X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

Quer um planejamento de cenário eficaz? Veja o que é preciso

This is a syndicated post, view the original post here

A integração entre os sistemas de ERP e planejamento podem ajudar as equipes financeiras a lidar mais rápido com as condições em constante mudança.

Por Jennifer Toomey *

Os líderes empresariais estão cheios de dúvidas e contam com as equipes financeiras para indicar o caminho a seguir. Mas os indicadores típicos de liderança não são confiáveis, pois o mundo está lidando com a propagação de uma doença e medidas restritivas de prevenção. O que acontecerá? Ninguém tem certeza de nada. A única coisa que sabemos é que as empresas precisam de melhores ferramentas para planejar rapidamente os diferentes resultados à medida que as coisas mudam.

Os aplicativos de planejamento de cenário estão assumindo o papel de ajudar as equipes de planejamento e análise financeira (FP&A) a definir diferentes cenários com segurança. E, além da crise atual (ou da próxima), o planejamento de cenário ajuda a reduzir as incertezas diárias que se tornaram parte das negociações, mesmo antes da pandemia.

Definição dos padrões para o planejamento de cenário

Muito antes de o mundo ter ouvido falar da COVID-19, muitas empresas precisaram fazer um planejamento de cenário, porque utilizavam planilhas personalizadas ou ferramentas inadequadas. Em uma pesquisa da Oracle com mais de 900 responsáveis pelas decisões financeiras, 70% destas pessoas afirmaram que queriam uma integração maior entre os sistemas de ERP e planejamento. Por quê? Porque quanto mais rápido e fácil for obter números atualizados em seus modelos, mais rápido podemos lidar com as condições em constante mudança.

Leia mais: Como usar o planejamento de cenários para lidar com uma crise

Tradicionalmente, os cenários foram criados utilizando planilhas, dados exportados de sistemas de ERP e outros sistemas. Assim que os dados são exportados, eles ficam congelados no tempo, e quando chegam ao seu laptop já estão desatualizados. E criar cenários em planilhas é um processo meticuloso, que exige cálculos e fórmulas complexas que podem ficar desatualizadas antes de serem compartilhadas com outro usuário.

Não podemos ser lentos ou meticulosos no contexto atual de rápidas transformações. Precisamos atualizar nossos modelos frequentemente com as informações mais recentes.

Nossos clientes de setores altamente afetados por isso (como o varejo) usam previsões dinâmicas, atualizadas semanalmente. Eles fazem a previsão e o planejamento do fluxo de caixa em um nível detalhado, com base em dados de transação reais dos seus sistemas operacionais e de ERP. Assim eles podem manter a competitividade, apesar das enormes mudanças nos mercados globais e nas cadeias de suprimentos. Estes clientes conseguem criar cenários em minutos, em vez de dias.

A integração estimula a agilidade e a precisão

Em períodos conturbados como estes, as organizações com soluções de ponto de planejamento percebem que não conseguem mudar rápido o suficiente para lidar com a necessidade urgente de números confiáveis e atualizados. Por quê? Porque a maioria das soluções de planejamento tem funcionalidades muito limitadas para a criação de cenários e não tem integração em tempo real com os outros sistemas. O resultado são falhas no fluxo de informações e processos manuais, levando a longos ciclos de preparação, a uma visão incompleta da empresa, informações desatualizadas e maior probabilidade de erros.

Inteligência de planejamento interna e estruturas de planejamento de cenários com as melhores práticas

Na pesquisa mencionada acima, os clientes da Oracle Fusion Cloud EPM disseram que gastam menos tempo coletando dados, têm mais tempo para análise, utilizam menos recursos administrativos para FP&A, com uma previsão mais precisa.

Entre as funcionalidades do Oracle Cloud EPM, temos:

  • A integração interna da Oracle Fusion Cloud ERP garante sempre números precisos e atualizados com base nas suas transações financeiras mais recentes
  • Simulações Monte Carlo, que permitem testar a probabilidade de vários resultados e planejar as possíveis respostas.
  • Funcionalidades integradas para “atingir metas”, ajudando você a executar verificações periódicas para decidir quais variáveis operacionais devem ser alteradas para gerenciar custos e otimizar a disponibilidade de caixa.
  • Relatórios e análises simples e criteriosas ajudam a comunicar de maneira eficaz não apenas os números no modelo, mas a lógica por trás dos números
  • Análise em tempo real e distribuição de relatórios usando uma variedade de formatos de relatório, disponíveis em um navegador da web e no SmartView para Microsoft Office

Experimente grátis as funcionalidades de planejamento do Oracle Cloud

Atualmente, um planejamento de cenário eficaz e uma modelagem estratégica são essenciais para equipes financeiras. Por isso, estamos oferecendo acesso gratuito ao Oracle Financial Statement Planning, incluindo modelagem estratégica, para todos os clientes da Oracle Planning Cloud nos próximos meses. Experimente estas ferramentas para saber como um aplicativo líder no mercado de planejamento de cenário pode ajudar sua empresa a permanecer competitiva durante períodos de crise e continuar se destacando neste período de incerteza do “novo normal”.

Saiba como traçar um caminho para o crescimento com o planejamento de cenário com Oracle Fusion Cloud EPM.

* Jennifer Toomey é diretora sênior de EPM Product Marketing na Oracle.

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.