X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

Podcast: como a automação torna os DBAs mais poderosos

Guest Author

No último episódio do programa Oracle Cloud Now, especialista destaca como automação pode otimizar atuação dos administradores de banco de dados.

Por Cristina De Luca e Silvia Bassi*

Anunciado originalmente em 2017, o Oracle Autonomous Database pode auxiliar os administradores de bancos de dados (DBAs) de diferentes formas, permitindo que eles fiquem mais livres no dia a dia para abraçar novas atribuições, como modelagem de dados, exploração de recursos analíticos e maior participação no desenvolvimento de novas aplicações.
 
O banco de dados autônomo da Oracle oferece automação inteligente, graças ao uso de recursos de machine learning (aprendizado de máquina). Com isso, tarefas repetitivas e cotidianas, como atualizações, correções, ajustes e atualizações de segurança, passam a ser realizadas automaticamente, sem intervenção humana e, praticamente, sem tempo de inatividade.

Desta forma, os DBAs podem ter mais tempo para atividades estratégicas e de maior valor, como mineração de dados e a concepção e criação de novos projetos. Além disso, eles passam a ser os profissionais responsáveis por ajudar a inteligência artificial (IA) a fazer o seu trabalho, de forma cada vez melhor, otimizada, de modo a se transformar em uma vantagem estratégica para a empresa.

                                                                                                                                                        

 

“Com o Automous Database, o papel dos DBAs se torna mais valioso do que nunca”, explica Marcelo Pivovar, gerente sênior de Enterprise Architecture da Oracle, que é entrevistado do quarto e último episódio da série de podcasts Oracle Cloud Now, focado nos benefícios oferecidos pela automação aos DBAs (confira acima).

E esse é, sem dúvida, um dos grandes benefícios de uso de um banco independente, autosseguro e autorreparável.  Outro é a maior segurança, já que o software é automaticamente atualizado com os patches de segurança mais recentes projetados para impedir o acesso a dados não autorizados.  Mas a lista é grande, conforme comenta Pivovar.

Oracle Cloud Now
Com um total de 4 programas, com duração de cerca de 15 minutos cada, a série de podcasts Oracle Cloud Now traz entrevistas sobre temas como transformação digital, Cloud 2.0, ERP na nuvem e banco de dados autônomo, conduzidas pelas jornalistas Cristina De Luca e Silvia Bassi.

*As jornalistas Cristina De Luca e Silvia Bassi são responsáveis pela newsletter The Shift

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.