Oracle Database 23ai traz o poder da IA para dados e aplicações empresariais

May 2, 2024 | 6 minute read
Text Size 100%:

O Oracle AI Vector Search permite que documentos, imagens e dados relacionais armazenados em bancos de dados de missão crítica sejam facilmente pesquisados com base em seu conteúdo conceitual
A IA generativa agora pode ser usada para fazer perguntas em linguagem natural sobre dados privados armazenados em bancos de dados Oracle


Oracle Database 23ai, a versão mais recente do banco de dados convergente da Oracle, agora está disponível com uma ampla gama de serviços em nuvem. Esta versão de suporte de longo prazo inclui o Oracle AI Vector Search e mais de 300 recursos adicionais focados em simplificar o uso da IA com dados, acelerar o desenvolvimento de aplicativos e executar cargas de trabalho de missão crítica. Os novos recursos do AI Vector Search permitem que os clientes combinem com segurança a pesquisa de documentos, imagens e outros dados não estruturados com a pesquisa de dados comerciais privados, sem movê-los ou duplicá-los. O Oracle Database 23ai leva algoritmos de IA para onde os dados residem, em vez de movê-los para onde reside o próprio algoritmo. Isso permite que a IA seja executada em tempo real em bancos de dados Oracle, melhorando sua eficácia, eficiência e segurança.

O Oracle Database 23ai está disponível na Oracle Cloud Infrastructure (OCI) no Oracle Exadata Database Service, Oracle Exadata Cloud@Customer e Oracle Base Database Service, bem como no Oracle Database@Azure.
“O Oracle Database 23ai é um divisor de águas para empresas em todo o mundo e, devido à importância da tecnologia inovadora da IA nesta versão, renomeamos para Oracle Database 23ai”, disse Juan Loaiza, vice-presidente executivo de tecnologias de banco de dados de missão crítica da Oracle. “O AI Vector Search, combinado com novos paradigmas de desenvolvimento unificados e recursos de missão crítica, torna simples para desenvolvedores e profissionais de dados criar aplicativos inteligentes, aumentar a produtividade e executar cargas de trabalho de missão crítica.”
“Estamos felizes em ver o AI Vector Search adicionado ao Oracle Database”, disse Shinichiro Otsuka, arquiteto de TI certificado pela NRI, Nomura Research Institute, Ltd. “É ótimo poder executar o AI Vector Search no mesmo Oracle Database que nossas outras cargas de trabalho, o que nos permite fornecer uma solução confiável e segura.”
Os novos recursos do Oracle Database 23ai incluem:


IA para dados

  • Oracle AI Vector Search: torne mais simples a busca por documentos, imagens e dados relacionais com base em seu conteúdo conceitual, em vez de palavras, pixels ou valores de dados específicos. O AI Vector Search possibilita que os LLMs consultem dados comerciais privados usando uma interface de linguagem natural e os ajuda a fornecer resultados mais precisos e relevantes. Além disso, o AI Vector Search permite que os desenvolvedores adicionem facilmente recursos de pesquisa semântica a aplicativos novos e existentes. Todos os recursos de missão crítica do Oracle Database agora funcionam de forma transparente com vetores de IA, permitindo que os clientes da Oracle executem o AI Vector Search até mesmo para suas aplicações de missão crítica. Ao armazenar e processar dados comerciais e vetoriais no mesmo banco de dados de alto desempenho, os clientes podem integrar perfeitamente o AI Vector Search em aplicações de negócios existentes para implementar casos de uso de IA novos e inovadores, sem comprometer a segurança dos dados.
  • Oracle Exadata System Software 24ai: o armazenamento inteligente do Exadata acelera o AI Vector Search em alta escala. Isso permite que as aplicações executem o AI Vector Search para grandes volumes de dados e para um grande número de usuários.
  • OCI GoldenGate 23ai: o GoldenGate permite integração de dados heterogêneos e alta disponibilidade de armazenamento de dados em nuvem. O GoldenGate 23ai oferece novos recursos que permitem que os vetores sejam replicados em tempo real em armazenamentos heterogêneos. Ele também permite que as empresas levem a IA rapidamente para todos os seus dados com risco mínimo, replicando dados de seus bancos de dados existentes para o Oracle Database 23ai, onde podem ser vetorizados e indexados para pesquisa rápida de IA.

Acelerando o desenvolvimento de aplicativos

  • JSON Relational Unification: o JSON Relational Unification aborda a incompatibilidade entre como alguns aplicativos desejam usar os dados e como os bancos de dados relacionais os armazenam. Os desenvolvedores conseguem ler e gravar dados relacionais usando SQL há décadas. Agora, eles também podem usar o JSON para recuperar e armazenar facilmente os mesmos dados usando REST ou APIs JSON nativos sem comprometer a consistência dos dados, a eficiência de armazenamento e a flexibilidade inerentes ao modelo de dados relacionais. Com o JSON Relational Duality Views, desenvolvedores e clientes não precisam mais escolher um único modelo de dados. Eles obtêm os benefícios dos modelos de dados JSON e relacionais de forma unificada.
  • Graph Relational Unification: o Operational Property Graph permite que os desenvolvedores criem facilmente aplicações que navegam nas conexões de  dados usando consultas de gráfico de propriedades. As consultas do Property Graph podem ser executadas em todos os tipos de dados suportados pelo Oracle Database, incluindo dados relacionais, dados JSON e dados espaciais. Os desenvolvedores podem definir um modelo gráfico diretamente nos dados operacionais e consultar o gráfico usando a nova sintaxe SQL/PGQ padrão ISO. Isto torna mais fácil e rápida a criação de aplicações que analisam as conexões, padrões e relações entre dados, como entre múltiplas transações financeiras.
  • Bancos de dados para desenvolvedores gratuitos: o Autonomous Database de Uso Livre fornece duas instâncias gratuitas do Autonomous Database Serverless na nuvem por tempo ilimitado, com ferramentas pré-integradas, incluindo o Oracle APEX, Select AI, Database Tools, Machine Learning e Graph. A imagem de contêiner do Autonomous Database de Uso Livre e o Oracle Database de Uso Livre agora oferecem suporte ao Oracle Database 23ai, permitindo que os desenvolvedores baixem e experimentem facilmente os recursos mais recentes, incluindo AI Vector Search, JSON Relational Duality e Operational Property Graph com SQL.

Dados de missão crítica

  • Banco de dados Oracle distribuído globalmente com RAFT: O Oracle Globally Distributed Database permite que os dados na nuvem sejam armazenados em vários bancos de dados físicos em locais diferentes, enquanto expõe uma única imagem às aplicações. Ele é usado para atingir hiperescala e ajudar a atender aos requisitos de residência e soberania de dados. Agora, a replicação RAFT entre os bancos de dados físicos permite um “failover” automático com zero perda em segundos. Isso é fundamental ao construir bancos de dados distribuídos que devem atingir escalabilidade e disponibilidade ultra altas. A integração da replicação dentro do banco de dados com o protocolo baseado em RAFT simplifica a criação e administração de bancos de dados distribuídos tolerantes a falhas e reduz a necessidade de processos manuais para manter a disponibilidade ativo-ativo.
  • Oracle True Cache: o True Cache é um cache de camada intermediária de alto desempenho, sempre consistente, transparente para aplicações e memória. O Oracle True Cache melhora os tempos de resposta e reduz a carga nos servidores de banco de dados. Ao contrário de outros caches de nível intermediário, os dados do True Cache são automaticamente mantidos transacionalmente consistentes em todos os momentos. Ele não exige que os desenvolvedores escrevam código para preencher e gerenciar os dados no cache, o que facilita a implantação entre aplicativos e o banco de dados. O True Cache também traz a funcionalidade do Oracle Database para caches de nível intermediário e todos os recursos de consulta Oracle SQL, JSON e Graph estão disponíveis.
  • Firewall SQL no banco de dados: o Oracle SQL Firewall ajuda a proteger bancos de dados contra SQL não autorizado, incluindo ataques de injeção de SQL. Integrado ao Oracle Database 23ai, o Oracle SQL Firewall oferece uma maneira escalonável, de alto desempenho e difícil de contornar para lidar com riscos de hackers e contas internas comprometidas. Além disso, as organizações podem usar o Oracle Data Safe para gerenciar vários firewalls SQL e reduzir drasticamente o custo de implantação.

“A ascensão da IA generativa trouxe uma ênfase renovada nas bases de dados vetoriais como um meio altamente eficiente de pesquisa de dados, tanto em fontes não estruturadas como estruturadas. No entanto, como sabemos por experiência, os bancos de dados isolados tornam-se mais um recurso de dados para gerenciar e manter sincronizados”, disse Carl Olofson, vice-presidente de pesquisa, software de gerenciamento de dados, IDC. “Com a necessidade de ajustar os LLMs com dados de negócios usando técnicas RAG, dados desatualizados não são aceitáveis. O Oracle Database 23ai visa resolver esse problema, permitindo a coordenação de vetores com os dados do cliente usando AI Vector Search. Ele fornece um conjunto integrado de funcionalidades que os clientes precisam para fundamentar sua IA generativa, mantendo o conteúdo atual e relevante à medida que passam dos projetos à produção, aproveitando todos os avanços inerentes ao banco de dados. Com as inovações de IA generativa no Oracle Database 23ai, e especificamente com o AI Vector Search, a Oracle proporcionou aos clientes um grande salto à frente, fornecendo uma solução completa.”

Por Redação Oracle


Previous Post

Áreas financeiras da Eldorado Brasil tornam-se mais ágeis ao adotar o Oracle Cloud EPM

Por Redação Oracle | 5 min read

Next Post


Unoesc economiza 50% dos custos operacionais com Oracle Cloud Infrastruture

Por Redação Oracle | 3 min read