X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

O que procurar em uma solução de gerenciamento de riscos em nuvem

This is a syndicated post, view the original post here

Conheça as capacidades funcionais e técnicas que devem ser levadas em conta no momento da escolha da solução e saiba porque o Oracle Fusion Cloud Risk Management é a melhor opção.

Por Sriram Chandran *

As soluções de gerenciamento integrado de riscos (IRM) estão se tornando cada vez mais importantes em organizações de todos os setores e tamanhos. As organizações precisam ser proativas, ágeis e ter uma abordagem coordenada com relação à segurança, ao risco e à conformidade para lidar com o rápido desenvolvimento de riscos no ambiente empresarial e na força de trabalho. Nesse contexto, o IRM oferece uma visão completa dos riscos dentro das organizações, para que elas possam integrar o gerenciamento de riscos aos processos e à cultura empresarial.

Vamos conhecer as capacidades funcionais e técnicas do Oracle Fusion Cloud Risk Management que fazem com que seja a solução de IRM ideal para clientes do Oracle Fusion Cloud Applications.

Capacidade funcional

Uma solução de IRM deve aumentar a conscientização e a capacidade de lidar com os riscos em todas as unidades de negócios. Para isso, um requisito funcional mínimo é facilitar uma visão única e abrangente em toda a empresa, com a colaboração necessária para tomar decisões baseadas em risco, resposta eficiente e conformidade adequada. Além disso, é fundamental ter uma funcionalidade que forneça análises profundas compatíveis com a detecção de riscos em tempo real, prevenção de fraudes ou violações de segurança e tomada de decisões baseadas em riscos.

Leia mais: Quatro grandes mudanças que você deve fazer agora para garantir o crescimento

Controles de acesso, separação de tarefas (SOD), avaliações periódicas

Ter acesso a dados em tempo real é crucial para uma análise completa do acesso do usuário, a separação de tarefas e outros controles. Esta análise profunda, seguida de monitoramento contínuo ou automatizado do acesso do usuário, avaliações periódicas ou certificação, pode ter um impacto significativo na capacidade da organização para se manter segura.

Configuração e monitoramento de transações

A solução de IRM visa aumentar a conscientização sobre os riscos dentro de uma organização. Assim, é importante esperar mais do que apenas o gerenciamento de controles de acesso. Em vez disso, vamos falar sobre a análise da atividade do usuário. Oferecer aos proprietários de processos empresariais a capacidade de identificar, deter ou responder rapidamente a violações ou atividades fraudulentas quando elas ocorrem e onde são originadas ajuda a aumentar a vigilância em todos os níveis. Uma solução de IRM com configuração e monitoramento de transações contínuos pode reduzir significativamente o esforço e o tempo necessários para identificar esses riscos.

Muitas soluções fornecem apenas parte da funcionalidade necessária para uma solução de IRM consistente, oferecendo uma visão limitada dos dados sobre os riscos da empresa necessários para decisões baseadas em risco. Soluções como o Gerenciamento de riscos do Oracle Cloud para clientes de aplicativos da Oracle fornecem colaboração, acesso aos dados em tempo real e monitoramento contínuo como suporte ao IRM.

Capacidade técnica

Uma solução nativa e integrada, por definição, tem uma única fonte de dados, compartilha a mesma aparência e tem os mesmos controles de segurança. Os aplicativos nativos da Oracle foram criados com os padrões do Oracle Cloud e codificados na mesma linguagem de programação da solução de do Oracle Fusion Cloud ERP.

Vejamos agora as capacidades técnicas importantes para avaliar se as vantagens de uma solução nativa ou incorporada são significativas.

Dados em tempo real

Os aplicativos nativos funcionam em tempo real, permitindo que a solução use dados em tempo real e opere com 100% de precisão. Isso significa que o acesso do usuário ou as atualizações para segurança de acesso em aplicativos de ERP aparecem imediatamente na solução de gerenciamento de riscos da Oracle. Graças à arquitetura consistente e à integração nativa, os usuários encontram poucos ou nenhum problema de integração ou sincronização de dados. Isso garante a comunicação adequada e sem conflito de registros.

Segurança

Vejamos um exemplo contextual. Como a solução de gerenciamento de riscos da Oracle está no Oracle Cloud ERP, os dados empresariais mais importantes permanecem dentro da solução e não são armazenados em servidores externos ou data centers potencialmente vulneráveis. Quanto menos locais hospedarem os dados, menor o risco e a vulnerabilidade relacionados a ameaças à segurança. Além disso, o Oracle Risk Management usa os mesmos padrões de segurança que o Oracle Cloud ERP. Assim como o ERP em nuvem da Oracle, o Oracle Risk Management possui controles granulares para cada privilégio funcional, por meio de uma arquitetura sofisticada baseada em funções.

Simplicidade: Experiência e interface comuns do usuário

Os aplicativos devem ser fáceis de usar, intuitivos e fornecer uma interface de usuário consistente. Um aplicativo nativo, como o Oracle Risk Management, oferece a mesma experiência de IU/UX que o Oracle Cloud ERP, essencial para os negócios. Como é um aplicativo nativo que usa um login de usuário semelhante, a adoção e o treinamento para usuários empresariais serão mais fáceis e rápidos.

Custo reduzido: Fácil implantação e facilidade de gerenciamento

A solução Oracle Fusion Cloud Risk Management é uma oferta de Software como um Serviço (SaaS), como a solução de ERP em nuvem da Oracle. Como é SaaS, não há necessidade de implementação, instalação de software ou configuração de integração. Como o Oracle Risk Management oferece controles pré-criados para acesso e gestão de transações, o tempo de implantação é consideravelmente menor do que o de outras soluções. Como o Oracle Risk Management não precisa de programação, tem integração flexível com o Oracle Analytics e inteligência de transação empresarial para gerar excelentes painéis e relatórios.

Experiência e confiança

Como este aplicativo nativo é projetado e criado pela Oracle, ele adere às práticas recomendadas e às políticas de segurança da Oracle. Portanto, a confiança depositada em um aplicativo essencial para os negócios, como o Oracle Cloud ERP, também pode ser encontrada no aplicativo de gerenciamento de riscos.

Para concluir, se uma empresa usa os principais aplicativos da Oracle Cloud (como Oracle Fusion Cloud ERP, SCM e HCM), a boa notícia é que temos uma solução integrada e nativa de IRM. O Oracle Risk Management está integrado ao aplicativo de ERP, do pilar Oracle Cloud ERP, e é o aplicativo nativo de escolha da Oracle Cloud.

Saiba mais sobre o Oracle Fusion Cloud Risk Management.

* Sriram Chandran é gerente sênior de soluções de aplicativos empresariais na Protiviti.

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.