X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação e a inovação nos negócios e na sociedade.

  • May 10, 2019

Perguntas Frequentes sobre o Trial da Nuvem Oracle

Guest Author

Selecionamos aqui algumas perguntas frequentes feitas por clientes brasileiros que se interessam em testar gratuitamente a nuvem da Oracle. Estas perguntas são complementares à nossa FAQ Corporativa, a qual discute principalmente aspectos de inscrição no trial e uso dos créditos gratuitos.

1. Quais soluções posso testar na nuvem da Oracle?

Você pode testar a grande maioria das soluções Oracle de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e de Plataforma como Serviço (PaaS). Isto inclui criar máquinas virtuais, espaço de armazenamento, organizar sua rede virtual, utilizar ferramentas de integração, de desenvolvimento e de Big Data, bem como criar instâncias do Banco de Dados Autônomo da Oracle, que podem ser tanto voltadas para análises quanto para transações. Você pode ver a lista com todas as soluções disponíveis para teste no site da Oracle.

2. Eu posso testar aplicativos da Oracle, como os de ERP ou de CX?

Além de IaaS e PaaS, a Oracle é a empresa que possui a gama mais ampla do mercado de soluções SaaS (Software as a Service), que inclui ERP (Enterprise Resource Planning), CX (Customer eXperience), EPM (Enterprise Performance Management), SCM (Supply Chain Management) e HCM (Human Capital Management). Destas soluções, por enquanto apenas o ERP Netsuite, nossa solução de gestão empresarial para pequenas e médias empresas, oferece um trial gratuito no site Oracle Netsuite.

Para as demais soluções, apesar de ainda não haver trials, existem algumas maneiras através das quais você pode ter um contato mais próximo com elas:

  • Você pode fazer um Tour Rápido das aplicações onde são usados cenários e situações típicas para demonstrar como elas podem ser usardas para resolver problemas concretos de negócio. Você pode ir ao site da Oracle para acessar estes Quick Tours.
  • Em Português é possível assistir a vídeos com as seguintes demonstrações:
    • Apresentação e demo com visão geral do Oracle EPM Cloud;
    • Demonstração de como usar o Oracle EPM Cloud para atender à norma IFRS16, em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2019.
    • À medida que novas demonstrações ficarem disponíveis, as listaremos aqui.
  • Você pode entrar em contato conosco através do nosso Chat (ou 0800 891-4433 ou email contato_br@oracle.com) e conversar com um especialista. Ele pode agendar uma demonstração especialmente para você da solução na qual você está interessado.

3. Existem tutoriais para me auxiliar a usar as soluções durante o trial?

Sim, nossa equipe de especialistas criou dezenas de tutoriais em vídeo, em Português, para auxiliar nossos clientes tanto durante os testes, quanto durante o uso já em produção das nossa soluções. Você pode encontrá-los na área de vídeos do site da Oracle.

4. E se eu tiver alguma dúvida durante o trial, o que eu faço?

A primeira recomendação é verificar se existe algum tutorial (veja pergunta anterior) que possa lhe ajudar. Caso isso não resolva, não hesite em entrar em contato com a Oracle pelo nosso Chat (ou 0800 891-4433 ou email contato_br@oracle.com). Estamos disponíveis de segunda a sexta durante o horário comercial (no fuso horário de Brasília) e teremos o maior prazer em auxiliá-lo para garantir que seus testes sejam bem-sucedidos.

5. Meu período de 30 dias está acabando e acho que não vou conseguir finalizar meu teste até lá. O que eu faço?

O ideal é que você consiga dimensionar seu teste de forma que ele caiba dentro dos 300 dólares e 30 dias que a Oracle fornece gratuitamente. No entanto, caso você perceba que isso realmente não vai ser possível, por favor entre em contato com a Oracle pelo nosso Chat (ou 0800 891-4433 ou email contato_br@oracle.com) e explique a situação. A Oracle irá analisar seu caso específico e verificar o que pode ser feito.

6. A Oracle cobra algo no cartão de crédito durante o período de testes?

O teste é gratuito. É efetuada uma cobrança de um valor simbólico (algo como um Real ou um Dólar), que é extornado em seguida, apenas para verificar se o cartão de crédito é mesmo válido. Para que a Oracle passe a lhe cobrar no seu cartão é necessário que você explicitamente atualize sua conta para uma conta paga.

7. Se eu decidir comprar, eu recebo um ambiente novo ou continuo usando o ambiente do trial?

Você tem as duas opções: pode tanto atualizar a sua conta de teste para uma conta paga e transformá-la num ambiente produtivo, preservando tudo o que você construiu no teste, ou pode comprar um ambiente novo, sem conteúdo algum. Você usa a alternativa que melhor lhe convier.

8. O que acontece quando acaba o trial sem que eu compre nada?

Nenhuma cobrança é feita e todos os dados e configurações que você subiu para a nuvem Oracle são descartados. Nesse sentido, caso você queira preservar estes dados, é importante que você faça a atualização para uma conta paga antes do período de testes acabar (ou pelo menos faça um backup deles na sua máquina local, fora da nuvem).

9. Apesar do ambiente de trial já ter um bom tamanho, como eu faço se meu teste necessitar de mais (ou outros) recursos além dos que ele disponibiliza?

Você pode utilizar a facilidade de “Request Service Limit Increase” existente no ambiente de testes. Voce deverá prover uma justificativa de negócio em Inglês explicando por que você precisa destes recursos adicionais. Essa solicitação normalmente leva um dia útil para ser analisada e, se aprovada, seu ambiente de testes passará a ter os recursos a mais que você requisitou. Você pode ver neste vídeo como fazer para pedir esta solicitação.

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.