista um dos casos de uso mais proeminentes dos dispositivos móveis – eliminar filas no caixa.

O que considerar: os varejistas devem considerar a possibilidade de cenários desafiadores e requisitos de distanciamento social em suas lojas. As empresas precisam planejar a flexibilidade, para que os funcionários tenham as ferramentas de que precisam para resolver os desafios rapidamente - como manter as devoluções em um local fixo enquanto localiza e atende, usando o dispositivo móvel, os que estão esperando para fazer uma compra.

Felizmente, nem toda jornada de PDV de varejo móvel será como essas histórias. Com muito planejamento e consideração, a estratégia certa e a tecnologia certa para o trabalho em questão, as soluções de ponto de venda móvel podem melhorar a experiência na loja, capacitar os funcionários e criar conexões mais significativas ao longo do caminho.

Assim como cada varejista é diferente, as demandas operacionais e necessidades tecnológicas de cada marca também o são. Embora não haja uma solução única para todos que defina a experiência do funcionário e do cliente (marca) em cada varejista, nosso guia o ajudará a concretizar sua visão em relação a uma estratégia de PDV móvel. Clique aqui e acesse – em inglês.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.