X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação e a inovação nos negócios e na sociedade.

Podcast: como criar uma cultura voltada para a transformação digital

Guest Author

No 1º episódio do podcast Oracle Cloud Now, especialista destaca que empresas precisam primeiro realizar uma mudança cultural, para que a tecnologia possa fazer a diferença.

Por Cristina De Luca e Silvia Bassi*

É inegável que a tecnologia está mudando os negócios de forma significativa, reformulando setores inteiros, evoluindo práticas, transformando o local de trabalho e a cultura corporativa para garantir a sobrevivência e o crescimento das empresas. Apesar disso, muitas organizações ainda não têm uma estratégia bem definida de transformação digital.

E sem isso, elas podem acabar aprendendo lições sobre o assunto da maneira mais difícil. Pesquisa recente do Fórum Econômico Mundial alerta que dos mais de 1,2 trilhão de dólares gastos em esforços de transformação digital por grandes empresas globais, só 1% foram bem empregados, em operações de sucesso.

Os avanços tecnológicos nunca vão diminuir. Eles só vão ficar mais rápidos. RPA, big data, blockchain e inteligência artificial (IA) já estão aqui, inaugurando a próxima onda sísmica de mudança. A realidade é que os executivos sempre estarão sob pressão para acompanhar a próxima melhor inovação - mas uma estratégia clara pode ajudá-los a saber para onde direcionar seus investimentos.

É preciso ter em mente também que a transformação digital não é um projeto de TI; é uma iniciativa de liderança. Só terá sucesso se a empresa conseguir promover mudanças comportamentais necessárias para abraçar e capitalizar totalmente a digitalização como um todo. O verdadeiro potencial da tecnologia só é realizado quando todos adotam as novidades, incluindo aí não só o pessoal interno, como também e principalmente os clientes.

A Oracle, por exemplo, assumiu o compromisso de ajudar a transformar o mundo empoderando as pessoas por meio da inovação com seus produtos e serviços.

“A gente vê hoje muitos executivos preocupados com a transformação digital de seus negócios e em fazê-la de forma muito rápida. Muitas vezes eles acham que por estarem adotando uma ou outra tecnologia disruptiva isso por si só já garante a continuidade dos negócios. Aqui na Oracle a gente acredita que a primeira transformação tem que ser cultural, para que a tecnologia ache espaço para fazer a diferença”, diz Juliano Triska, diretor de vendas da empresa para o setor público, que é o entrevistado do primeiro episódio do podcast Oracle Cloud Now (ouça o programa no player acima).

A mudança para um pensamento digital e a transformação dos processos arraigados são os maiores desafios para os líderes das organizações, sua equipe executiva e seus funcionários.  A tecnologia pode fazer coisas incríveis, mas só é poderosa quando capacita líderes, gerentes e funcionários a tomar decisões melhores, e quando possibilita aos clientes interagirem mais facilmente com a empresa.

Nesse contexto, a área de TI precisa ser uma das primeiras a mudar o seu comportamento. “Se ela não conseguir agilizar seus processos, ter mais flexibilidade e agilidade para sustentar a empresa na sua transformação digital, ela pode acabar inviabilizando todo o processo”, aponta Triska.

Oracle Cloud Now

Com um total de 4 episódios, com duração de cerca de 15 minutos cada, a série de podcasts Oracle Cloud Now traz entrevistas sobre temas como transformação digital, Cloud 2.0, ERP na nuvem e banco de dados autônomo, conduzidas pelas jornalistas Cristina De Luca e Silvia Bassi.

*As jornalistas Cristina De Luca e Silvia Bassi são responsáveis pela newsletter The Shift

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.